Turma da Mônica promove troca cultural na 19ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro - Tomo Literário

Turma da Mônica promove troca cultural na 19ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro

Compartilhe

Mauricio de Sousa Produções aproxima crianças brasileiras de outras de países de língua portuguesa

A Mauricio de Sousa Produções (MSP), a maior produtora de conteúdo infantil do País, chega repleta de novidades na 19ª edição da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, que acontecerá de 30 de agosto a 8 de setembro, no Riocentro – RJ. O estante, com 115 m2, leva o tema “Turma da Mônica navegando nas palavras”, onde o objetivo é demonstrar a grande contribuição que os personagens da turma têm dado para a divulgação da língua portuguesa por meio de princípios e valores da cultura brasileira.

Com o propósito de possibilitar uma dinâmica cultural, o estande da MSP irá facilitar a comunicação de crianças brasileiras com outras de oito países que, assim como o Brasil, possuem o português como idioma oficial. A MSP disponibilizará cartões postais ilustrados com a Turma da Mônica, ao lado dos principais ícones destes territórios, para uma divertida e educativa troca de correspondências. “No local, haverá garrafas sinalizadas com o nome de cada país, nas quais os visitantes poderão enviar mensagens, em uma alusão ao meio de comunicação dos antigos náufragos”, comenta o diretor de Licenciamento da Mauricio de Sousa Produções e responsável pela ação, Rodrigo Paiva.

Esta iniciativa será realizada em parceria com o Itamaraty, que estará responsável pela entrega dos postais aos alunos e escolas dessas nações. “O Itamaraty tem na Mauricio de Sousa Produções um grande apoio na difusão da língua portuguesa pelo mundo. Por isso, recentemente estabelecemos parceria para valorizar a diversidade das variantes do português na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e que resultou em um belo livro em que a Turma da Mônica viaja pelos países lusófonos. A troca de cartões postais com crianças da CPLP é um desdobramento natural dessa parceria, que certamente ajudará a valorizar aqui no Brasil e nos outros países da Comunidade os laços históricos e afetivos que nasceram e se desenvolveram por causa de nossa língua comum”, revela a diretora do Departamento Cultural e Educacional do Itamaraty, Paula Alves de Souza.

Entre as atrações, a empresa que completa 60 anos em 2019, lançará, durante o evento, dez livros por sete editoras, além da participação de outras parceiras, totalizando 13 (Boa Nova, Ciranda Cultural, Companhia das Letras, Cortez, Culturama, Ave Maria, Rocco, Senac, Autêntica/Nemo, L&PM, Melhoramentos, Panini e Sextante).  E, durante a programação do evento, o desenhista Mauricio de Sousa participará de palestras e sessões de autógrafos, algumas com alguns personagens da Turma da Mônica.

E, pela primeira vez, o perfil da Turma da Mônica no Facebook usará um ChatBot para interagir com os fãs durante a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. A ferramenta irá oferecer as principais informações aos visitantes do evento como: agenda do Mauricio, agenda dos personagens, informações dos lançamentos, sobre como chegar à Bienal, compra de ingressos e também como acompanhar, em tempo real, o conteúdo que estará sendo produzido.

A interação será toda feita no Messenger do Facebook. Quando o usuário enviar uma mensagem para a página, será recepcionado por um dos personagens que dará todas as informações sobre o evento. Bastará clicar na opção desejada para recebê-las. Será possível voltar ao menu inicial e acessar outras informações.

O estande da MSP está localizado no Pavilhão Laranja, Rua F50, Quadra F60X.

Sobre Mauricio de Sousa Produções:

A Mauricio de Sousa Produções (MSP) é uma empresa que produz histórias em quadrinhos no Brasil há 60 anos e é responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. Na área editorial, a empresa já lançou mais de 400 títulos até hoje, e detém mais de 80% do mercado de histórias em quadrinhos do Brasil. A companhia é responsável pela criação de 400 personagens, que já venderam mais 1,2 bilhão de revistas, responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros. A MSP investe em tradição com inovação e produz conteúdos disponíveis em várias plataformas com a mais alta tecnologia, aliando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, a MSP trabalha com uma média de 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 3 mil produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages