A Garota do Lago – Charlie Donlea - Tomo Literário


Becca Eckersley foi assassinada no dia 17 de fevereiro de 2012 em Summit Lake. Estudante de direito, ela estava numa palafita da família, quando foi atacada. Havia ido para o local com o objetivo de se preparar para provas da universidade. Becca era uma jovem cheia de sonhos, mas que guardava um segredo.

Duas semanas após a morte da jovem, a jornalista Kelsey Castle, que atua na Revista Events, recebe de seu chefe a missão de ir  à Summit Lake para que ela possa investigar a ocorrência do crime e para que escreva uma matéria para a edição de maio. Kelsey vai à Summit Lake, local em que o crime despertara a curiosidade dos moradores, embora não se tenha pistas concretas ou evidências sobre o causador da morte. Tudo é um tanto quanto misterioso. Aquela jovem que fora assassinada não tinha, aparentemente, nenhum inimigo ou alguém que a rondava que pudesse ter motivação para o crime. Ao mesmo tempo, sua família tenta barrar algumas etapas da investigação. Começa o mistério.

“_ É o único homicídio documentado na história de Summit Lake. Hoje, é assunto de muita discussão ali. Aconteceu duas semanas atrás, e está começando a ganhar repercussão nacional. O pai da garota é um advogado importante. A família é rica. A polícia ainda não tem pistas. Nenhum suspeito. Apenas uma garota que estava viva num dia e morta no dia seguinte. Algo não faz sentido...” – resume Penn Courtney para Kelsey. Ele é o chefe na Revista Event.

Estruturalmente a história alterna capítulos que contam sobre fatos ocorridos antes da morte de Becca e eventos que se passam durante as investigações feitas por Kelsey. Portanto, os elementos que podem revelar o crime são apresentados aos leitores em duas fases temporais, seguindo um afunilamento em que as informações vão convergindo para o desfecho. Esse recurso também dá uma sensação de quebra-cabeça em que vão surgindo peças que se conectam, para que possa ser montado e dar a visão completa da cena, autor e motivação do crime.

“...Do nada, uma pequena narrativa tomava forma a respeito da vida e morte de Beccka Eckersley. Existiam diversas lacunas na história e muitas perguntas sem respostas. Contudo, o processo se achava em movimento e Kelsey sabia, como um trem que desce morro abaixo, que não havia possibilidade dessa história ser freada...”

Kelsey, a jornalista que investiga o caso de Becca, também carrega marcas do passado que ressurgem quando vai tomando conhecimento sobre a ocorrência do crime que tirou a vida da jovem estudante. Assim como Becca ela fora estuprada e ainda se recompõe dos traumas que o abuso lhe deixou. Kelsey cria um jogo de espelho com Becca, na medida em que vai se sentido tocada pela história da vítima e se agarrando à chance de superar as marcas duras que estão cravadas no seu psicológico. Ela persiste em desnudar o mistério, ainda que obstáculos apareçam em seu caminho.

Quando o autor nos revela a vida pregressa de Becca, antes de seu assassinato, temos conhecimento sobre o envolvimento dela com um grupo de amigos. A história vai revelando a personalidade de personagens secundários e preparando um pano de fundo para a elucidação do crime. Um diário de Becca pode ser a chave do mistério, mas o elemento que serviria de prova e daria pistas sobre o assassinato, sumiu.

Charlie Donlea, em seu primeiro livro, toca em segundo plano em questões como as aparências sociais, visto que há personagens que usam de máscaras para ser o filho preterido, o advogado bem quisto, o profissional bem visto. A aparência e o status que transmitem, para eles, importa mais. Há, ainda, abordagens sobre machismo, que pode ser evidenciado, por exemplo, numa cena em que uma das personagens vai a uma delegacia. O autor traz ainda uma subcamada da trama que concerne a família de Becca, o que nos leva a questionamentos durante todo o processo de investigação feito por Kelsey.

O crime chocante que provoca murmúrios e medo na pequena cidade que fica entre montanhas, não apresenta pistas relevantes, inicialmente. Mas Kelsey se aprofunda no caso e faz descobertas que vão além do ataque ocorrido. Interessante observar em Kelsey que ela tem um ritmo lento de busca de informações, o que entendo ser plausível pelo trauma que ela carrega e pela forma como foi parar no caso.

Charlie Donlea criou uma trama envolvente e que consegue prender a atenção do leitor até o final da história. E mesmo quando achamos que o crime está elucidado e que não há fatos novos para ocorrer, ele surpreende. Gosto dessas cartadas que desconcertam nossas teorias. Outro ponto que vale ressaltar, é o fato de que as subtramas criadas pelo autor são também bem desenvolvidas, tanto quanto a história central que é o mistério que permeia a morte de Becca.

Os personagens do livro demonstram sua personalidade ao leitor, muito mais pelas suas ações e pelo modo como manifestam sua visão de mundo. Notamos, portanto, uma construção sólida dos personagens, que não ficam apenas ligados às características físicas, mas sobretudo, a sua formação psicológica e cultural. Isso está claramente refletido na forma com que atuam dentro da trama. O leitor mais atento perceberá essas nuances.

A Garota do Lago, de Charlie Donlea, foi publicado pela Faro Editorial em 2017, com tradução de Carlos Szlak. O livro me aguçou ainda mais a curiosidade para ler os outros publicados pelo autor.

Sobre o autor:

Charlie Donlea | Foto: Reprodução

Charlie Donlea vive em Chicago com sua esposa e dois filhos. Um de seus hobbies é pescar em lugares praticamente desertos do Canadá. Essas viagens por estradas paradisíacas inspiraram o cenário para o seu livro de estréia. Ávido leitor, é também apaixonado por música, filmes, seriados e esportes. Quando decidiu escrever seu primeiro livro, ele se preparou para produzir algo como tudo o que gosta de encontrar nos seus filmes e livros prediletos: uma história capaz de deixar o leitor refletindo sobre ela por muito tempo.

A Garota no Lago é seu livro de estreia. A Faro Editorial já publicou também os livros Deixada Para Trás e Não Confie em Ninguém. O quarto livro do autor deve chegar ao Brasil em 2019.

Ficha Técnica

Título: A Garota do Lago
Escritor: Charlie Donlea
Editora: Faro Editorial
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-62409-88-2
Número de Páginas: 295
Ano: 2017
Assunto: Ficção policial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages