O Encontro - Eduardo Moreira - Tomo Literário

O Encontro - Eduardo Moreira

Compartilhe


Sinopse

Neste romance filosófico, Eduardo Moreira conta a história de Jonas, um jovem bem-sucedido do mercado financeiro, com um alto cargo numa multinacional em Nova York. Vive para o trabalho e seu ritmo é frenético. Não tem tempo para nada, nem para a família, nem para si. Até que um grave acidente o faz parar. Parar e refletir sobre os seus caminhos, as escolhas, a carreira e o trabalho, o amor, enfim, sobre a vida. Numa linguagem cinematográfica, o autor nos convida a pensar, filosofar e nos questionar sobre diversos assuntos. São perguntas que todos nós fazemos, fizemos ou ainda faremos em algum momento da nossa jornada: Quem realmente sou? O que me deixa feliz? O que busco na vida? 

________________________________

Jonas é um executivo do ramo financeiro, bem sucedido em sua carreira. O trabalho consome todo o seu tempo. Aos 35 anos, sendo um dos dez executivos mais importantes do banco, mora nos Estados Unidos e não tem tempo para dedicar a sua vida pessoal, afetiva e familiar.

Com sua vida tomada pelo trabalho, os dias de férias são escassos, resumindo-se a rápidas visitas a seus pais, moradores da cidade de Campinas no interior de São Paulo. Embora não saísse para se divertir, com seus clientes a situação era completamente diferente. Com sua função executiva na divisão de vendas do banco, faz parte de suas tarefas levar clientes para se divertirem. Jonas tinha sua próxima viagem marcada dentro de alguns dias. Viajaria até Campinas para reencontrar os pais e celebrar com eles o Natal.
“As últimas palavras de seu pai no dia anterior não lhe saíam da cabeça. ‘Você não pode deixar essa vida louca virar sua dona’’, e logo em seguida: ‘Cuide-se, por favor’. De alguma forma, o pai parecia saber que algo lhe aconteceria.”
Após uma noite em que exagerara na bebida, Jonas acorda atrasado para ir ao trabalho. E numa dessas peças que a vida nos prega, ele é atropelado por um táxi e fica em estado grave.A partir de seu acidente, vivenciamos com o personagem a história de um homem que, em coma induzido, vive em seu transe grandes descobertas sobre si mesmo e sobre a vida. Jonas encontra-se com sua família, com o amor e consigo mesmo.

“O Encontro” foi o primeiro contato que tive com o  autor Eduardo Moreira, que o escreveu em 21 dias, conforme menciona no capítulo zero do livro, que substitui a introdução. Adquiri o livro junto com exemplares de outros autores que estavam na minha lista de leitura. Fui atraído pela sinopse do livro publicado pela Editora Record, comprei e li em dois dias. Um bom livro.

Interessante observar que Eduardo, o autor, sofrera dois acidentes em 2012. Sua história de superação após os acidentes foi contada em outro livro, denominado “Encantadores de Vida” (ainda não tenho e não li), que vendeu mais de 100 mil exemplares.
“... Afinal, pesou, é sempre melhor um fim horroroso do que um horror sem fim.
            Assim que chegou em casa, pegou uma folha de papel, uma caneta e escreveu:
            Preciso descobrir:
            - Quem realmente sou?
            - O que me deixa feliz?
            - O que busco da vida?
            Jonas, dezembro de 2012.
Estava cansado e pronto para começar uma nova fase. Decidiu, então, que iria dormir. Preparou uma sopa instantânea, tomou um copo de leite e foi para o quarto. A dor de cabeça voltara, e sentia uma coceira incômoda na perna esquerda, na altura da canela. Deveria ser fruto do dia confuso, especulou. Amanhã acordaria melhor. Fechou os olhos e rapidamente adormeceu.
No meio da noite teve um sonho estranho, no qual pessoas que não conseguia reconhecer olhavam para o seu rosto e gritavam: ‘Reaja, reaja!’ Acordou assustado e olhou para o relógio. Eram ainda 21h30. Aquele deveria ser mais um sinal. Preciso reagir e mudar radicalmente essa vida que está acabando comigo, pensou. Minha nova vida começa amanhã!, concluiu.
E logo voltou a dormir.”

O assunto presente em “O Encontro” nos leva ao questionamento sobre a nossa própria existência, de maneira filosófica. 

Boa leitura!

Ficha Técnica
Título: O Encontro
Escritor: Eduardo Moreira
Editora: Record
ISBN: 978-85-01-03637-7
Número de Páginas: 222
Edição:
Ano: 2014
Assunto: Romance Brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages