A Filosofia de Merlí - Héctor Lozano e Rebecca Beltrán - Tomo Literário

A Filosofia de Merlí - Héctor Lozano e Rebecca Beltrán

Compartilhe


A série apresentada pela Netflix, Merlí, tem como protagonista o professor Merlí Bergeron, que tenta de todas as formas (pouco ortodoxas) apresentar para a sua turma de alunos adolescentes os grandes pensadores da humanidade. Mesmo com a crítica dos outros professores e da direção do colégio ele consegue trazer para o cotidiano dos jovens os pilares da filosofia como Sócratres, Platão, Nietzsche, Schopenhauer, entre outros.

O livro A Filosofia de Merlí – O livro interativo da série e centenas de questões para você pensar – foi escrito por Héctor Lozano (o criador da série) e Rebecca Beltrán. O lançamento da obra aconteceu em junho de 2018 pela Faro Editorial no Brasil e a tradução foi realizada por Mirian Ibañez. A publicação não tem numeração nas páginas que divertem e fazem refletir.

Para um leitor desavisado, que não saiba da existência da série, o livro por si só já traz um panorama interessante de interatividade, que vai permitir a quem o ler perceber claramente as nuances de aplicação da filosofia no cotidiano. Por meio de questões e atividades que são lançadas aos leitores, estes podem refletir sobre o tema, responder no espaço reservado e vivenciar um momento de reflexão.

Um dos grandes questionamentos que nos resta durante o aprendizado da filosofia na escola é: o que ficará de efetivo para a vida? Possivelmente, percebendo por meio da série ou do livro as ligações com os filósofos, a filosofia torne-se mais atrativa para jovens e, não só para eles, mas para todo o público leitor.

A proposta do livro é provocar e também trazer as vertentes filosóficas para aplicação na vida cotidiana, com informações, atividades e questões que nos são lançadas.

Confira algumas indagações que fazem parte do livro:

“Quando alguém passa dos limites porque está injuriado, você trata de perdoar a pessoa ou, mesmo assim, acredita que ela deveria ter se controlado?”

“Você acha que sempre deve ser sincero ao expressar seus sentimentos ou sempre há coisas que é melhor guardar para si?”

“Você já sentiu que não faz parte do mundo? Que nada ao redor tem a ver com você? Quando?”

“Quem você teima em convencer sobre coisas que sabe que a pessoa não entenderá?”


Algumas passagens da obra tem uma ligação direta com a série, trazendo referências de cenas e/ou personagens ou ainda de situações vivenciadas por eles. No entanto, isso em nada prejudica o entendimento e a leitura. As referências tornam mais prazerosa as atividades para quem acompanhou a série, porque trazem detalhes e até apontam algumas curiosidades. Para quem não assistiu, não há nenhum prejuízo e instiga a vontade de ver os episódios. E se em nada tocar no que refere-se ao fato de querer assistir à série televisiva, vai valer pelo teor filosófico.

A filosofia, como dito anteriormente, é o fio condutor, daí passamos pelos peripatéticos, Platão, Maquiavel, Aristóteles, Michael Focault, Guy Debord, Epicuro, os céticos, os sofistas, Hume e Nietzsche.

O livro é interessante, traz uma pegada divertida para quem com ele interage, tem provocações que nos levam a refletir sobre o que pensamos e porque assim pensamos, bem como porque agimos desse ou daquele modo.

Não podemos deixar de mencionar também o excelente trabalho gráfico da Faro Editorial que dá um toque especial nas interações e torna tudo mais lúdico. Está um livro daqueles em que é possível aprender se divertindo.

Sobre os autores


Héctor Lozano nasceu em Sabadell, na Espanha. É amante do Cinema, estudou Teatro e trabalha em TV. Quando criança era viciado em seriados e começou a escrever roteiros após terminar os estudos no Instituto de Teatro de Barcelona. Merlí nasceu após uma conversa informal que Héctor teve com um amigo professor, é a série que ele gostaria de ter assistido no seu tempo de escola.


Rebecca Beltrán nasceu em Ibiza, na Espanha. Mudou-se para Valência, onde se formou em Jornalismo, e depois para Barcelona, onde estudou Teoria da Literatura e Literatura Comparada. Trabalha há mais de quinze anos no mercado editorial e participa de projetos que já foram traduzidos para mais de dez idiomas.

Ficha Técnica

Título: A Filosofia de Merlí
Escritor: Héctor Lozano e Rebecca Beltrán
Editora: Faro Editorial
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-9581-022-8
Ano: 2018
Assunto: Filosofia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages