O Poeta Sabiá – Alan Silva - Tomo Literário

O Poeta Sabiá – Alan Silva

Compartilhe


Alan Silva, autor de O Poeta Sabiá, tem treze anos de idade. Quando tomei conhecimento sobre o livro uma fagulha de esperança acendeu. Um jovem que se dedica à poesia enche-nos de vontade de acreditar que há luz na escuridão. Dá-nos a esperança de que talentos outros podem surgir. Serve-nos de inspiração para as coisas mais triviais e para os grandes voos que almejamos alcançar. Dá-nos, ainda, o alerta de que todos (editoras e leitores) devem dar espaço para a criação literária de novos autores.

“A poesia deve ser livre
Estando onde quiser.”

Ao receber o livro enchi-me de emoção, comovido pela força literária (que haveria de descobrir) de um menino de treze anos. Há em O Poeta Sabiá uma poesia que não é de menino. É capaz de tocar corações de jovens e adultos.

A publicação da Editora CeNE foi realizada em 2018 e o livro conta com 116 páginas, nas quais estão os 71 poemas, entremeados com ilustrações de Maria Xilo – outra jovem (de 14 anos).


As poesias tratam de temas diversos, como o amor, a gente que está próxima da gente, os sentimentos humanos que nos deixam felizes ou que tocam na tristeza. Falam sobre escrita, poesia, o clássico e contemporâneo. Há poemas que homenageiam pessoas célebres, como o que fala de Pedro Bandeira. Outros fazem a conexão entre o olhar jovem sobre fatos cotidianos. Há sim uma mescla entre aqueles que tem um toque regional e outros tantos com temas que nos são caros e universais.

Para quem pode pensar que um livro de poesias feito por um garoto de treze anos deve trazer temas superficiais, será surpreendido. Alan Silva também traz em alguns de seus poemas questões sociais que preocupam. Estão ali, retratadas em sua poesia, o povo do nordeste e a preocupação com o meio ambiente, por exemplo.

O poeta fala sobre muitos temas e demonstra seu olhar sobre aquilo que o cerca e aquilo que, mesmo distante, o sonda e o preocupa, o comove e o fascina. A voz do poeta pode pedir para ser ouvida e considerada, como em “Cartas aos Deuses”, pode versar sobre o surgimento do amor, tal qual se revela em “Assim Nasce o Amor”. A voz do poeta também pode brincar com o fim do mundo trazendo lucidez como o fato de que “ele acaba e renasce a todo momento” ou questionar quem é essa tal de felicidade, ou ainda simplesmente agradecer às férias.


A poesia fala sobre jatobás e pássaros, ou pode ainda tratar sobre o próprio autor – manifestando-se em homenagens que faz a colegas de classe ou quando fala sobre pessoas próximas, incluindo a família.

“Tudo na vida é um sonho,
Um sonho de ser mais,
De sermos mais e maiores do que já somos.”

A quem gosta de poesias, fica a recomendação.  Trata-se de um livro curto, possível de ser lido num único fôlego e que vai encantar quem o ler, independente da idade. É, pois, um livro feito para todos os públicos. A construção dos poemas feitas por Alan Silva deixam claro a sua vivência e o aprendizado que obteve por meio de poetas que admira. Não é o seu primeiro livro, portanto a construção de sua vida literária tem história.

O Poeta Sabiá é um livro para ser lido e relido, lido e declamado, declamado e pensado. A quem ainda não se deu o prazer de ler poesias, eis aqui uma boa oportunidade para começar. Inspire-se na história do autor e de seus versos.

Sobre o autor:

Alan Silva é escritor, poeta, palestrante, contador de histórias e estudante. Desde muito cedo, coloca na escrita seus pensamentos, opiniões e sentimentos. Aos sete anos de idade começou a escrever seus primeiros textos. No ano de 2015, residiu numa comunidade rural onde ainda vive a família de sua mãe. Essa experiência lhe rendeu seu primeiro livro, uma produção independente, em prosa, chamada “História de Família”, cujas duas edições foram sucessivamente esgotadas em pouco tempo. Em 2017 lançou sua segunda obra independente: “Carta aos Deuses e Outros Poemas”. Agora, lança “O Poeta Sabiá”. Mais um passo na trajetória deste leitor, criador, inspirador, sonhador que acreditou (e acredita), sempre, na força da literatura.


Ficha Técnica

Título: O Poeta Sabiá
Escritor: Alan Silva
Editora: CeNE
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-68941-08-9
Número de Páginas: 116
Ano: 2018
Assunto: Poesia brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages