[Entrevista] Camila Kaihatsu - Tomo Literário


A escritora Camila Kaihatsu conversou com o Tomo Literário e falou sobre seu início na jornada literária, a organização de uma antologia em homenagem à R. F. Lucchetti, lançamento de Sociedade dos Poetas Vivos, novos projetos e mercado literário. Confira a entrevista.

Tomo Literário: Como foi o seu primeiro contato com a literatura e como você se descobriu escritora?

Camila Kaihatsu: Sempre fui uma ávida leitora desde muito cedo. Comecei com uma coleção de livros infantis que eram adaptações de contos dos Irmãos Grimm e com os gibis da Turma da Mônica. Desde a infância me descobri escritora, essa é uma área que sempre me destaquei e tive aptidão.

Tomo Literário: Você está organizando a antologia O Mundo Fantástico de R. F. Lucchetti, que será publicado pela Coerência. Como surgiu a ideia da antologia?

Camila Kaihatsu: Sou uma grande fã do trabalho do Mestre Rubens Francisco Lucchetti. Eu tive a honra em tê-lo como prefaciador da antologia “A Sociedade dos Corvos”, organizada por mim e também publicada pela Coerência. A ideia para a antologia nasceu da vontade de prestar uma homenagem a ele. É um grande nome da nossa literatura e que merece o reconhecimento das novas gerações.

Tomo Literário: Sociedade dos Poetas Vivos será lançado na Bienal (junto com O Mundo Fantástico de R. F. Lucchetti) e foi publicado pela Editora Coerência. Fale-nos sobre o livro. Como está a expectativa para o lançamento das duas obras?

Camila Kaihatsu: A Sociedade dos Poetas Vivos é um projeto que idealizei a fim de resgatar a poesia no Brasil. Esse gênero literário já teve tempos áureos e hoje tem um público mais específico. A antologia é formada por poemas sobre sentimentos, os mais variados sentimentos: amor, tristeza, gratidão, dor, entre outros. Alguns poemas são ilustrados e o prefácio é assinado pelo Geffo Pinheiro do Relicário de Expressões. A expectativa para o lançamento das duas obras está bem alta. Amei realizar cada um desses projetos. Eu amo a poesia, minha primeira publicação foi uma poesia numa antologia e o meu primeiro livro, o Retalhos, é um livro de poemas, então a Sociedade dos Poetas Vivos é muito especial para mim. E em relação ao Mundo Fantástico de R. F. Lucchetti, não há palavras para descrever a emoção que é poder homenagear esse ficcionista (como ele prefere ser chamado) e amigo que admiro tanto.

Tomo Literário: Você tem participações em algumas antologias. Qual conto você destaca como aquele que melhor define o seu estilo literário?

Camila Kaihatsu: Eu acho que o meu poema Pombo-Correio da Meia-Noite, minha primeira publicação numa antologia, define o meu estilo. Ele trabalho traz consigo a poesia e o horror.

Tomo Literário: Retalhos: Almas em Versos foi o seu primeiro livro. O que mudou no seu processo de escrita de lá até hoje?

Camila Kaihatsu: A minha escrita amadureceu tanto na forma quanto na temática. Acho importante esse processo constante de evolução.


Tomo Literário: Como você vê atualmente o mercado literário, sobretudo para as escritoras? 

Camila Kaihatsu: Apesar das dificuldades que os autores iniciantes ainda enfrentam, há muitas possibilidades para os autores se inserirem no mercado literário, tais como: antologias, plataformas digitais e autopublicação na Amazon. Acho que as escritoras conquistaram bastante espaço na literatura, mas acredito que há muito para conquistar ainda.

Tomo Literário: De modo geral o que te inspira a escrever?

Camila Kaihatsu: Coisas do cotidiano, que eu vejo ou leio sobre, músicas, entre outros. Em contrapartida, o fantástico, o mistério e o horror também me inspiram.

Tomo Literário: Além de escrever, quais são suas outras paixões?

Camila Kaihatsu: A dança. Eu sou bailarina clássica e de jazz. O ballet clássico entrou muito cedo na minha vida, comecei aos 5 anos e nunca mais parei.

Tomo Literário: Você está preparando algum novo projeto literário? Pode nos adiantar alguma informação?

Camila Kaihatsu: Sim. Já tenho planos para o segundo volume da antologia “A Sociedade dos Corvos” e estou trabalhando no romance “Valentina” e no livro de poemas “Reflexos”.


Tomo Literário: Quais são os autores que você admira ou que de alguma forma influenciaram no seu trabalho como escritora?

Camila Kaihatsu: Clarice Lispector, Edgar Allan Poe, Vinicius de Moraes e R. F. Lucchetti. Vinicius de Moraes é minha influência na poesia, na verdade, ele foi um dos meus primeiros contatos com a poesia. Edgar Allan Poe e R. F. Lucchetti me influenciam nas histórias de horror e mistério. Clarice Lispector é minha autora favorita, almejo algum dia chegar ao nível de sua escrita visceral.  

Tomo Literário: Que livros, de quaisquer gêneros, você recomendaria aos leitores? Está lendo algum atualmente?

Camila Kaihatsu: Eu recomendaria os livros: Perto do Coração Selvagem (Clarice Lispector), Os Dados Estão Lançados (Jean-Paul Sartre), A Mulher Desiludida (Simone de Beauvoir) e Noite Diabólica (R. F. Lucchetti). Atualmente estou lendo o livro Neve Negra do escritor brasileiro Santiago Nazarian.

Tomo Literário: Gostaria de deixar algum comentário para os leitores do blog?

Camila Kaihatsu: Gostaria de convidar todos os leitores do Tomo Literário a me conhecer na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Estarei no dia 5 de agosto, às 14h é a sessão de autógrafos da “Sociedade dos Poetas Vivos” e às 18h é a sessão de “O Mundo Fantástico de R. F. Lucchetti”, o estande da editora Coerência é o N058. Espero todos lá!!!

Conheça os livros da escritora:


Retalhos: Almas Em Versos
Disponível na Fnac.


A Sociedade dos Corvos
Disponível na Saraiva.


Sociedade dos Poetas Vivos
Disponível na loja da Editora Coerência.


O Mundo Fantástico de R. F. Lucchetti


Publicações no Wattpad:

A História de Major Tom:


Pombo-Correio da Meia-Noite:

Publicações no Maldohorror:

Acompanhe a escritora nas redes sociais:

O Mundo Fantástico de R. F. Lucchetti: https://www.facebook.com/omundofantasticoderflucchetti/


Wattpad: @CBKaihatsu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages