Os Gatos de Uthar, de Lovecraft, ganha adaptação em quadrinhos pela Editora Diário Macabro - Tomo Literário

Os Gatos de Uthar, de Lovecraft, ganha adaptação em quadrinhos pela Editora Diário Macabro

Compartilhe



Leander Moura reconta a história criada por H. P. Lovecraft com ilustrações feitas em nanquim e finalizadas digitalmente

O escritor H. P. Lovecraft trouxe aos pulps de ficção e terror elementos característicos do fantástico e da ficção científica. Uma das suas características é ter uma  narrativa extremamente subjetiva e, muitas vezes graficamente difícil de ser representada. Notadamente, a sua influência vai para além do universo literário, tendo afetado artistas de diferentes vertentes, como cineastas e músicos.

Muitos conhecem o autor por meio das criaturas aterradoras que criou em sua obra. Um exemplo disso é Cthulhu. É importante também olharmos para outras obras do autor, entre elas, o conto “Os gatos de Ulthar” (1920), que surgiu na primeira remessa que o autor enviou a Weird Tales, em 1923.

No referido conto os moradores de um vilarejo são atormentados por um casal que tem o hábito de matar felinos da região. Com a chegada de uma caravana de viajantes, coisas inesperadas começam a acontecer. Trata-se de um dos contos prediletos do próprio autor. Não é, necessariamente uma história de terror, mas uma fábula sobre a vingança contra aqueles que praticam maus tratos aos animais.

A Editora Diário Macabro traz esse conto, ilustrado por Leander Moura, em campanha que está disponível no Catarse - site de financiamento coletivo.

Sobre o ilustrador:

Leander Moura é quadrinista e ilustrador, e formou-se em Licenciatura em Artes Visuais pela UFRN. Nasceu em 1984, na cidade de Natal, RN. Já participou de diversas coletâneas, entre elas, Visualizando Citações – vols. 1 e 2), organizadas e roteirizados por Milena Azevedo (obras finalistas do Troféu HQMix em 2013 e 2014), e a Coletânea Potiguar de Quadrinhos. Com outros autores, criou o coletivo Quadro 9, onde publicou Lovenomicon, um tributo a H. P. Lovecraft (2015), assim como a adaptação em quadrinhos do livro Maldito Sertão (2016), do escritor Márcio Benjamin. Em 2018, lançou com sua esposa, a artista visual Cristal Moura, Horas Escuras, hq de terror com influências do dito gênero “pós-horror”.

Em 2019, publicou de forma independente O corvo, adaptação em quadrinhos do poema homônimo de Edgar Allan Poe, o qual, pouco depois, ganhou uma nova edição cheia de extras pela editora Diário Macabro. No mesmo ano, assinou novamente com sua esposa a história Carpe Diem na antologia VHS, publicada via financiamento coletivo (Catarse). Por fim, lançou de forma independente a HQ de sci-fi/terror Insonho; estes dois últimos trabalhos foram lançados no Butantã Gibicon e na CCXP.

Sobre a adaptação:

As ilustrações de "Os gatos de Ulthar" foi feita toda à mão, em nanquim, e finalizada digitalmente. Em tons carregados de preto, o quadrinho foca em contrastes entre claro e escuro, deixando a obra mais sombria e misteriosa.

A Campanha:

Além do exemplar, o apoiador pode escolher brindes que acompanharão o quadrinho. Entre eles, há marcadores, ecobag, poster, chaveiro e até ilustração do seu pet em aquarela.

Confira a campanha e compartilhe.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages