Dênisson Padilha Filho lança novo livro em Salvador - Tomo Literário

Dênisson Padilha Filho lança novo livro em Salvador

Compartilhe


Um texto enxuto e ao mesmo tempo recheado de poesia. Uma narrativa veloz e fatalista que arrebata a atenção do leitor. Assim pode ser resumido Eram olhos enfeitados de Sol (Penalux, 2017, novela), sexto livro do escritor Dênisson Padilha Filho que será lançado em Salvador no dia 19 de julho, quarta-feira, às 19h, no Lebowski Pub, rua da Paciência, 127, Rio Vermelho.

Com apresentação do escritor Luís Pimentel, o livro narra em fluxo de consciência a história de um homem que volta à sua pequena cidade natal para assumir a herança de uma madeireira em falência. A certa altura a trama assume ritmo de thriller, pois tudo se transforma para o protagonista. Nesse exercício, o narrador convoca o leitor não só à diversão com a história, mas à inquietação de visitar, cada um, suas próprias feridas. “Procurei não só contar uma história que fizesse parte de nossas existências, mas, sobretudo, que reinventasse a palavra. É muito importante para mim inaugurar novos sentidos. Literatura é isso, a onipotência da palavra", afirma o autor.

Com quase vinte anos de carreira, transitando entre gêneros que variam do conto ao romance, Dênisson é um dos autores de sua geração que mais tem amadurecido em sua trajetória literária, iniciada em 1999. Em 2015, ele foi vencedor de um prêmio nacional de literatura promovido pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu-PR, que contou com inscrições de autores de doze países. No ano passado, ele também foi selecionado pelo edital Grafias Eletrônicas, projeto da Fundação Cultural do Estado da Bahia e Irdeb que difundiu o trabalho de artistas da palavra por meio do vídeo e de outras tecnologias.


Trecho de Eram olhos enfeitados de sol:

“Ali todos vivem como zumbis, tentando se salvar até o dia seguinte, mitigar uma dor atávica que já nem sentem mais. Não há nada de especial nessa minha gente, ela apenas suporta de mansinho esse banimento, como eu, como você; e o que Vega queria era me chamar pra vida. Sim, porque eu estava atolado num vilarejo nada sensual (essa porra de lugar não é a maquete do mundo?), cercado de olhos mortos e ela me surgiu, a encarnação de um sonho, me chamando pra dançar no fogo”.

Foto: Renata Rocha
Sobre o autor:

Dênisson Padilha Filho (1971) nasceu na Bahia. Escritor e roteirista de audiovisual. É mestre em Cultura e Sociedade pela UFBA. É autor de Trilogia do asfalto (P55, 2016, contos), O herói está de folga (Kalango, 2014, contos), Menelau e os homens (Casarão do Verbo, 2012, contos e novelas), Carmina e os vaqueiros do pequi (2003, romance) e Aboios celestes (1999, contos). Participou de algumas antologias e tem textos publicados em diversas revistas literárias.

Outros trabalhos podem ser consultados em:
                                                          
Serviço:

Lançamento de Eram olhos enfeitados de Sol (Penalux, 2017, novela), de Dênisson Padilha Filho.
Onde: Lebowski Pub | Beer Music Art. Rua da Paciência, 127, Rio Vermelho
Quando: 19 de julho, quarta-feira, às 19 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages