A Caverna – Toni Brandão - Tomo Literário


“De quem será a culpa? Das palavras? Das coisas? É, porque as palavras, o que se sabe sobre elas, até onde já se foi com elas, não conseguem dar conta o tempo todo do que têm que conter para expressar as situações, as coisas, os bichos, as pessoas e o entendimento sobre as pessoas, os bichos, as coisas e as situações.”

As pessoas vão notando a ausência de Caio. E no diálogo ágil, nas frases rápidas e certeiras da história, vamos percebendo que esse jovem está ausente. Até que a irmã ratifica a impressão que os outros personagens vão apontando. Ele sumiu e ela não sabe onde o jovem pode estar. A garota demonstra preocupação, o que não é sentido pelos pais do rapazinho. Onde estará Caio?

Os elementos que permeiam o sumiço do garoto vão tomando forma e uma outra camada da história  vai se formando com outros personagens, como Juca (um índio que trabalha para uma agência ecológica com a finalidade de garantir a proteção de crenças de seu povo), Guilherme  (o proprietário da agência que tem desavenças com o povo indígena, é filho de um latifundiário e não tem o menor apego à questões ecológicas), Sandra (irmã de Caio, deficiente física, mas longe de ser uma garota estereotipada), Lia (uma jovem que vive na região da caverna e que se envolve num mistério envolvendo lobos).

Por falar em caverna ela reserva um mistério. Esta fechada para visitação, após pedido judicial dos índios que moram na aldeia próxima e da qual Juca é um dos integrantes. Eles querem protege-la e proteger as pessoas que vivem por ali. As tradições indígenas permitem com que o pajé e outros membros da aldeia possam sentir mais de perto a natureza e compreender a força que ela tem. Do outro lado, contudo, há Guilherme  que anseia a exploração do local, posto que o ponto chama a atenção dos turistas. A Caverna da Jurema que tem lagoas no seu interior, apresenta um paredão que surgiu com o tempo e alguns eventos que tem ligação com as forças da natureza começam a acontecer. Que mistério é guardado ali e  quais as surpresas que a natureza revelará aos personagens?

“_Essa caverna é cheia de grutas e de lagoas e fica em uma reserva indígena, ao lado ou perto, sei lá... desse povoado, desse fim de mundo que tanto encantou o príncipe desta casa. Esse lugar, pelo último levantamento oficial de população do Brasil, não tem nem mil habitantes, contando inclusive a população rural.”


O livro de Toni Brandão traz uma história enigmática e cheia de ação. Uma trama intrincada, bem arquitetada e que deixa rastros para que seja desenvolvido nos próximos volumes. Digo isso, porque A Caverna, publicado pela Global Editora em 2018 (149 páginas) é o primeiro livro de uma trilogia, que contará ainda com os livros Os Lobos e Os Raios.

Voltada para o público adolescente, A Caverna aborda questões como a luta pela natureza, o atritos entre os brancos e indígenas, o uso da natureza para ganhar dinheiro de forma inescrupulosa,  as relações familiares conturbadas, o distanciamento criado entre pais e filhos, o preconceito com as pessoas menos favorecidas, o espírito aguerrido de jovens que não tem medo do desconhecido, a reconstrução de laços afetivos. 

É um livro com várias camadas que vão se sobrepondo para dar a unicidade à história que lemos. Tem uma narrativa ágil, capítulos curtos, personagens que atuam em ações dinâmicas, revelações que nos surpreendem na medida em que a leitura avança. Os personagens são jovens, tem espírito destemido e carregam características próprias de sua idade. A namorada, o amigo, o primo, o pai, a mãe e outros transitam pela história de vida de Caio. 

Temos ainda um mistério que paira sobre o uivo dos lobos e o medo que desperta nas pessoas, além de aparições enigmáticas que nos chamam a atenção. Principalmente por suas ações estarem ligadas a um dos personagens do livro. Fique atento (a)!


A obra sem dúvida traz elementos bons para o público a que se destina e, mais do que isso, suscita reflexão sobre os temas que aborda nas camadas da história, o que bem explorado em sala de aula, por exemplo, pode gerar bons debates. Um livro que permite que a realidade seja debatida e impulsionada pela ficção. Eis aqui um bom exemplo de livro em que a ficção pode ser utilizada para atrair jovens para questões relevantes da sociedade brasileira, sem deixar de lado o entretenimento e uma leitura agradável de ser feita. A história não é maçante, não é cansativa e tem uma linguagem clara e objetiva.

A história tem aventura, mistérios, conflitos de relações e entre gerações, um panorama de suspense que se sustenta por elementos que, ainda que não se fechem no tomo, vez que trata-se de uma trilogia, deixa aquele gostinho de quero mais e  desperta a curiosidade para que o leitor tenha vontade de dar sequência a leitura.

A Caverna foi uma grata surpresa. Um bom livro para estimular os jovens.

Sobre o autor:

Toni Brandão | Foto: Leonel Braga Neto

Toni Brandão é autor multimídia, com projetos de êxito em literatura, teatro, televisão, cinema e internet. Seus livros ultrapassam a marca de dois milhões de exemplares vendidos e discutem de maneira bem-humorada e reflexiva temas próprios para leitores pré-adolescentes e jovens. Os livros de Toni Brandão estão chegando ao exterior. A Hachette está lançando na França e outros países francófonos a coleção adolescente Top School! O best-seller Cuidado: Garoto Apaixonado já vendeu trezentos mil exemplares e rendeu ao autor o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte).

O projeto cinematográfico livremente adaptado do seu livro Bagdá, o Skatista! Recebeu um importante prêmio da Tribeca Foundation, de Nova York. Toni criou, para a Rede Globo de Televisão, o seriado Irmãos em Ação (adaptação de seu livro Foi Ela Que Começou, Foi Ele Que Começou) e foi um dos principais roteiristas da mais recente versão do Sítio do Picapau Amarelo.

Ficha Técnica

Título: A Caverna
Escritor: Toni Brandão
Editora: Global
Edição:
Número de Páginas: 149
ISBN: 978-85-260-2385-7
Ano: 2018
Assunto: Ficção infantojuvenil brasileira




16 comentários:

  1. Excelente!
    Tenho trabalhado o livro A CAVERNA (Toni Brandão), com alunos do 8°ano e tem sido uma experiência imensurável.
    Estamos apaixonados pela obra, falo por todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digo, por todos os meus alunos. Acredito que não se inclui, caso contrário teria opinião diferente.

      Excluir
  2. Quero o link do livro A caverna toni Brandão

    ResponderExcluir
  3. Quais foram os personagens secundário

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages