A Cabeça na Cama – Filipe Nassar Larêdo - Tomo Literário

A Cabeça na Cama – Filipe Nassar Larêdo

Compartilhe



“... a partir de agora, dento dos limites que a memória me permite, retrocedendo em alguns trechos, avançando em outros e, na medida do possível, remetendo à minha atual situação, passo a contar a história de quando uma cabeça surgiu em minha cama.”

Tomás trabalha como bancário. Atuante no mercado financeiro sua vida estava cercada de números e metas. Sua postura diante dos clientes era a de sempre conquistar a confiança para, a partir daí, alcançar os seus próprios objetivos. Claramente, falta-lhe escrúpulo ou qualquer reflexão sobre moralidade. Com o tempo e o desempenho, veio a promoção e a garantia de uma vida mais abastada, atuando como gerente numa empresa de investimentos financeiros.

Diante de tanta dedicação ao trabalho, faltava a esse homem um contato mais próximo com a família – a esposa Elisa e os filhos Simão e Sarah. Eles resolvem, portanto, fazer uma viagem. É aí que Tomás recebe uma notícia inusitada, por meio de um telefonema feito pelo seu pai, que havia ficado responsável pelo apartamento enquanto ele viajava. Há uma cabeça em sua cama.

O surgimento de uma parte humana sobre o seu leito, faz com que ele queira voltar rapidamente para o imóvel para conferir o que está acontecendo. A esposa demonstra preocupação em relação ao que os vizinhos vão falar. Eles retornam.

O livro é narrado em primeira pessoa. Portanto, a história é apresentada com a voz do personagem, transcrita por Alfredo –  outro personagem que é a única pessoa que atualmente faz companhia a Tomás, como ele relata no início da obra.

O episódio do surgimento da cabeça na cama, para além das questões misteriosas que a cercam, serve de gatilho para memórias de Tomás. Sabemos sobre seu casamento, a relação com os filhos, a vida pregressa de seu pai (tomado pelo alcoolismo), as culpas que o protagonista carrega, bem como os ressentimentos que existem nas relações familiares. Situações humanas, decerto.

Tomás, a partir do quarto em que se encontra, afastando a possibilidade de qualquer traço de insanidade, conta-nos os acontecimentos que despertam nele sentimentos controversos. Ele era uma ilha em meio ao mar de pessoas que o rodeavam. Suas preocupações maiores são reforçadas nos aspetos mais superficiais da vida: a aparência social, o olhar dos outros sobre suas ações, a visão que as pessoas podem ter de sua família (incluindo como passarão a enxerga-los a partir do inusitado e sombrio evento: o surgimento da cabeça na cama).

O protagonista carrega um ar de individualismo e, porque não dizer, arrogância. Demonstra-se demasiadamente humano com suas imperfeições. E a cabeça, essa parte humana que aparece em sua cama, o perturba, ou melhor, faz com que aflore sua consciência sobre si.

O encontro se dá. Tomás se vê frente à cabeça, que fala palavras incompreensíveis e aparentemente desconexas, mas das quais ele consegue, inicialmente, compreender “eu” e “odeio”.


Durante a leitura é inevitável que surja o questionamento sobre o significado daquela cabeça. O que sua aparição tem a nos dizer? Como Tomás lidará com essa coisa bizarra? Temos aqui uma situação kafkaniana, que desperta a curiosidade do leitor. E para quem possa imaginar que a cabeça na cama desperte o medo dos personagens vai se ver numa situação diferente, pois a cabeça, desperta a curiosidade nas figuras secundárias da trama. Curiosidade esta que também reflete-se no leitor.

A Cabeça na Cama, primeiro livro do escritor paraense Filipe Nassar Larêdo, foi publicado pela Editora Empíreo em 2018 (140 páginas). O livro apresenta uma história que vai do realismo a algo completamente fantasioso. Flerta com o absurdo, mas também revela a condição humana. A narrativa de Filipe é fluída e a trama prende a atenção.  

O fato de termos um personagem-narrador, mostrando apenas uma visão sobre os acontecimentos, pode nos suscitar inúmeras dúvidas, o que nos deixa ainda mais atentos para as diversas interpretações que podemos ter ao longo da história, e que justifica lacunas que ficam para serem preenchidas pelo nosso imaginário. Outrossim, não podemos deixar de mencionar, que o fato de o narrador ser uma pessoa de comportamento duvidoso, nos questionamos sobre a veracidade do que nos conta e/ou que artifícios está utilizando para nos ludibriar.

Possivelmente, diante das várias vertentes que o leitor poderá concluir a partir dos fatos que nos são apresentados, seria preciso adentar mais da psique desse personagem. É nele que estão os detalhes que podem explicitar o significado da cabeça na cama. Que são muitos.

Sabe aqueles livros que você não cansa até chegar ao final? E que te traz uma infinidade de possibilidades que te levam a pensar por horas sobre o assunto? Então, A Cabeça na Cama, é um desses livros. Leitura recomendada.

Sobre o autor:


Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2005) e em Produção Editoral em Multimeios pela Universidade Anhembi Morumbi (2012). Atualmente é editor na Editora Empíreo (www.editoraempireo.com.br). Já trabalhou em grandes editoras como Globo Livros e Novo Século. É crítico literário no site Papo de Homem (https://papodehomem.com.br/autores/filipe-laredo#artigos) e apresentador de literatura na Rádio Geek (http://www.apaixonadospeloquefazem.com.br/). Desde 2014 organiza a Feira Literária do Pará (FliPa), anualmente. Em 2016 fundou a Casa do Livro para coordenar cursos e paletras envolvendo o mercado editorial e literário. Em 2017 iniciou seu Mestrado em Literatura e Crítica Literária na PUC-SP. Em 2017 fundou a Casa do Saber Fantástico (Casafan).

Ficha Técnica

Título: A Cabeça na Cama
Escritor: Filipe Nassar Larêdo
Editora: Empíreo
Edição:
ISBN: 978-85-67191-44-7
Número de Páginas: 140
Ano: 2018
Assunto: Literatura brasileira

Um comentário:

  1. Excelente resenha. Parabéns. Já tinha vontade de ler e agora, ao ler a resenha, ficou impossível não pegar esse livro que já tinha paquerando a capa.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages