Reencontro – Vina Ferreira - Tomo Literário



“O mundo é tão cheio de coisas que não conhecemos, eu sei que agora você deve estar voando livremente como sempre gostou de fazer, mas o universo é misterioso, quem sabe um dia a gente possa se reencontrar, se isso acontecer, não esconda seus olhos de mim, pois eu saberei que é você no momento que você me olhar.”

Reencontro, da escritora Vina Ferreira, foi publicado pela Editora Illuminare em 2017 (442 páginas).

Andrew é um jovem de uma família rica e cujo pai fez planos para casá-lo com alguém que tenha a mesma situação financeira. “Naquela época a maioria dos casamentos eram arranjados, não havia paixão nos olhos dos noivos, mas havia alegria e muitos cifrões nos olhos das famílias envolvidas”. Estamos falando de uma história que tem início no ano de 1800. Andrew nasceu em 1775, em Oxford, na Inglaterra. É pela voz dele que acompanhamos a história que se desenrola no livro, posto que Andrew – um vampiro – faz a narrativa em primeira pessoa.

Maryanne é uma jovem de família simples, olhos verdes, cabelos negros, corpo fino e delicado e que, apesar da dureza de sua condição, mostra-se uma moça cheia de encantos, o que é reforçado pelo seu modo de ser e de encarar os acontecimentos.

Numa festa Andrew se depara com Maryanne num balanço da propriedade. Ele se aproxima da jovem, os dois travam diálogo e o inevitável acontece: ele se apaixona por ela. Maryanne, no entanto, apesar de se sentir atraída por ele não pode deixar de revelar que é prometida. Ela revela a seu novo pretendente o segredo de Vladmir, dono da propriedade em que a jovem reside com seu pai. Aos vinte anos ela será entregue a ele, que é um vampiro. Esse foi o trato feito para que a família pudesse continuar morando naquele lugar.

Andrew e Maryanne vivem um romance, apesar dos obstáculos que resultam numa batalha. O casal, no entanto, se desfaz, não por vontade própria, mas por questões que acabam ocasionando uma tragédia na vida deles.  Andrew escapa desse caso fortuito e se torna um vampiro.

“...eu vou viver para mata-lo!”

O protagonista tem que se adaptar à nova condição de vida e se refazer de dores que ressoam em suas lembranças. As dores que fizeram-no expressar a frase que está descrita acima. Andrew conhece profundamente o universo vampiresco e acaba participando da criação de uma empresa que produz sangue. Temos nesse estágio do livro uma conexão direta com Eternidade, o primeiro livro da autora, que também foi publicado pela Editora Illuminare.

Na trama o leitor vai vivenciar também a redescoberta de Andrew para o amor – etapa que se passa por volta dos anos 1930.


Romance, erotismo, vampiros, eventos sobrenaturais, personagens intrigantes e um boa trama esperam o leitor em Reencontro. O nome do livro define bem a essência da história de amor que centraliza a obra. Uma oportunidade de que laços afetivos que foram construídos no passado e que, foram destruídos, possam se restabelecer num momento diferente da vida, de um jeito também diferente, mas vindo da mesma fonte. Mariana é a mulher com quem Andrew vai se relacionar e movimentar a segunda parte do livro.

“...você está ciente de que para entrar no meu mundo você tem que morrer para o seu?”

O novo relacionamento de Andrew faz reacender o erotismo na história e o desejo que o casal nutre. Desenrola-se, portanto, a sequência da relação e como Mariana mexe com o vampiro. Outros personagens entram em cena e garantem histórias secundárias que se desenrolam sem ofuscar a trama principal.

Vina Ferreira tem uma escrita fluida que traz detalhes na narrativa, se complementa com diálogos casuais que representam bem os personagens e coloca ação em cena, sem deixar de lado o romance e o erotismo que os personagens principais vivem.

Interessante observar que apesar de tratarmos de vampiros e isso estar, logicamente, inserido na obra, é que Vina não deixa de colocar em seus personagens o “tempero humano”, o que os tornam personagens interessantes e, consequentemente, permite que possam se expressar de uma maneira crível no que refere-se aos seus sentimentos.

Armando, irmão de Mariana, parece sentir uma força estranha, de alguém que o chama e esse gancho será o mote do próximo livro (provavelmente). Para quem gosta de um romance com erotismo e que envolva vampiros, Reencontro é uma ótima dica de leitura.

Reencontro é o segundo livro da escritora e faz parte da série Novo Mundo, no entanto, para quem ainda não leu o primeiro (Eternidade) não estranhará a leitura desse tomo. Os livros, apesar de fazerem parte de uma série, apresentam uma história redonda que se fecha no próprio livro. Nesse, como mencionado anteriormente, temos uma etapa que remete ao que está no primeiro livro. Quem leu captará as referências e compreenderá a formação do que foi descrito em Eternidade, mas quem não o leu, conseguirá compreender a história ainda assim.

Sobre a autora:

Vina Ferreira | Foto: Reprodução

Vina Ferreira é o pseudônimo utilizado pela autora Shirley Spernega, que vive em Barra Bonita, uma pequena cidade do interior de São Paulo, com seu marido e com seus cachorrinhos que foram resgatados da rua em situação de abandono. É graduada em Pedagogia e Secretariado Executivo Bilíngue. Gosta muito de ler livro de fantasia e sobrenatural, adora cinema e tem um gosto bastante eclético para filmes e músicas. Leitora voraz, que num dia qualquer ,decidiu compartilhar sua inquietude com o mundo, permitindo que seus fantasmas saíssem do esconderijo obscuro de sua mente, se transformando em história picantes, repletas de amor e fantasia. Vina Ferreira é um alter ego, que veio para demarcar o território do erotismo em seus livros, através de uma linguagem apaixonante, ardente e muito sensual.

Ficha Técnica

Título: Reencontro
Escritor: Vina Ferreira
Editora: Illuminare
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-68904-80-0
Número de Páginas: 442
Ano: 2017
Assunto: Romance brasileiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages