Obra D. Maria I, da historiadora Mary del Priore, entra em lista de mais vendidos na PublishNews - Tomo Literário

Obra D. Maria I, da historiadora Mary del Priore, entra em lista de mais vendidos na PublishNews

Compartilhe

Livro reconta a vida da monarca de uma perspectiva inédita, revelando uma época em que depressão e melancolia eram confundidas com insanidade
D. Maria I é conhecida há séculos como “a rainha louca de Portugal”. Mãe de d. João VI e avó do futuro imperador brasileiro d. Pedro I, ela nunca recebeu muita atenção nos livros de história, e os detalhes de sua vida são pouco conhecidos. O que a teria levado à loucura? E será que ela era realmente insana? Ou apenas mal compreendida? Este é o tema abordado pela obra D. Maria I (Benvirá | 224 pp. | R$ 39,90), da historiadora Mary del Priore, que marcou presença na lista de mais vendidos na categoria de não-ficção da PublishNews.
A fim de lançar uma nova luz sobre essa figura histórica tão importante, a escritora decidiu investigar a fundo sua trajetória. Neste livro, ela reconta a vida da monarca de uma perspectiva inédita, revelando que seu estado mental era provavelmente fruto de todas as tristezas e perdas que vivenciou, em uma época em que depressão e melancolia eram confundidas com insanidade – e até mesmo consideradas obras do demônio.
Abordando desde sua infância em Portugal, passando por sua devoção ao catolicismo, sua coroação como a primeira rainha portuguesa, as desavenças com o marquês de Pombal, os primeiros sintomas de sua doença, até sua morte, aqui no Brasil, para onde se mudara em 1808 junto com toda a família real, esta obra faz jus a uma personagem que merece lugar de destaque na historiografia brasileira e portuguesa.
“Maria foi um ser espiritual em tudo o que a palavra contivesse de íntimo, de doutrinal e de social. Foi religiosa a ponto de adoecer. Louca? Nunca. Nem psicótica maníaco-depressiva. De acordo com os sintomas, psiquiatras e neurologistas hoje em dia atestam que ela sofria de depressão severa, mal que, segundo pesquisas, atinge hoje 6% da população brasileira e 8% da portuguesa. (...) Eu sabia muito pouco dela... Conhecia apenas ‘a louca’. Hoje conheço uma mulher. E mulher como tantas de nós”, diz a autora.
Sobre a autora:
Mary del Priore é historiadora e escritora. Já publicou mais de 50 livros e venceu mais de 20 prêmios literários nacionais e internacionais, como Jabuti, Casa Grande & Senzala e APCA. Pós-doutorada na École des Hautes Études em Sciences Sociales, de Paris, é membro de instituições como a Academia Carioca de Letras, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, o PEN Clube do Brasil e o PEN International. Ex-professora de História da USP e da PUC/RJ, atualmente leciona no curso de pós-graduação em História da Universidade Salgado de Oliveira, além de colaborar para jornais e revistas científicos e não científicos, nacionais e estrangeiros. Saiba mais sobre a autora em www.marydelpriore.com.br
Sobre a editora:
A Benvirá promove cultura e entretenimento a diversos públicos por meio de obras de ficção e não ficção. Na linha de ficção, os destaques são os romances e contos escritos por influenciadores digitais (como Mica Rocha e Fred Elboni) e os livros que deram origem a séries de TV, filmes e games – além de infantojuvenis, como a série Terra de Histórias, de Chris Colfer. Já a linha de não ficção é conhecida pelas biografias (principalmente as ligadas ao universo da música), por livros de desenvolvimento pessoal (tendo Augusto Cury como principal autor) e por títulos voltados a gestão, carreira, finanças pessoais e inovação (trazendo autores-referência como Shawn Achor e Samy Dana).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages