Eu e Não Outra – A Vida Intensa de Hilda Hilst – Laura Folgueira e Luisa Destri - Tomo Literário

Eu e Não Outra – A Vida Intensa de Hilda Hilst – Laura Folgueira e Luisa Destri

Compartilhe



“Eu queria aproveitar a vida, a minha mocidade, o que eu tinha de bonito. Queria que as emoções passassem todas por mim antes de me dedicar a escrever, com o afinco desesperado com que depois me dediquei.”

Eu e Não Outra – A Vida Intensa de Hilda Hilst é a primeira biografia sobre a escritora e poetisa. O livro foi publicado pela Editora Tordesilhas em 2018 e tem autoria de Laura Folgueira e Luisa Destri, ambas pesquisadoras que tiveram Hilda como tema antes de publicar o livro.

Quem já leu algo de Hilda Hilst, em algum momento, deve ter se sentido compelido a querer saber mais sobre a escritora. Pelo menos comigo foi assim. Em seus poemas, algo faz com que sua imagem seja manifestada, parece que tudo transparece e aí sentimo-nos motivados a querer saber mais sobre a vida da mulher que escreveu aquelas palavras.

A biografia nos dá uma visão ampla sobre a vida dessa mulher e delineia seus traços de personalidade, que se firmam em cada ação contada, em cada história relatada na obra, em cada depoimento que foi colhido pelas autoras para formar a pesquisa que culminou na publicação. Vamos da sua infância em Jaú ao seu falecimento na cidade de Campinas.

Hilda Hilst nasceu em 21 de abril de 1930. Foi filha única do casal Bedecilda e Apolônio, mas tinha um irmão oriundo do primeiro casamento de sua mãe com Franklin Cardoso. O irmão chamava-se Ruy. De uma família com posses e que transitava na alta sociedade paulistana, Hilda chegou a frequentar colégio de freiras, flertando com a possibilidade de seguir a vida religiosa (dizia às freiras/professoras que queria ser santa, embora roubasse vinho). Naturalmente, não era tida como uma aluna exemplar e, mais tarde, chegou a cursar Direito na Faculdade do Largo São Francisco – em São Paulo.

Sua vida, no entanto, desde pequena, apontava a sua veia literária. Literatura, diga-se, era um de seus assuntos prediletos com amigos e também se transformava numa “arma” (grifo meu) que utilizava na universidade para se ver livre do assédio dos rapazes. Quando algum deles se aproximava e não lhe interessava, ela lançava uma pergunta sobre a obra de Kafka. Uma mulher de traços elegantes e belos, com uma personalidade marcante, era tão assediada quanto assediava. Na obra temos histórias sobre seus namoros e romances, bem como sua juventude de boemia.

A mulher por trás da figura de escritora se confunde com a própria. Não dá para dividir Hilda em duas – a que escreve e a que viveu suas particularidades. Elas estão interligadas por tudo que Hilda vivenciou e pela forma com que lidou com sua carreira e com sua vida privada.

Como todo escritor, Hilda queria ser lida. Queria fazer sucesso e, por vezes, não se conformava com o fato de que alguns autores tinham mais projeção, embora escrevessem coisas sem profundidade, na visão dela. Achava sua obra grandiosa e merecedora de destaque. No entanto, nem sempre foi assim e, para exemplo de muitos escritores, Hilda passou por inúmeros percalços, incluindo os problemas financeiros.

Sua decisão de escrever livros pornográficos veio como objetivo de tomar certa fatia do mercado editorial e ganhar projeção. Mas isso não fez com que ela permanecesse apenas em tal gênero. Escreveu romances, textos teatrais e até livro infantil.

Hilda Hilst era uma mulher ousada, elegante, cheia de excentricidades e carregada de amor. Ela traz a dualidade da personalidade extremamente a frente de seu tempo, corajosa e liberada das amarras sociais, mas também aponta um lado profundamente afetuoso e que valoriza o companheirismo em suas relações. Estava sempre cercada de amigos.

“Estou convencida de que o amor é a única coisa a se viver. Minha infraestrutura é completamente amorosa.”


Em Eu e Não Outra não há debate, discussão ou dissertação sobre a obra produzida por Hilda Hilst. Está sim demonstrada a trajetória de vida da autora, que por vezes esbarra na literatura, apresentada como um fato relevante dentre as passagens importantes da vida de Hilda.

Foi em 1950 que começou a notoriedade de sua produção poética e, quase quarenta anos depois, resolveu publicar sua tetralogia obscena, composta pelos livros O Caderno Rosa de Lori Lamby, Contos de Escárnio – Textos Grotescos, Cartas de um Sedutor e Bufólicas (uma coletânea de poemas).

A escritora/poetisa viveu muito tempo na propriedade chamada Casa do Sol, localizada em Campinas, no interior de São Paulo. Na casa produzia seus textos, estudava, pesquisava. Estava imbuída e motivada em buscar conhecimento sozinha. Aos trinta e um anos abriu mão da vida de glamour que levava na capital paulista para se manter concentrada na produção de sua obra. Grande parte de seus textos foram produzidos na Casa do Sol, que hoje abriga o Instituto Hilda Hilst.

Ali também fazia seus experimentos, como tentar contato com os mortos por meio de frequências de rádio. Sua ligação com o misticismo já vinha da infância, mas a autora começou a receber sinais que levaram-na a  acreditar serem sobrenaturais e evidências de que havia vida após a morte, ou então vida extraterrena.

“Hilda levava tão à sério as tentativas de captar vozes que, quando tinha êxito, anotava as frases em seu diário, identificando-as por horário, fita, lado e marcação do contador.”

As reuniões com os amigos eram bastante frequentes, não importando o horário do dia. Jovens estudantes se aproximaram da escritora e se tornaram amigos caros. Foram até a Casa do Sol em busca de conhecer mais sobre a obra e a autora. Na Casa do Sol passou pelo regime militar, sem sofrer perseguição. A propriedade, inclusive, serviu de abrigo a um amigo perseguido pelos militares.

Ela teve contato com muita gente bastante conhecida. Foi amiga de Caio Fernando Abreu e Lygia Fagundes Telles, por exemplo. Lecionou na Unicamp, passou por altos e baixos no meio editorial, mas manteve-se firme em seu propósito de se tornar uma escritora conhecida (e lida).

Hilda Hilst conseguiu deixar sua marca, como uma grande escritora. Ainda que pese o fato de que sua grande exposição tenha ocorrido após a sua morte, Hilda conseguiu projeção. A escritora foi a homenageada da Feira Literária de Paraty (Flip) em 2018.

A biografia elaborada por Laura Folgueira e Luisa Destri vem a enaltecer a importância de Hilda Hilst e ajudar no processo de torná-la ainda mais conhecida. Mesmo que você não tenha lido nada de Hilda, vale a leitura da biografia. Nas páginas publicadas pela Tordesilhas você lerá uma grande história de vida de uma mulher que tinha um projeto e seguiu firme no seu propósito.

Sobre as autoras:

Laura Folgueira e Luisa Destri | Foto: Daniela Ramiro

Laura Folgueira é tradutora e pesquisadora de literatura brasileira. Formada em jornalismo pela Faculdade Casper Líbero, em 2006, é pós-graduada pela PUC-SP, onde estudou o livro A Obscena Senhora D, de Hilda Hilst, na monografia intitulada Construção da Personagem e Derreliação na Linguagem. Em 20178, conclui mestrado em Lestras, também dedicado a pesquisar a obra de Hilda. Criou o projeto #KDMulheres, dedicado a promover a visibilidade das mulheres escritoras em publicações e eventos.

Luisa Destri é pesquisadora, professora e coautora de Por que ler Hilda Hilst (Globo, 2010) e organizadora da antologia Uma Superfície de Gelo Ancorada no Riso, com escritos da mesma autora. Autou como consultora da Ocupação Hilda Hilst, organizada pelo Itaú Cultural em 2015. Jornalista formada pela Casper Líbero, é mestre em Teoria Literária pela Unicamp, com a dissertação De Tua Sábia Ausência – A Poesia de Hilda Hilst e a Tradição Lírica Amorosa (2010), e Doutora em Literatura Brasileira pela USP.

Ficha Técnica

Título: Eu e Não Outra
Subtítulo: A Vida Intensa de Hilda Hilst
Escritor: Laura Folgueira e Luisa Destri
Editora: Tordesilhas
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-8419-070-6
Número de Páginas: 227
Ano: 2018
Assunto: Biografia

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário.

Pages