[Entrevista] Joyce Romano - Tomo Literário


Joyce Romano falou ao Tomo Literário sobre seu livro Glow - O Sonho Começa, publicado pela Editora Illuminare. A escritora falou também sobre seu processo de escrita, indicou uma playlist para acompanhar a leitura da obra e falou sobre outros assuntos. Confira.

Tomo Literário: Como foi o seu primeiro contato com a literatura?

Joyce Romano: O primeiro livro que li foi um livro infantil, e desde então minha tia sempre comprava livros para mim e eram cada vez maiores, e a partir daí eu comecei a ler os livros que ganhava na escola e outros.

Tomo Literário: Como e quando você decidiu ser escritora?

Joyce Romano: Eu sempre tive vontade de escrever um livro, e tinha várias ideias para enredos e personagens de fantasia e ficção científica, mas fui influenciada pelo gênero infanto-juvenil que é o gênero que mais leio atualmente.

Tomo Literário: Seu livro Glow foi publicado pela Editora Illuminare e lançado recentemente na 8ª Tarde Literária. Como surgiu a ideia do livro?

Joyce Romano: Há alguns anos atrás eu criei a Bianca (personagem) e ela é apaixonada por música e toca violino, escolhi esse instrumento porque além de eu gostar muito, sou fã de uma violinista norte americana a Lindsey Stirling, ela foi a grande inspiração por trás da história.

Tomo Literário: Quanto tempo levou todo o processo da escrita até a publicação? Qual foi a parte mais complexa?

Joyce Romano: Acredito que dois anos no total. A parte mais complexa com certeza é a publicação deixar tudo nos trâmites legais é a parte mais burocrática com certeza, a diagramação, arte final, enfim.


Tomo Literário: Seu livro tem a música como pano de fundo. Indicaria uma playlist para os leitores?

Joyce Romano: Shawn Mendes - Fallin’ all in you
Adele - Water under the bridge
Ariana Grande - Dangerous woman
Maroon 5 - Cold
Bruno Mars - Locked out of heaven

Tomo Literário: Como você vê atualmente o mercado literário, sobretudo para as escritoras?

Joyce Romano: O mercado editorial vem crescendo e dando espaço para o público feminino eu tenho muito orgulho disso como mulher, é uma grande vitória. E sei que ainda tem muito para crescer.

Tomo Literário: De modo geral o que te inspira a escrever?

Joyce Romano: Sempre que leio me sinto inspirada para escrever ou até mesmo em algum momento aleatório às vezes quando estou me preparando para dormir me vem ideias a mente sobre personagens ou enredos, e até trechos soltos da história.

Tomo Literário: Você adota algum processo para a escrita? Por exemplo, constrói ficha de personagens ou faz roteiros? Ou você é adepta de sentar e escrever?

Joyce Romano: Geralmente gosto de anotar as ideias no bloco de notas do celular e depois passo pro computador. A inspiração vem em momentos super aleatórios, eu sempre estou lendo livros novos e amo.

Tomo Literário: Você está preparando algum novo projeto literário? Pode nos adiantar alguma informação?

Joyce Romano: Sim, atualmente estou escrevendo a continuação de Glow: O sonho começa, e estou ansiosa para publicar e ver o que todos os leitores irão achar do desfecho da história.

Tomo Literário: Quais são os autores que você admira ou que de alguma forma influenciaram no seu trabalho como escritora?

Joyce Romano: Paula Pimenta, Kiera Cass, Meg Cabot entre outras.

Tomo Literário: Que livros, de quaisquer gêneros, você recomendaria aos leitores? Está lendo algum atualmente?

Joyce Romano: Recomendo muito “Tudo e todas as coisas” da Nicola Yoon, “Amor & Gelato” da Jenna Evans Welch, “Minha vida fora de série” da Paula Pimenta.

Tomo Literário: Gostaria de deixar algum comentário para os leitores do blog?

Joyce Romano: Leiam Glow: O sonho começa, e fiquem de olho nas novidades que vem por aí, tenho projetos de livros de suspense vindo e um livro de poesias inéditas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages