Um pé de milho reúne crônicas de Rubem Braga publicadas entre 1933 e 1947 - Tomo Literário

Post Top Ad

Um pé de milho reúne crônicas de Rubem Braga publicadas entre 1933 e 1947

Compartilhe

Um Pé de Milho, livro de Rubem Braga, publicado pela Global Editora, reúne crônicas publicadas em vários jornais e revistas entre 1933 e 1947. Algumas, como Passeio à Infância e Em Cachoeiro, retratam a infância do próprio autor, enquanto que outras, como História do Corrupião, Receita de Casa e a obra-prima Aula de Inglês, reverberam a ironia e o humor do autor com bastante intensidade. São crônicas que, apesar do tom realista, se abrem para o imaginário e revelam a grande marca de Braga: a abordagem do mundo em que vivemos através de seus dois lados, o incômodo e o belo.

O escritor José Lins do Rego, ao ler Um Pé de Milho, identificou algo que veio da infância do cronista em Cachoeiro de Itapemirim, sua cidade natal, e que se enraizou, mantendo-se mesmo em sua agitada vida nas grandes cidades: ”Tudo que ele viu, tudo o que ele amou, tudo o que debochou com seu sorriso mais falso que os olhos de Capitu, nada é para o Braga que eu conheço. Deem-lhe um pé de milho, ali no fundo do seu quintal da rua Júlio de Castilhos, e o Braga se desmancha na doce poesia da crônica mais terna que um sopro de brisa”.

Sobre o autor:

Rubem Braga nasceu em Cachoeiro de Itapemirim-ES, em 12 de janeiro de 1913. É considerado pela crítica e por estudiosos um dos maiores cronistas do país. Foi jornalista e trabalhou em diversos veículos de comunicação do Brasil, tendo sido correspondente do Diário Carioca na Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Morreu em dezembro de 1990, deixando mais de 15 mil crônicas escritas ao longo de mais de 60 anos.

Para adquirir o livro acesse o site da Global Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Post Bottom Ad

Pages