Outrora: Crônica de uns dias perdidos – Jayme Mathias Netto - Tomo Literário

Outrora: Crônica de uns dias perdidos – Jayme Mathias Netto

Compartilhe


“A vida é uma constante descontextualização das diferentes respostas possíveis.”

O livro Outrora: crônica de uns dias perdidos, é o primeiro do escritor Jayme Mathias Netto e foi publicado pela Editora Multifoco em 2016 (136 páginas).

O personagem-narrador, Marcel, deixa registrado os aforismos de seu mestre. Tais aforismos tratam de arte, escrita, vaidade, mentira, beleza e outros temas que são caros aos seres humanos.

O livro não é uma história linear. É, como o próprio prefácio revela, “uma obra de confissão”. O pensamento de Marcel Leônidas Padilha, exposto por meio da escrita dá a expressividade de quem fala e cruza suas lembranças e reflexões. De certo modo parece ser uma conversa com o leitor. Uma conversa feita em tom confessional.

Marcel tem em Assis de Sá Carneiro um mestre, como mencionado acima. Ao prefaciar os seus escritos conclui que agora sabe que seu mestre é sua própria letra. É por meio da escrita que reúne aquilo que falava com Assis. A palavra escrita é seu meio de se expressar para o mundo.

No texto o leitor vai se deliciar com apontamentos, pensamentos e expressões sobre escrita e relações, sobre o pensar e o agir. A filosofia está presente: ora explícita, ora camuflada pelas inquietações dos personagens. A arte se apresenta, demonstrando muito do que aflige aos artistas, que buscam por meio de sua obra revelar o seu modo de ver o mundo, de fazer sua crítica ou mesmo de alcançar o entendimento de si por meio da arte que produz.

“A mente indecisa entre o desespero e o sucumbir, estremece, busca o colapso, avisa tal qual chama sutil que sua hora já era.”

É perfeitamente possível ao leitor voltar-se apenas para as poesias do livro, que por si só já valeriam a leitura. Depois que li integralmente o livro reli algumas das poesias que constam na publicação. Outrora: Crônica de uns dias perdidos pode agradar também quem quer apenas e tão somente a prosa. A leitura do livro de Jayme Mathias Netto na íntegra torna tudo ainda mais agradável.

Por meio de seus personagens, pseudônimos usados pelo autor, vê-se a explanação do próprio autor que é poeta, pintor, escritor, filósofo e artista. Essa gama de atividades que desenvolve está claramente presente na obra. Por meio dos textos dos personagens fala, possivelmente, o próprio autor. É a voz do artista que precisa manifestar que se lança nos personagens que construiu. As ilustrações que constam da obra também são de autoria de Jayme Mathias.

Marcel já não fala, escreve. E o escrever revela dele o distanciamento das relações, mas por certo que faz com que o leitor se reconecte com outras digressões. A linguagem é um tema fortemente presente nas explanações do personagem, o que nos leva a ter na narrativa as impressões sobre a linguagem escrita, falada e, por que não dizer, da arte como linguagem.

O mesmo personagem que se sente distanciado é o que vê em Clara o seu amor, posto que com ela revela que se sente leve.

Vários insights e reflexões surgem com a leitura. O homem, esse humano, vive em busca de compreender a si mesmo, embora por vezes nem se dê conta disso.

“... o mundo se divide naqueles que fingem muito bem que a resposta deu certo e aqueles que não suportam tal fingimento, sabem que boa parte dos problemas humanos são frutos de convenções humanas...”

Prosa, poesia, filosofia... um vagar de pensamentos que se revelam ao leitor por meio dos personagens Marcel Leônidas e seu mestre Assis de Sá Carneiro. O primeiro tem a necessidade da escrita; precisa fazê-lo para conseguir no que escreve a compreensão de si, dos fatos. O segundo deixou ao primeiro lições que provocam reflexão. 

Um ótimo livro que agrada pela forma com que as palavras foram trabalhadas, colocando o leitor em contato com a maneira com que o próprio personagem lida com a linguagem.

 “A falta de silêncio te suplico,
preciso de poesia.”
Foto: Reprodução

Sobre o autor

Jayme Mathias Netto é um escritor brasileiro nascido em Fortaleza – CE. Hoje expressa-se buscando potencialidades das várias formas artísticas. Vem construindo atualmente uma tese na filosofia, para repensar a linguagem. Seu grande interesse pelo conhecimento e pela arte formam um duplo movimento de entendimento e expressão para aqueles que amam incondicionalmente o fato de estar vivo.

Ficha Técnica

Título: Outrora: Crônica de uns dias perdidos
Escritor: Jayme Mathias Netto
Editora: Multifoco
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-92589-56-1
Número de Páginas: 136
Ano: 2016
Assunto: Literatura brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages