História do Universo – Edmac Trigueiro - Tomo Literário

História do Universo – Edmac Trigueiro

Compartilhe


História do Universo, de Edmac Trigueiro, foi publicado pela Novo Século em 2011 (172 páginas).

Falar sobre ciência para o grande público sem cair na armadilha da linguagem técnica e do uso de palavras que travam o entendimento para quem não está habituado, deve ser uma tarefa árdua. Edmac Trigueiro consegue nos apresentar a história do universo com uma linguagem objetiva, clara e acessível. Como destacado na orelha do livro “uma enorme gama de textos científicos” foram consultados para que se produzisse o conteúdo e pudesse contar a História do Universo. Portanto, tudo que nos é apresentado pelo autor é embasado.

O título História do Universo não é por acaso e não está esvaziado. O autor nos dá um livro de História, traçando a trajetória do surgimento do universo. O leitor passará pelos seguintes capítulos: Em busca da partícula elementar do Universo; Os precursores de Isaac Newton e Albert Einstein; Newton, Einstein e a Teoria Gravitacional; Newton e Einstein: um olhar pessoal; A composição do Universo; A origem do Universo, Em busca de uma teoria final de tudo; Somos Especiais?. E no fim da obra há toda a bibliografia consultada.

Edmac Trigueiro foi instigado a fazer o livro para refletir sobre a origem da vida, do homem e, consequentemente do universo, que é o que temos retratado nessa publicação. Nas páginas do livro vamos conhecer desde a descoberta do próton, nêutron e elétron até avançar para a ligação entre esse mundo microscópico que é esmiuçado no primeiro capítulo e sua ligação com o Universo.

Isaac Newton e Albert Einstein – considerados os dois maiores físicos – estão presentes na história pela grande importância de suas teorias. Um dos capítulos destina-se a falar sobre a Teoria Gravitacional que foi compreendida por Newton e que teve acréscimos efetuados por Einstein.

“É como se Newton tivesse dado a seguinte explicação: o que determina a órbita da Terra em torno do Sol é a massa do Sol. Ao que Einstein teria replicado: é verdade, só que isso ocorre dessa forma por casa da deformação que o Sol provoca no tecido do cosmos.”

Os componentes do Universo e a imensidão do cosmos também são abordados. Vemos, portanto, desde os elementos químicos que formam o universo e que são conhecidos e classificados pela humanidade até galáxias, planetas, sistemas planetários, luas, asteroides, cometas e outros objetos celestes. O Universo, do qual fazemos parte, é “aberto, infinito e se expandirá para sempre”.

E o Big Bang? Certamente você já ouviu falar sobre ele nos tempos escolares. A teoria mais aceita para explicar o surgimento do universo não poderia faltar na obra.

“O Big Bang é o princípio do tempo e do espaço, o princípio do Universo, nada existindo antes dele. Logo após o Big Bang, o Universo começa a expandir-se e seu volume total passa a aumentar continuamente.”

Tudo nos é contado como num livro de História. As bases teóricas, bem como dados que clarificam o entendimento e as explicações acrescentadas pelo autor, facilitam a leitura. A mente curiosa do autor nos brinda com um bom livro, que serve de complemento para as matérias de física, química e biologia do ensino médio, bem como auxilia o grande público a saber mais sobre o surgimento do universo, explicado a luz da ciência, mas sem os termos complexos que criam uma barreira entre os leigos e cientistas.

Não é um livro de ficção, vale ressaltar, ainda que esteja claro nos apontamentos feitos acima. O objetivo de trazer luz sobre a história do universo é alcançado com sucesso pelo autor.

Recomendo a leitura.

Sobre o autor:

Edmac Lima Trigueiro reside em Fortaleza com a esposa e três filhos. É bacharel em Direito, com especialização em estrado pela Universidade Federal do Ceará. Foi bolsista BNB (1984-1986), servidor da justiça federal (1993-1995), Promotor de Justiça (1996-1999) e Procurador da República (1999), sempre ingressando por concurso. Nas horas vagas dedica-se à prática de esportes e aos estudos das questões fundamentais das origens (do universo, da vida, do homem).

Ficha Técnica

Título: História do Universo
Escritor: Edmac Trigueiro
Editora: Novo Século
Edição: 1ª
Número de Páginas: 172
Ano: 2011
Assunto: Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages