Os Seis Finalistas – Alexandra Monir - Tomo Literário


Os Seis Finalistas, livro de Alexandra Monir, foi publicado no Brasil pela Editora Jangada, com tradução de Jacqueline Damásio Valpassos. A obra foi lançada em 2018 e tem 327 páginas. Os direitos cinematográficos sobre o livro já foram adquiridos pela Sony Pictures.

Mudanças climáticas tornaram a Terra um planeta inabitável. As tempestades e tsunamis provocadas pelo tremor do solo afetaram grandes cidades no mundo inteiro. Muitas delas estão sob as águas.

Nesse cenário caótico os lideres de agências espaciais americana, europeia e russa, buscam preparar vinte e quatro adolescentes, dos quais seis serão os finalistas e que farão parte de um empreendimento pra lá de audacioso. O objetivo é de que os seis jovens formem um time que embarcará numa nave espacial para Europa – lua pertencente ao planeta Júpiter. Lá eles devem estabelecer uma nova colônia, portanto trata-se de uma viagem só de ida. Como o planeta Terra está devastado, sobre o ombro desses jovens pesa o fato de que eles serão responsáveis pelo futuro da raça humana.

“...a Missão Europa é o item mais urgente da agenda do nosso planeta (...) Nossa chance de terraformar e colonizar a lua de Júpiter não pode mais esperar. Então, com isso em mente, depois de mais de um ano observando e revistando inúmeros registros médicos e acadêmicos, fico feliz em anunciar que selecionamos nossos Vinte e Quatro finalistas. Esses adolescentes passarão os próximos quatro meses no Centro de Treinamento Espacial Internacional (...) ao final do treinamento será formada uma equipe com seis integrantes que será enviada à Europa...” (Anúncio de Hans Schroder, da Agência Espacial Europeia)

O livro começa falando sobre Leo, Leonardo Danieli, um nadador italiano que perdeu a sua família inteira numa inundação. Sozinho no mundo esse jovem agarra-se a oportunidade de fazer parte dos vinte e quatro selecionados para tentar uma vaga de finalista no projeto. Conheceremos também, já no segundo capítulo, a americana Naomi, que mora em Los Angeles, Califórnia. Descendente de iranianos ela tem profundos conhecimentos sobre ciência. Sua família não foi dizimada pelo desastre, mas ela é extremamente apegada a seu irmão.

Naomi e Leo são os protagonistas do livro. Eles são selecionados entre os vinte e quatro adolescentes, que possuem características próprias e habilidades singulares em sua área de atuação. Leo representa aquele que deseja e ambiciona se tornar um dos seis finalistas e partir para Europa. Sem a família, sem ter para onde retornar caso não seja aceito e sem perspectiva de vida na Terra, ele apega-se ao fato de que partir para a lua de Júpiter seja sua única saída. A missão torna-se portanto, seu objetivo de vida.

Já Naomi faz o contraponto a Leo. Ela tem família, é apegada ao irmão, e tem muitas suspeitas sobre a missão que o CTEI  (Centro de Treinamento Espacial Internacional) fará. Ir para Europa não é a saída que ela vê para sua vida e como deseja voltar para casa, se envolve numa investigação a respeito dos planos “reais” daqueles que querem enviar os jovens para salvar o mundo. As suspeitas da jovem são reforçadas, posto que uma missão semelhante falhou em circunstâncias repletas de mistérios e que levaram os astronautas participantes à morte.

Inicialmente, Naomi encontra em Leo um amigo, alguém com quem pode contar num ambiente caótico de treinamentos e concorrência acirrada com gente desconhecida. Os treinamentos que são realizados servem para testar os jovens no limite e eles passam por fases de seleção. Como nem se de protagonistas vive um livro, eis que temos entre os participantes do projeto o jovem Beckett Wolfe, também americano, sobrinho do presidente do país e que tem um ar enigmático e ações duvidosas. É ele quem antagoniza com os outros dois personagens.

Alexandra Monir adotou como estrutura a apresentação de duas vozes narrativas. Ora é Leo quem fala ao leitor (em primeira pessoa) contando sobre os fatos que está vivenciando. Ora quem entra em cena é Naomi, relatando a sua visão sobre os acontecimentos. E assim o leitor tem a história se formando. A trama traz bastante aventura, posto que os treinamentos e simulações feitas pelos jovens carregam uma dosagem de adrenalina e os testam até o seu limite. A ciência também está presente tanto nos preparativos para a viagem, quanto nos ensinamentos sobre o que os jovens devem aprender para sobreviver. Robôs, inclusive, são usados para interagir com os personagens.

As pinceladas de suspense ocorrem por conta dos mistérios sobre o que Naomi investiga e sobre sua hipótese para a existência do projeto dos Seis Finalistas. Essa jornada que ela empreende com apoio de Leo, vai também aproximando os dois personagens, trazendo uma pitada de romance para a cena e nos suscitando dúvidas em relação ao modo como outros personagens encaram a interação dos dois.

Além de tudo isso, a autora consegue imprimir os conflitos pessoais de seus personagens. Leo se agarra a oportunidade do projeto e Naomi tem o conflito entre a relação com o irmão e seu receio no que tange ao verdadeiro motivo de serem encaminhados para Europa. A própria concorrência entre os vinte e quatro selecionados para o projeto também traz conflitos para a obra, ainda que muitos desses fiquem realmente no plano secundário do livro.

Os Seis Finalistas tem uma narrativa fluída e que se desenrola de maneira dinâmica. Não faltam elementos para prender a atenção do leitor. Tem suspense, aventura, romance, mistério, emoções e conflitos na medida certa. E, prepare-se, caro amigo, pois o final do livro é surpreendente. Um ponto de destaque é o fato de autora fugir do usual que é abordar a colonização de Marte, por exemplo. O fato de que cientificamente há possibilidade de que Europa abrigue vida, ainda que seja microscópica, traz uma aura intrigante para o livro. Tal possibilidade é aventada com a descoberta de água na superfície gelada da lua.

É um daqueles livros que você conclui com a certeza de que haverá continuação, pois o gancho está dado e muito bem engendrado. Além disso, fica um gostinho de quero mais, pois os personagens são cativantes, a estrutura da obra foi bem arquitetada e há uma história interessante que prende a atenção de quem lê.

Os Seis Finalistas foi uma grata surpresa. Recomendo para quem gosta de aventuras e para quem gosta de ficção científica young adult que envolva um mundo distópico e viagens espaciais.

Sobre o autor:

Alexandra Monir | Foto: Kerem Hanci

Alexandra Monir é cantora, compositora e autora de romances para o público jovem. Sua obra de estreia, Muito além do Tempo, ficou entre os mais vendidos da Barnes & Noble e foi o Melhor Livro do Mês na Amazon, sendo seguido por sua continuação, A Guardiã do Tempo, ambos publicados pela Editora Jangada. Atualmente ela mora em Los Angels, Califórnia.

Ficha Técnica

Título: Os Seis Finalistas
Escritor: Alexandra Monir
Editora: Jangada
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-5539-109-5
Número de Páginas: 327
Ano: 2018
Assunto: Ficção científica norte-americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages