A Era dos Mortos (Parte 2) – Rodrigo de Oliveira - Tomo Literário

A Era dos Mortos (Parte 2) – Rodrigo de Oliveira

Compartilhe


A Era dos Mortos – parte 2, do escritor Rodrigo de Oliveira, foi publicado pela Faro Editorial em 2018. O livro é o desfecho da maior série de ficção brasileira, As Crônicas dos Mortos, cujos volumes anteriores (O Vale dos Mortos, A Batalha dos Mortos, A Senhora dos Mortos, A Ilha dos Mortos, A Era dos Mortos – parte 1 e o spin-off Elevador 16) foram também publicados pela Faro.

Para quem acompanha a série um misto de sentimentos deve surgir. Primeiro vem aquele sentimento de que veremos a conclusão de um ciclo dos personagens e o fechamento de uma trama que conquistou leitores. Depois vem o sentimento de vazio, pois não leremos mais sobre aqueles personagens que nos foram caros. Para quem leu os livros anteriores fica o alerta de que esse volume já começa dilacerando corações. Deixando de lado o apego aos personagens, temos nessa obra um desfecho de história que se faz intenso.

“... o grupo de soldados partiu, após recolher tudo que ainda poderia ser útil de um dos últimos rincões de resistência contra Otávio, que detinha o controle de todo o Brasil.”

Fernando e Sarah assumem o protagonismo da obra. O cerne central é a batalha que eles terão de travar, junto com outros sobreviventes, para conseguir derrotar Otávio – antagonista da história e que detém armas extremamente poderosas. Otávio é um personagem que apareceu em livros anteriores e que governa o país de Ilhabela, mantendo as colônias de sobreviventes trabalhando para sustentar o seu poder. Nele reside a figura do homem ditador, que tem sede pelo poder a qualquer custo e que não se faz de rogado para ver quaisquer que sejam seus inimigos, dizimados.

Inicialmente, o autor adotou uma estrutura de contar a história dos personagens em paralelismo. “Fernando e Sarah viveram rotinas bastante distintas ao longo dos anos que se seguiram, cada um em um estado do Brasil e separados por centenas de quilômetros de distância.” Ora vemos o desenrolar da trama e dos acontecimentos que se passam com Fernando, ora acompanhamos a história de vida de Sarah. Para ambos, no entanto, a trajetória a ser seguida não é nada fácil. Ainda jovens eles tem de enfrentar uma verdadeira guerra pela sobrevivência.

Em dado momento, como é de se esperar pelo leitor, o caminho dos dois volta a se cruzar. Temos demonstrado o desenvolvimento e as transformações das vidas dos personagens com todas as marcas (alegrias e dissabores) que a vida deixou neles. Além das batalhas, disputas nos grupos sociais em que vivem e dos acontecimentos próprios de um ambiente inóspito como o que tem diante de si, eles também passam por situações próprias da adolescência (incluindo a descoberta do amor) e tem de lidar com os sentimentos humanos. Heróis também possuem fragilidades, o que os tornam críveis.

Rodrigo de Oliveira pegou o leitor pelo lado emocional, trazendo para esse casal uma referência clara a Ivan e Estela – casal que abriu a série e conquistou leitores no decorrer dos outros livros. Eles tinham a liderança dos sobreviventes e mostraram-se exímios lutadores durante as lutas que tiveram de travar contra os zumbis. É como se tivéssemos em Fernando e Sarah a formação do casal Ivan e Estela antes do surgimento dos zumbis, que se deu com a aproximação do planeta Absinto com a Terra. Talvez esteja neles um pouco do sentimento humano que existia entre o casal na fase pré-zumbi. No entanto, agora o ambiente é outro, cheio de tormentos e a presença opressora do ditador, suas armas e os incontáveis conflitos humanos que continuam existindo, além da ameaça constante e aterrorizante dos zumbis, que estão por toda parte e possuem uma capacidade destrutiva intensa.


A sede de poder continua tocando alguns personagens e há segredos e armas, que até então se mantinham secretos, que podem ajudar na mudança do curso da história. Com o avançar das páginas o livro tem um salto temporal e então passamos a encarar a vida de Fernando e Sarah na fase adulta. A partir daí a história contada por Rodrigo de Oliveira tem mais movimentações, ou seja, mais reviravoltas, mais revelações, mais batalhas, mais conflitos.

O ritmo ágil e a capacidade impressionante de descrever boas cenas de lutas e batalhas se mostram mais uma vez em A Era dos Mortos – parte 2. Rodrigo de Oliveira, que já tinha demonstrado tal capacidade nos livros anteriores, mantém a dinâmica de sua trama. Portanto, não faltam para os leitores um pouco de mistério, uma dosagem de adrenalina, cenas épicas de batalhas (em que milhares de pessoas ou zumbis são contabilizados) e muitas adversidades tendo de ser superadas pelos personagens. Vale sempre lembrar que os sobreviventes estão numa situação de recursos limitados.

Sem dúvida, o fato de o livro de fechamento da série trazer elementos dos livros anteriores e apresentar-se em total consonância com o contexto da trama, torna A Era dos Mortos – parte 2, um excelente livro para concluir a obra do autor. Nota-se na conclusão um trabalho consistente e que está a altura de todos os livros que o precederam. Sarah e Fernando, que haviam surgido na parte 1, apresentam o final de um ciclo.

Os personagens criados por Rodrigo de Oliveira são impactantes e bem construídos. A trama traz reviravoltas que surpreendem (sem o famoso “encher linguiça”). Questões que foram mencionadas em livros anteriores tem sua conclusão aqui apresentada.

Interessante observar que a humanidade tem de lidar com os zumbis, mas tem de encarar o mal humano que vilipendia, escraviza, humilha, tolhe liberdade e oprime. O cenário em que a humanidade se encontra é caótico, mas há comunidades que se reergueram, demonstrando que o ser humano é capaz de reconstruir sua vida. Tem uma mensagem nos acontecimentos pelos quais os personagens passam que pode ser ampliada para demonstrar a capacidade humana: quando a sociedade se une contra as forças opressoras, é possível vencê-las.

A Era dos Mortos – parte 2 fecha a série A Crônica dos Mortos com maestria.

Sobre o autor


Rodrigo de Oliveira é Gestor de TI e fã de ficção científica, dos clássicos de terror, em especial da obra de George Romero. A ideia para esta série surgiu após um longo pesadelo tão real que, ao acordar, começou a escrever freneticamente, até concluir seu primeiro livro. Casado, com dois filhos, nasceu em São Paulo, e vive entre a capital e o Vale do Paraíba.

Ficha Técnica

Título: A Era dos Mortos – Parte 2
Escritor: Rodrigo de Oliveira
Editora: Faro Editorial
Edição:
Número de Páginas: 318
ISBN: 978-85-9581-021-1
Ano: 2018
Assunto: Ficção brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages