Miss Marple - Personagem de Agatha Christie - Tomo Literário

Miss Marple - Personagem de Agatha Christie

Compartilhe
Seu nome é Jane Marple, mais conhecida como Miss Marple. Uma velhinha solteirona que mora na pequena aldeia inglesa de St. Mary Mead. Trajando suas vestes simples, cuida de suas plantas e faz tricô. Sua aparência em nada lembraria os famosos detetives dos livros, séries ou filmes.
Algumas capas publicadas no Brasil
A primeira aparição de Miss Marple foi em “Os Treze Problemas”, publicado em série na Revista Sketch. Já o primeiro livro em que a idosa apareceu foi em “Assassinato na Casa do Pastor”, publicado em 1930. Agatha Christie afirmava que a personagem tinha certa inspiração em sua avó. Miss Marple muda sua característica rabugenta, notada em sua primeira aparição. Ao longo do tempo vai se tornando mais amável e agradável aos leitores, conquistando a simpatia do público.

No primeiro título em que ela aparece é descrita assim por outro personagem:
"Miss Marple é uma senhora idosa, de cabelos brancos, muito suave e simpática..Miss Marple é a mais perigosa."
Joan Hickson interpretou Jane Marple na série da BBC 1984-1992.
É considerada a mais fiel ao caráter original.
Sem ter casado e sem ter filhos, o sobrinho de Jane é o único parente vivo, um famoso autor chamado Raymond West que subestima a inteligência e a sagacidade de sua tia.

Na solução de crimes a personagem usa sua mente lógica e afiada. Não usa somente de sua inteligência, mas também do lado negativo que o vilarejo em que mora lhe ensinou acerca dos homens. Para ela, todo e qualquer crime, não importa onde aconteça, lembra algum fato que aconteceu na pequena vila. Jane também fez cursos de arte e tem noções de anatomia. Miss Marple tem como lema “nada é o que parece

Ela não pertence a nobreza ou a aristocracia inglesa, mas sente-se em casa com as pessoas. Embora seja uma senhora aparentemente frágil e delicada, não se intimida diante dos crimes difíceis que lhe são apresentados.

A simpática anciã aparece em doze livros e vinte e cinco contos escritos por Agatha Christie. Também teve muitas aparições em filmes, séries e peças de teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages