Lute Como Uma Garota – Laura Barcella e Fernanda Lopes - Tomo Literário

Lute Como Uma Garota – Laura Barcella e Fernanda Lopes

Compartilhe


“Pegue para você o que lhe pertence, e o que lhe pertence é tudo aquilo que a sua vida exige. Parece uma moral  amoral. Mas o que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesma.”
(Clarice Lispector)

Lute Como Uma Garota apresenta o perfil de 60 (sessenta) mulheres que foram percussoras do feminismo e tem representatividade e importância em transformações sociais que propiciaram mais direitos às mulheres. Se hoje temos a possiblidade de ver o assunto amplamente discutido nas redes sociais e em outras mídias, temos que compreender como foi chegarmos até esse estágio. Uma luta que ainda continua, tanto no Brasil quanto lá fora. Suas atuações são ou foram realizadas nas mais variadas esferas da sociedade e em diferentes períodos.

Todos os dias temos uma enxurrada de notícias, quer sejam para demonstrar a violência sofrida por mulheres (em seus lares e no trabalho), para expor a existência do preconceito de raça, classe ou gênero. Temos casos de estupro sendo veiculados, notícias sobre discussões acerca da legalização do aborto. No bar, na escola, nas ruas, nas redes sociais, as discussões sobre pontos que atingem diretamente as mulheres, se tornam mais frequentes. Conhecer figuras importantes que percorreram uma trajetória de luta,é o que temos no livro.

“O que estamos aprendendo pelo mundo afora é que, se as mulheres forem saudáveis e tiverem acesso à educação, suas famílias florescerão. Se as mulheres estiverem a salvo da violência, suas famílias florescerão. Se as mulheres tiverem a chance de trabalhar e ganhar seu sustento, como plenas participantes e iguais na sociedade, suas famílias florescerão.”
(Hillary Clinton – discurso Os Direitos da Mulher são Direitos Humanos, na quarta Conferência Mundial sobre mulheres em Pequim, no ano de 1995)

Publicado pela Editora Cultrix – do Grupo Editorial Pensamento – em 2018, o livro tem autoria de Laura Barcella e Fernanda Lopes. A obra foi traduzida por Isa Mara Lando e conta com prefácio da historiadora May Del Priore, além de apresentação de Nana Queiroz. A edição de texto, a gerência editorial, a preparação de originais, a produção editorial e a revisão ficaram a cargo de mulheres (Denise de Carvalho Rocha, Rose de S. Ferraz, Alessandra Miranda de Sá, Indiara Faria Kayo e Bárbara Parente).

60 feministas que mudaram o mundo é o subtítulo da publicação que conta com 367 páginas. E o livro revela a história de mulheres, cujas trajetórias serviram como um “grito” contra a imposição social que davam à mulher um papel secundário e que, por vezes, gera numa luta injusta e desigual. É preciso força, é preciso coragem, é preciso discutir, falar, compreender, para que não haja uma repetição de papéis que a sociedade, outrora, ditou a quem quer que seja.

“O mundo inteiro está começando a perceber que foi a coisa mais insensata para a nossa sociedade ignorar o poder das mulheres, governando a sociedade segundo as prioridades masculinas.”
(Yoko Ono)

A partir da página 305 o leitor tem acesso a bibliografia das mulheres que tem o perfil na obra (tanto das estrangeiras quanto das brasileiras). Cada perfil apresentado no livro traz o nome da mulher, o ano de nascimento e morte (quando é o caso), por que ela merece a fama, seu país de origem, seu legado, sua história, suas grandes realizações e frases famosas.

O livro tem uma linguagem ágil e agradável de ler. Importante ressaltar que o público-alvo, imaginado como sendo mulheres, pode e deve ser estendido para homens e mulheres de diferentes idades, posto que o livro aborda algo que transcende o feminismo (que devemos conhecer). Vai para além, tratando sobre direitos raciais e de transgêneros, por exemplo.

Os perfis apresentados não são longos e podem ser lidos na ordem ou de acordo com a vontade do leitor. Sem dúvida, pode se tornar um bom livro para ser consultado quando queremos saber um pouco mais sobre essas mulheres que, cada uma a seu modo, trouxeram benefícios para a luta das mulheres.

Passam por Lute Como Uma Garota: Frida Kahlo, Maya Angelou, Yoko Ono, Oprah, Madonna, Hillary Clinton, Queen Latifah, Beyoncé, Mala Yousafzai e alguns outros nomes menos conhecidos do grande público. E, claro, que a edição brasileira não poderia deixar de apresentar algumas mulheres que tem suma importância na história do feminismo em terras nacionais. São quinze perfis, entre os quais figuram: Chiquinha Gonzaga, Clarice Lispector, Pagu, Leila Diniz, Maria da Penha e Djamila Ribeiro.

Escritoras, filósofas, ativistas políticas, advogadas, palestrantes, educadoras, poetisas, artistas, editoras, jornalistas, tradutoras, professoras, atrizes, cantoras, designers, políticas ou astronautas. Todas lutam como uma garota. Todas lutaram e lutam para que a sociedade dê vez e voz às mulheres. Lutam por equidade de direitos. Lutam por respeito.

Há um longo caminho a ser percorrido, sem dúvida, mas é importante destacarmos as conquistas que as mulheres alcançaram até aqui e compreender, com empatia, que a luta não acabou. E mais, o livro ajuda a ampliar o debate e a luta feminista na sociedade. Recomendo a leitura da obra.

Sobre as autoras:

Laura Barcella é escritora, editora, feminista. Ela é autora de um guia de cultura pop para o apocalipse chamado The End: 50 Apocalyptic Vision From Pop Culture That You Should Know About... Before It’s Too Late; coautora de Popular: The Ups and Downs of Online Dating From the Most Popular Girl in New York City; e editora de Madonna & Me. Também escreve artigos para The New York Times, The Washington Post, Marie Claire, Cosmopolitan, VanityFair, RollingStone, Esquire e The Village Voice. Especialista em cultura pop, feminism e estilos de vida, ela mora em São Francisco, Califórnia (EUA).

Fernanda Lopes é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com especialização em escrita criativa e mídias sociais pela Universidade de Nova York. Foi colaboradora de empresas como Yahoo! Brasil, O Estado de São Paulo e Editora Abril e da página do Facebook: As Mina na História. Atua como repórter e mora em São Paulo.

Ficha Técnica

Título: Lute Como Uma Garota
Escritor: Laura Barcella e Fernanda Lopes
Editora: Cultrix (Grupo Editorial Pensamento)
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-316-1442-2
Número de Páginas: 367
Ano: 2018
Assunto: Ciências sociais / Feminismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages