Horror na Colina de Darrington – Marcus Barcelos - Tomo Literário

Horror na Colina de Darrington – Marcus Barcelos

Compartilhe


Horror na Colina de Darrington, do escritor Marcus Barcelos, foi publicado pela Faro Editorial em 2016. Antes de chegar à casa editorial o livro foi publicado no Wattpad e venceu o Prêmio Internacional Wattys, com mais de 1 milhão de leituras.

Benjamin Francis Simons viveu num orfanato desde muito pequeno. Em 2004 ele deixa o lar em que passou sua vida e vai morar na casa de parentes que passam por um momento bastante turbulento. Sua tia estava acamada, seu tio trabalhava demais e ele passou a cuidar de sua prima Carla, uma garotinha de cinco anos de idade. Até aí nenhum elemento que possa levar-nos à suspeição de que algo tenebroso pode vir a acontecer. Excetuando-se o fato de termos um órfão que só é chamado para viver na casa do tio quando este precisa, a situação não parece trazer nenhum desconforto aos personagens.

É na casa do tio, que fica na Colina de Darrington, em South Hampton, que o jovem Ben passa a viver. Ali alguns eventos estranhos aconteceram. Benjamin Simons percebe que há algo de esquisito quando sua prima conta sobre uma mulher e um homem que ela vê. O que parecia uma simples brincadeira de criança com um amigo imaginário vai tomando outros aspectos. Naquela residência há muito mistérios e tudo vai se tornando cada vez mais real, portanto mais próximo do protagonista. Aqui então, estão dados os elementos que vão nos levar pela trama e as nuances de suspense e terror que serão tratadas.

Ben nos conta essa história que teria se passado há onze anos em relação ao período no qual nos descreve as cenas. Sua narrativa é feita no ano de 2015. Ele declara que tais eventos mudaram a sua vida. Os acontecimentos o transformaram numa pessoa “cheia de dúvidas, medos e  paranoias”. Antes de começarmos o primeiro capítulo o personagem diz ainda que os acontecimentos mudaram sua perspectiva de vida para sempre o que o faz duvidar de sua própria sanidade, além de deixá-lo temerário em relação a sua segurança.

O livro tem uma trama que mescla suspense, mistério e terror. Os eventos vão sendo revelados aos poucos sem deixar de lado as ações e reviravoltas que vão nos pegando na leitura. Os capítulos são curtos e as cenas são objetivas.

Benjamin é um personagem crível e que lança-se numa jornada heroica. Passa pelo estágio do medo, da negação em relação aos fatos que se apresentam, da constatação de que os eventos de fato ocorrem, enfrenta problemas que vão além do terror por ele “imaginado” e precisa encarar desafios a partir de suas revelações. É uma trama simples, no entanto bem traçada e que vai nos deixando presos em querer revelar o que há por trás dos acontecimentos nebulosos que cercam Ben e aquela residência na colina.

Carla, a pequena prima, é uma personagem enigmática, assim como o tio de Benjamin. A tia, que está acamada, assume um plano secundário. Vale dizer ao leitor, no entanto, que todos os personagens assumem um papel importante dentro das revelações que vão sendo feitas ao longo da história. Bem como há personagens que surgem e vão dando sentido e conexão aos eventos.

Interessante notarmos que algumas inserções que temos nos capítulos, como arquivos de departamento de polícia, recortes de notícias de jornais, transcrição de prontuário médico e de áudio, entrevista em uma revista e até um poema, constituem-se como elementos que ligam os pontos da história e clarificam as ocorrências sobre os eventos nefastos que acontecem. Além de ter uma narrativa dinâmica, o que torna a leitura rápida e agradável, sem truncamentos.

Do ponto inicial da trama até a página final os elementos são bem amarrados e deixam um gosto de continuação. A propósito, esta será publicada em 2018 sob o título de Dança da Escuridão – o mesmo de um poema citado em Horror na Colina de Darrington.

O livro, apesar de ser de terror, tem um ar juvenil e que casa bem com o público que procura um estilo de terror menos psicológico e menos carregado de sangue. Não que não existam passagens capazes de nos levar por esses meandros. Mas o estilo da narrativa usada na trama dá um ar de aventura para a jornada enfrentada por Benjamin. Recomendo, por exemplo, para leitores que querem se aventurar no gênero de terror, mas que ainda tem medo.

Horror na Colina de Darrington é um bom livro e ficamos ansiosos pela leitura da continuação da história. Há, decerto, um gancho muito bom no final do livro que tem total conexão com o início da obra (o leitor perceberá). Vale destacar aqui também o projeto gráfico da Faro Editorial que foi primoroso e que traz ilustrações que enriquecem o conteúdo.

Marcus Barcelos | Foto: Sérgio Santonian
Sobre o autor:

Marcus Barcelos nasceu no Rio de Janeiro, onde mora até hoje. Graduando em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá e estudante de Roteiro Cinematográfico, é ávido por literatura e começou a escrever aos dez anos de idade. Encontrou nas histórias de terror a sua paixão e têm como inspiração os grandes mestres Stephen King, H. P. Lovecraft e Edgar Allan Poe. Marcus também é um dos Embaixadores Internacionais da plataforma Wattpad no Brasil, onde conta com milhares de seguidores, leitores de seus trabalhos. Além de literatura, Barcelos é apaixonado por esportes: é treinador de Boxe Inglês da Federação do Estado do Rio de Janeiro, atleta de CrossFit e surfista.

Ficha Técnica

Título: Horror na Colina de Darrington
Escritor: Marcus Barcelos
Editora: Faro Editorial
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-62409-79-0
Número de Páginas: 142
Ano: 2016
Assunto: Ficção brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages