Escritos de Santo Agostinho em “Inquieto Coração” - Tomo Literário

Escritos de Santo Agostinho em “Inquieto Coração”

Compartilhe


Elaborado a partir da adaptação de cartas e sermões de Santo Agostinho, além de quatro de suas principais obras (“Confissões”, “A Cidade de Deus”, “A Trindade” e “Solilóquios”), o espetáculo “Inquieto Coração” celebra dez anos em cena. Com idealização, dramaturgia, produção e atuação de Eduardo Rieche e direção de Henrique Tavares, pode ser visto agora no Espaço ABU, em Copacabana, no Rio. A peça estreou em novembro de 2008 na Casa de Cultura Laura Alvim, também no Rio, para onde voltou recentemente, sempre bem acolhida pelo público e crítica teatral, assim como nas cidades por onde passou, incluindo São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Fortaleza.

Mais do que uma peça biográfica, o solo concebido e interpretado por Eduardo Rieche usa como mote as reflexões filosóficas deste grande escritor e teólogo do século IV. “Inquieto Coração - 10 anos” é um mergulho nos mais variados temas: o conhecimento de Deus, a busca da verdade, a natureza do amor e a condição humana.

“Agostinho vai muito além da figura religiosa. Sua obra foi e continua sendo determinante para a construção do pensamento ocidental. Era um escritor intenso, que deixou mais de mil publicações, entre livros, sermões, textos filosóficos e doutrinais”, diz Rieche. “Santo Agostinho está mais próximo de nós do que imaginamos: no nosso modo de pensar a relação entre razão e fé, ação e contemplação, amor e sexo”, completa o diretor Henrique Tavares.

Com quase 30 anos de carreia, Eduardo Rieche já recebeu o Prêmio Coca-Cola de Melhor Ator e o Prêmio Shell de Melhor Autor (com o texto “Oui, Oui... a França é Aqui!”, escrito em parceria com Gustavo Gasparani), além de ter sido finalista do 59º Prêmio Jabuti de Literatura (pela biografia “Yara Amaral – A Operária do Teatro”). Indicado a outros quatro prêmios de teatro como Melhor Ator, ele participou de quase 30 espetáculos profissionais. Em 2008, seu texto de estreia, É Samba na Veia, é Candeia”, obteve o primeiro lugar no concurso nacional de dramaturgia Brasil em Cena, fazendo jus à montagem do espetáculo pelo CCBB/RJ. Pelo texto, recebeu sua primeira indicação ao Prêmio Shell 2008 de Melhor Autor. Também idealizou, traduziu, atuou e coproduziu a montagem de Não Sobre Rouxinóis”, peça de Tennessee Williams até então inédita no Brasil. Sua mais recente produção, “Romeu e Julieta Musical”, novamente com Gustavo Gasparani, foi encenada em 2018 sob direção de Guilherme Leme Garcia, tendo sido indicada a mais de 50 prêmios.

“Inquieto Coração - 10 anos” tem sessões às sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h, até 29 de setembro. O cenário é de Doris Rollemberg, figurino de Mauro Leite, iluminação de Renato Machado e projeto gráfico de Batman Zavareze. classificação etária é de 12 anos. O Espaço ABU fica na Av. Nossa Senhora de Copacabana, 249, perto da Estação Cardeal Arcoverde do Metrô (2137-4184). Ingressos custam R$ 40 e R$ 20 (meia). O espetáculo tem 55 minutos de duração. E, como salientou a crítica teatral Barbara Heliodora, tem o seu diferencial no fato de ser um espetáculo que desperta não só o prazer estético, mas “o sentir e o pensar”.

Nota: foto de Almir Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages