Frases de impacto de Lute Como Uma Garota - Tomo Literário


O livro Lute Como Uma Garota, de Laura Barcella e Fernanda Lopes, foi publicado pela Editora Cultrix (Grupo Editorial Pensamento) e traz o perfil de sessenta feministas que mudaram o mundo. Quinze delas são brasileiras. A obra apresenta o nome da feminista, sua data de nascimento e morte (quando for o caso), menciona porque ela merece a fama, o país de origem, seu legado, sua história, grandes realizações e frases famosas.

Para aguçar a curiosidade dos leitores separei doze frases de doze mulheres:

“Independência – há muito eu a considero a grande benção da vida, a base de todas as virtudes...”
Mary Wollstonecraft – escritora, filósofa e defensora dos direitos das mulheres

“Não ter esse entendimento de que somos diferentes faz com que muitas vezes as mulheres que têm algum privilégio fiquem reproduzindo opressões sobre as que estão numa posição mais vulnerável. Essa é a discussão que o movimento feminista negro traz. A gente também quer ser representada.”
Djamila Ribeiro – escritora, ativista social e filósofa feminista

“Existem mais coisas entre os seres humanos do que possam ser respondidas pela pergunta simplista que me atiram todos os dias de minha vida: ‘Você é homem ou mulher?”
Leslie Feinberg – escritora, ativista transgênero comunista

“Enquanto a nossa instrução for concebida nessa espécie de molde fatal que nos atrofia o desenvolvimento da personalidade, havemos de viver abafadas numa atmosfera de interesses mesquinhos, sem sentir simpatia para as nobres e elevadas conquistas do espírito.”
Anália Franco – escritora e líder social assistencialista

“Para mim, meus livros foram uma realização verdadeira; assim, me libertaram da necessidade de me afirmar de qualquer outra maneira.
Simone de Beauvoir – escritora, filósofa, ativista política, feminista, teórica social

“É tempo de olharmos atentamente para nossa situação. Que papel representa a mulher na sociedade? Quando filha, quando mãe, esposa ou viúva, sempre, sempre manietada, oprimida e dominada desde o primeiro até o último homem.”
Francisca Senhorinha – escritora, jornalista e educadora feminista

“Foi a educação que me libertou. A capacidade de ler salvou minha vida. Seria uma pessoa completamente diferente se não tivesse aprendido a ler ainda muito pequena. Durante a minha experiência de vida, quando a capacidade de acreditar em mim mesma era colocada à prova, e até nos meus momentos mais sombrios de abuso sexual, abuso físico e assim por diante, eu sabia que havia outro caminho, que havia uma saída. Sabia que havia outro tipo de vida, porque tinha lido a respeito.”
Oprah Gail Winfrey – apresentadora de televisão, atriz e empresária

“As falhas existentes não estão na lei em si, mas nos aplicadores. São falhas oriundas da cultura machista. Alguns delegados, promotores e juízes ainda deixam o machismo intrínseco na sociedade tenha uma interferência negativa nos casos que julgam.”
Maria da Penha – farmacêutica e líder na luta contra a violência doméstica

“O mundo inteiro está começando a perceber que foi a coisa mais insensata para a nossa sociedade ignorar o poder das mulheres, governando a sociedade segundo as prioridades masculinas.”
Yoko Ono – compositora, cantora, artista plástica de vanguarda

“Peque para você o que lhe pertence, e o que lhe pertence é tudo aquilo que a sua vida exige. Parece uma moral amoral. Mas o que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesma.”
Clarice  Lispector – escritora, advogada, jornalista, tradutora, contista e cronista

“Sempre acreditei que as mulheres não são vítimas. Somos agentes da mudança, motores do progresso, criadoras da paz. Tudo de que precisamos é uma chance para lutar.”
Hillary Clinton – advogada e política

“Se eu não for boa para mim mesma ,como posso esperar que alguém seja bom para mim?”
Maya Angelou – escritora e poetisa

A resenha do livro está disponível aqui no Tomo Literário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages