[Entrevista] Leila Kato - Tomo Literário


Leila Kato é autora do livro Uma Pinta em Nossa Vida, publicado pela Editora Coerência, além de ter publicado o conto Rapaz Sorridente na antologia Arquivos do Mal. Ela falou ao Tomo Literário sobre seus livros, projetos novos, participação na Flipoços e expectativas para a Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Confira a entrevista.

Tomo Literário: Como foi o seu primeiro contato com a literatura?

Leila Kato: Foi durante a minha adolescência com a série Vagalume, que era feita para os jovens.

Tomo Literário: Rapaz Sorridente foi o seu primeiro conto publicado. Você tinha ou tem outros contos ou livros escritos, mas não publicados? Deseja publicar algum deles?

Leila Kato: Tenho dois contos escritos só esperando uma oportunidade.

Tomo Literário: Uma Pinta em Nossa Vida foi publicado pela Editora Coerência. Conte-nos um pouco sobre a história do livro e sobre a personagem, já que ela existe.

Leila Kato: Sempre gostei de animais, mas minha mãe não deixava ter em casa. Ela sempre dizia: “quando você casar e ter sua casa pode ter quantos animais você quiser”. E assim obedeci ao pé da letra. A Pinta é muito especial, trouxe muita alegria para nossa casa. O livro conta a história de como ela veio morar conosco.

Tomo Literário: Quanto tempo levou todo o processo da escrita até a publicação? Qual foi a parte mais complexa?

Leila Kato: Foi bem rápido, cerca de dois meses. O mais complexo foram as ilustrações. Primeiramente o meu filho Bruno fez os esboços e depois a Kátia Schittine, ilustradora, deu um toque profissional.

Tomo Literário: Você tem participações em antologias. O que é mais difícil: escrever contos para o público adulto ou um livro para o público infantil?

Leila Kato: Um livro para o público infantil. As crianças são muito exigentes e sinceras.

Tomo Literário: Você participou da Flipoços e estará na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Como foi a experiência e quais as expectativas para a Bienal?

Leila Kato: A Flipoços foi a primeira grande feira que eu participei. Foi maravilhoso poder apresentar a Pinta pessoalmente para as crianças. Sobre a Bienal: estou contando os dias para o dia 10 de agosto, que será a data que estarei autografando o livro na Bienal.


Tomo Literário: Teremos novos livros da Pinta?

Leila Kato: Claro! Já tenho a história, só falta publicar.

Tomo Literário: De modo geral o que te inspira a escrever?

Leila Kato: Vejo grandes autores com suas obras maravilhosas e fico com vontade de contar as minhas histórias também.

Tomo Literário: Você está preparando algum novo projeto literário? Pode nos adiantar alguma informação?

Leila Kato: A continuação da história da Pinta será feita para crianças um pouco maiores, assim elas poderão crescer junto com a gatinha.

Tomo Literário: Quais são os autores que você admira ou que de alguma forma influenciaram no seu trabalho como escritora?

Leila Kato: Não tenho escritores favoritos, mas posso citar alguns como a Maria José Dupré (A Ilha Perdida, Marcos Rey (Um cadáver ouve rádio), Monteiro Lobato, entre outros.

Tomo Literário: Que livros, de quaisquer gêneros, você recomendaria aos leitores? Está lendo algum atualmente?

Leila Kato: Gosto muito de romance e suspense. E histórias infantis, claro. Atualmente estou lendo “Eu sou Malala”, que conta a história da garota que ganhou o Prêmio Nobel da Paz, uma história muito inspiradora.

Tomo Literário: Gostaria de deixar algum comentário para os leitores do blog?

Leila Kato: Primeiramente agradeço ao Eudes por sempre estar divulgando a nossa literatura. Um recadinho para os leitores: nunca desista dos seus sonhos, por mais malucos que sejam. Obrigada pela oportunidade.


Onde comprar?

Acompanhe a escritora nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages