Livros lidos em maio de 2018 - Tomo Literário

Livros lidos em maio de 2018

Compartilhe


O mês de maio acabou, minha gente. Então, vamos conferir os livros lidos e um breve comentário sobre cada uma das obras.

Dom Casmurro, de Machado de Assis foi concluído em maio. O livro foi relido para participar de um debate com o grupo de leitores Devoradores de Livros. A obra de Machado de Assis é um dos clássicos da literatura brasileira e traz um dos dilemas mais questionados entre críticos e leitores: Capitu traiu ou não Bentinho? É um ótimo livro e foi muito bom poder discutir a obra com outras pessoas e compartilhar o que absorvemos da leitura. A edição que reli foi publicada pela L&PM Editores, mas utilizei na foto outra que foi publicada pela Globo Editora (a primeira que li).

Outro livro lido em maio foi Horror na Colina de Darrington, de Marcus Barcelos, publicado pela Faro Editorial. O livro conta a história de Benjamim, um jovem órfão que depois de viver no orfanato, vai para a casa do tio (na Colina de Darrington) cuidar de sua prima de cinco anos de idade. Lá eventos sobrenaturais acontecem e a trama se desenrola entre as descobertas que o personagem faz e o clima de tensão que paira no ar. Um bom livro. E terá continuação ainda em 2018. O novo livro se chama A Dança da Escuridão – nome de um poema citado no livro.

A Fraternidade, de Fernando Luiz, foi publicado pela Editora Skull e conta a história de Vladmir e Dimitri. O primeiro é herdeiro de Drácula. Dimitri vai para a universidade e se encanta com o mundo acadêmico, incluindo as festividades a que tem acesso. Numa fraternidade ele se depara com uma situação que pode colocar os segredos de Alira em risco. O jovem some e retorna como um vampiro (salvo por Vladmir que o treina). A trama se desenrola entre o passado e o presente dos vampiros e lobos e a guerra pelo poder e controle do clã vampiresco.


Para Sempre Lara, de Malu Simões, foi publicado pela The Books Editora. Eu havia feito as primeiras impressões do livro e agora pude lê-lo por completo. Conta a história de Lara, a protagonista, que depois de ter rompido um relacionamento resolve passear com as amigas na Suiça e conhecer o Lago Blausee. Esse lago tem ligação com uma lenda que é contada em sua família e passada de geração a geração. Laura conhece Christer na viagem e o romance se desenrola tendo como paralelismo as descobertas a respeito dessa lenda. Um romance bem legal para quem gosta de uma história leve e com uma protagonista divertida.

Publicado pela Luva Editora e de autoria de José Beffa, li A Província dos Ursos de Vento. Num futuro distante o planeta passa por uma situação na qual a população é canibal. O poder é controlado pela Mercalimento – um conglomerado de empresas. As pessoas que perdem a cidadania são tratadas como objeto e, portanto, sua carne deve ser consumida. Num clima distópico temos um casal (Amanda e Matheus) que descobrem que estão esperando um filho e têm de fugir para um lugar seguro – a província que dá título ao livro. Nós, leitores, acompanhamos essa jornada em que os personagens passam por situações inusitadas e de enfrentamento.

Li um livro infantil, de Leila Kato e publicado pela Editora Coerência: Uma Pinta em Nossa Vida. O livro conta a história de Pinta, uma gata que chega à família e como ela se junta aos outros animais da casa e aos seus novos donos. A Pinta é uma personagem real. E eu a conheço!


Li também uma HQ, a primeira publicada pela Editora Skull – O Colecionador de Sombras – A Dama da Lua, de Rafael Bianchini. O mundo se tornou mais sanguinário e a maldade dos homens tomou formas distintas. E há uma maldição que é carregada pelo personagem da trama. É uma leitura fácil e tem um projeto gráfico bem bacana.

De Paula Febbe, publicado de maneira independente, li Metástase. Um livro que conta a história de uma mulher mantida em cárcere e que sofre abusos. Dia a dia ela relata os acontecimentos escabrosos pelos quais passa e conta-nos sobre seu sofrimento no lugar.

O sebo Clepsidra agora tem um selo e publica livros. O primeiro foi Manfredo, de Lord Byron. O protagonista é um sábio que se entrega aos estudos proibidos das ciências ocultas. Trata-se de um poema dramático e com um tiragem limitada e conta com ilustrações reproduzidos de uma edição nova-iorquina.


Além desses, li o e-book Amantes por Acaso, de Grazi Fontes, publicado pela The Books Editora. O livro conta a história de Júlia e Thiago, um casal que se encontra ao acaso e vive uma paixão avassaladora, repleta de sexo e com as questões de uma promessa feita por Thiago a seus amigos e uma ex que atormenta o casal. É um livro hot, portanto bastante apimentado.

Lute Como Uma Garota, de Laura Barcella e Fernanda Lopes, foi publicado pela Editora Cultrix e fecha a lista de livros lidos no mês. Na obra temos o perfil de sessenta mulheres feministas que nos ajudam a compreender a história do feminismo no mundo, incluindo, quinze perfis de mulheres brasileiras. O livro é uma ótima referência para ser consultada e debatermos os assuntos inerentes à luta pelo direito das mulheres.

Bom, essas foram as leituras do mês e espero que junho renda mais boas leituras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages