Relacionamentos abusivos – Por trás das chamas - Tomo Literário

Relacionamentos abusivos – Por trás das chamas

Compartilhe


Uma em cada três mulheres afirma já ter sofrido algum abuso psicológico, verbal ou físico. De acordo com a pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mais de 500 mulheres foram agredidas fisicamente por hora, em 2016, no Brasil. Este número é ainda maior quando se trata de violência verbal e psicológica. Ainda segundo a pesquisa DataSenado 2013, as mulheres jovens são as maiores vítimas de relacionamentos abusivos, sendo que alguns casos iniciam cedo, ainda na fase do namoro.

Mas o que é um relacionamento abusivo? Uma relação abusiva é aquela onde predomina o excesso de poder sobre o outro. Esse tipo de comportamento tem início de modo sutil até ultrapassar os limites. O comportamento abusivo pode ocorrer no âmbito emocional, verbal, físico e até mesmo sexual.

Os principais indicativos de um relacionamento abusivo são:
- ciúme e possessividade em exagero;
- controle sob as decisões e ações do parceiro;
- isolamento do parceiro até mesmo do convívio com amigos e familiares;
- violência verbal e/ou física; e
- pressionar ou obrigar o parceiro a ter relações sexuais.

A Editora do Brasil tem em seu catálogo o livro Por trás das chamas, de Luís Dill. A publicação conta a história de Verônica, uma garota de 15 anos, que está passando férias no litoral gaúcho. É lá que ela conhece Diego, um garoto um pouco mais velho que, desde o início, tenta conquistá-la. Aos poucos ela se apaixona, e o romance recebe o apoio das amigas. Enquanto vive novos sentimentos e descobertas, muitas delas relacionadas à sexualidade, Verônica descobre que alguém a filmou beijando Diego e colocou o vídeo na internet, o que a deixa assustada e furiosa, querendo descobrir quem fez isso. É nesse contexto de descobertas, suspeitas e situações novas e intensas que ela entenderá melhor o que sente, os amigos que tem e o funcionamento de certas relações.

O livro a que nos referimos pode ser um ótimo instrumento para ajudar pais, educadores e jovens a lidar com casos de relacionamentos precoces e abusivos. Fica a dica!

Sobre o autor: 

Luís Dill é formado em Jornalismo pela PUC-RS. Como jornalista já atuou em assessoria de imprensa, jornal, rádio, televisão e Internet. Atualmente é produtor executivo da Rádio FM Cultura, na capital gaúcha onde reside. Como escritor, estreou em 1990. Possui 50 livros publicados, além de participações em diversas coletâneas. Também é colaborador de jornais e de revistas. Já foi finalista de prêmios literários e alguns de seus títulos receberam o selo Altamente Recomendável, da FNLIJ.

Sobre a Editora do Brasil:

Fundada em 1943, a Editora do Brasil atua há mais de 70 anos com a missão de mudar o Brasil por meio da educação. Como empresa 100% brasileira, foca a oferta de conteúdos didáticos, paradidáticos e literários direcionados ao público infantojuvenil. Foi fundadora da CBL, SNEL, FNLIJ, IPL e da Abrelivros. Os títulos estão disponíveis para comercialização por meio da loja virtual da Editora Brasil (http://www.editoradobrasil.com.br/lojavirtual/) ou nas lojas físicas, em São Paulo (Rua Conselheiro Nébias, 887 – Campos Elíseos, São Paulo - SP), Rio de Janeiro (Rua do Bispo, 150 - Rio Comprido-RJ) e Natal (Rua dos Caicós, 1533 – Alecrim, Natal- RN).

Um comentário:

  1. Eu ainda não entendi essa parte de ser um relacionamento abusivo o de Diego e Verônica...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages