Psicanalista Marcelo Veras lança livro ‘Selfie, Logo Existo’ pelo selo Corrupio - Tomo Literário

Psicanalista Marcelo Veras lança livro ‘Selfie, Logo Existo’ pelo selo Corrupio

Compartilhe

O autor aborda o selfie como elemento principal das novas relações entre tecnologia e corpo 

O selfie não é um retrato ou autorretrato convencional. Impulsionado pela indústria de smartphones, ele permite ter o objeto ‘olhar’ no bolso e retirá-lo muitas vezes, como uma adição para reiterar sua presença na cena. Partindo dessa ideia, o psicanalista Marcelo Veras fez uma análise do comportamento humano fundado nas redes sociais, principalmente no Facebook, trabalho que resultou no livro “Selfie, Logo Existo - Posts psicanalíticos baseados em fatos reais”, da Editora Corrupio. O título será lançado no dia 22 de junho (sexta-feira), às 19h, na livraria Blooks, localizada no Shopping Frei Caneca, e vai contar com sessão de autógrafos e bate-papo com o autor e a psicanalista e ensaísta Bianca Dias, autora do livro "Névoa e assobio". 

Em formato de pequenos textos e leitura fácil, Marcelo Veras lança um olhar mais demorado para as relações humanas na contemporaneidade, com a influência das redes sociais e as características das novas gerações que nasceram imersas no mundo das ferramentas digitais. Assim, ele apresenta as principais transformações sociais dos últimos anos e aponta o selfie como elemento de destaque dessa nova relação entre tecnologia e corpo.  “No mundo atual, sempre que precisar de alguém para olhar para você, você o encontrará no final de seus braços”. 

Em busca de uma linguagem mais dinâmica, a estética da obra remete ao contemporâneo, ao urbano, ao dia a dia nas grandes cidades. Recheado de fotografias em preto e branco, capturadas pelo próprio autor, desses personagens que fazem parte do cenário cosmopolita, o livro é uma provocação, tanto no seu conteúdo escrito quanto no visual, como objeto de comunicação. 

Marcelo Veras | Foto: Divulgação

Sobre o autor:

Carioca radicado na Bahia, Marcelo Veras é psicanalista, psiquiatra e fotógrafo. É membro da Associação Mundial de Psicanálise e da Escola Brasileira de Psicanálise, da qual foi diretor no biênio 2013/15. Foi diretor do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, em Salvador, e criador do Projeto Social Criamundo. Atualmente, coordena o PsiU, programa de saúde mental e bem estar da Universidade Federal da Bahia. O psicanalista também é autor do livro “A Loucura Entre Nós”, que inspirou o filme homônimo, levado às telas pela cineasta Fernanda Vareille. 

Sobre a Editora Corrupio:

Criada em 1979, em Salvador, com a proposta de publicar livros sobre culturas negras, diáspora africana e fotografia, algo incomum no mercado editorial brasileiro, hoje em expansão, a Corrupio é a mais antiga casa editorial da Bahia. O ponto de partida da editora foi Retratos da Bahia, um clássico do fotógrafo francês Pierre Verger, interessada em divulgar a vasta obra do etnólogo, dedicada às relações entre a África e a Bahia.

Assinado por Marcelo Veras, o novo título da Editora Corrupio tem 287 páginas em P&B e encadernação brochura, contendo 57 fotos do próprio autor. Até o lançamento, o livro será vendido por um preço especial no site.


Serviço:

Evento: Lançamento do livro Selfie, logo existo, de Marcelo Veras
Selo Corrupio
Local: Livraria Blooks – Shopping Frei Caneca, 3º andar – Rua Frei Caneca, 569 – 406, Consolação, São Paulo.
Data: 22 de junho (sexta-feira)
Horário: a partir das 19h
Link para venda: 
http://www.editoracorrupio.com.br/pd-58b90c-selfie-logo-existo-posts-psinaliticos-baseados-em-fatos-reais.html?ct=e95c6&p=1&s=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages