Romance histórico retrata a cultura afro-brasileira e a imigração judaica no bairro paulistano do Bom Retiro - Tomo Literário

Romance histórico retrata a cultura afro-brasileira e a imigração judaica no bairro paulistano do Bom Retiro

Compartilhe


Nada como o cenário destrutivo da guerra para moldar a ética da sobrevivência. Esse é o assunto deste livro.
Mafra Carbonieri, Academia Paulista de Letras

O filho de Osum é um romance histórico que retrata a cultura afro-brasileira e a imigração judaica no bairro paulistano do Bom Retiro, na década de 1950. O protagonista, Jos, filho de um professor judeu e líder da resistência holandesa durante a ocupação alemã, conhece Preta Lina ao imigrar para o Brasil. Ela é empregada em um puteiro no bairro do Bom Retiro, filha de Oxum, e lhe oferece proteção por identificar nele traços desse mesmo Orixá. Jos, porém, se envolve com o crime e passa a explorador de prostitutas. Ele acaba por perder a proteção de Oxum e retorna à Holanda. O ‘espelho de Oxum’ é um elemento simbólico no romance, que reflete a vaidade e a ambição de Jos. De volta à Holanda, ele encara seu destino mirando-se em um espelho.
 
A obra leva o leitor a refletir sobre as contradições humanas – Jos encarna essa condição, por seu caráter dúbio. Decio Zylbersztajn realizou pesquisa acurada para compor a obra, viajando mais de uma vez à Holanda e consultando jornais brasileiros da época, estudos, ensaios e narrativas sobre os prostíbulos que funcionavam na região do Bom retiro, hoje conhecida pelo comércio de moda. O filho de Osum é entretenimento de primeira qualidade e ainda contribui para a Cultura Brasileira.


Sobre o autor:

Decio Zylbersztajn nasceu no Bom Retiro, em São Paulo, em 1953, e estudou em uma escola pública do bairro. É agrônomo e é PhD em Economia, tendo completado sua formação nas Universidades de São Paulo, Carolina do Norte e Berkeley, Califórnia (EUA). Publicou os livros de contos Como são cativantes os jardins de Berlim e Acerba Dor. Atua no Duo Vereda Violeira dedicado à música raiz e viola caipira. Organiza saraus e é curador do Clube de Leitura da cidade de Gonçalves, Minas Gerais. É curador, junto com Marcelino Freire I Festival Literário Além da Letra, a se realizar em 18 e 19 de outubro de 2019 em Gonçalves (MG). O filho de Osum é seu primeiro romance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages