Noite Escura – R. Tavares - Tomo Literário

Noite Escura – R. Tavares

Compartilhe


“Testemunha de grandes segredos e paixões, a noite é a cúmplice preferida dos criminosos.”

Um homem é contratado para realizar um serviço perto de sua casa, o que lhe causa, inicialmente, um certo desconforto. Possivelmente pelo fato do tipo de serviço que realiza. Fazer perto de sua residência poderia culminar no reconhecimento dele por algum outro morador do local.

Marcos, vive com a esposa, e volta à casa de um casal. Seu Carlos e Dona Maria eram proprietários de uma pequena propriedade rural, um pequeno armazém, no qual vendiam além dos produtos que produziam, produtos industrializados. Os dois foram brutalmente assassinados.

Naquela casa, encontra-se um cenário de caos. Os corpos estavam na estância do casal num ambiente tingido pelo sangue e sinais claros de mutilação. Marcos, procurava um objeto simbólico de grande sorte e proteção: sua medalha de São Jorge, que carregava no peito.

“... algumas pessoas não precisam de grandes motivos para matar.”

Algo terrível ali acontecera e, num dado momento, alguém viu a movimentação que havia na casa. Tal pessoa decerto sabe sobre a ocorrência do crime. Trava-se então uma caçada, em que aquele que cometeu o crime vai atrás do outro para executá-lo. O erro do pistoleiro precisa ser reparado.

A história de R. Tavares se passa numa região distante dos grandes centros. A narrativa se desenrola na fronteira do Brasil com o Uruguai.

A escrita do autor é fluída e a trama é simples, porém bem contada. Os personagens carregam ares críveis, o que torna a história mais instigante. Chama a atenção pelo fato de a história contada não se ater ao “Por que Carlos e Maria foram mortos?” ou “Quem matou Carlos e Maria?” A motivação não é o cerne dessa obra literária. A questão está no fato de que um dos personagens é um matador e que, para manter-se anônimo, ou melhor, para que não responda por seus crimes, acaba cometendo outros (sem qualquer motivo mais forte e aparente).

Se o leitor está acostumado a ficar procurando nas entrelinhas fatos que elucidem o crime apresentado no início da obra, Noite Escura se propõe a seguir um caminho distinto. Em suas poucas páginas, que possibilitam a leitura num único fôlego, traz elementos policiais que atraem, mas se mantém firme em contar a jornada desse pistoleiro profissional que comete um erro e que precisa corrigi-lo. Não trata-se de uma questão de traçar quem é  que representa o bem ou o mal, mas da sucessão de eventos que acontecem numa noite, enquanto o pistoleiro busca corrigir seu erro.

A história se desenrola das 23h03 até às 06h10 e a importância de o autor se centrar na trajetória de seu protagonista, faz com a que a trama fique bem amarrada e não se perca em camadas secundárias. Vale mencionar que mesmo os personagens coadjuvantes são críveis e tem ares de verossímeis.

O livro traz ainda um ar regionalista que dá força à história. A ambientação de uma área fronteiriça, em que o poder público parece distante e que a segurança por vezes inexiste, faz com que sintamos o clima de tensão que paira no ar. As distâncias percorridas, a mata, a estância, as estradas, a presença da parteira, o armazém, a camionete usada pelo pistoleiro, o personagem uruguaio dono do prostíbulo, nos levam para dentro do cenário ficcional.

Noite Escura é um livro de leitura rápida e prazerosa. Vale a leitura!

Sobre o autor:


Rodrigo Ungaretti Tavares é natural de Bagé (Rio Grande do Sul). Advogado e escritor, reside atualmente em Porto Alegre. Tavares sempre busca contar histórias repletas de referências ao universo regionalista, mesmo quando escreve gêneros distintos, como suspense ou terror. O autor é pós-graduado em Criação Literária pela Universidade da Região de Campanha – URCAMP. É autor do livro “Andarilhos” e de contos publicados nos livros “Antologia Sombria”, “Nos Caminhos da Rainha”, entre outros.

Ficha Técnica

Título: Noite Escura
Escritor: R. Tavares
Editora: Martins Livreiro - Editora
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-7537-272-2
Número de Páginas: 80
Ano: 2018
Assunto: Literatura brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages