Sonhos e As Pedras no Caminho - Felipe Rima - Tomo Literário

Sonhos e As Pedras no Caminho - Felipe Rima

Compartilhe

Publicado pela CeNE Editora em 2019, Sonhos e As Pedras no Caminho foi escrito por Felipe Rima. Nosso ponto de partida é a favela da Zareia, que fica no bairro chamado Papicu, em Fortaleza.

Entre prosa e versos, conhecemos a história do autor, suas lembranças da infância que se mostram vivas e alegres até os oito anos de idade. Ainda que fosse uma infância numa comunidade carente, a criança brincava, estudava, sonhava.

É nessa mesma infância que aparecem as figuras e imagens que não saíram de sua cabeça: o uso de armas, a família envolvida com o crime, o uso de drogas por um ente próximo. Como diz o autor sobre os assuntos que tratará na obra: "eu vivi entre opressão, machismo, agressão familiar, violência contra meus direitos, fome, dinheiro, celulares do momento, carros novos, várias casas da nossa família, momento de não ter nenhuma casa, comida farta, comer comida do lixo, choro, sorriso, brincadeiras de criança, recrutamento do crime..."

Na adolescência, a convite de um amigo, foi participar de um projeto social chamado Enxame, que abriu inscrições para "oficinas de grafite, break, rap e artes plásticas".

Notamos logo nas páginas inciais a importância da cultura, sobretudo para crianças e jovens que não tem acesso a esses meios (seja pela condição financeira ou mesmo pela acessibilidade). A cultura tem um papel fundamental que é o seu poder transformador. A história de Felipe Rima se mostra próxima a de muitas crianças e jovens das periferias das cidades brasileiras. As dificuldades são muitas, o crime está próximo, a ociosidade marca presença, a violência os ronda dia e noite e ainda há a falta de possibilidade de educação (ou quando tal possibilidade existe, ela é precária). Quem dera em todos os locais em que a pobreza existe, um mínimo de cultura fosse oferecido.

Felipe teve inúmeros sonhos, como o de ser jogador de futebol, mas decidiu ser poeta e cantar rap. Da opção musical veio o seu nome, que ganhou nas ruas. Por meio de seus textos ou mesmo da palavra cantada o autor expressas suas aspirações, seus desejos, sua história (que pode também ser a história de muita gente).


No livro, além da prosa em que o autor nos conta sua trajetória de vida, temos versos em que ele expressa seus sentimentos e retratam também o que ele vivenciou, além de termos depoimentos de pessoas próximas, como o amigo, a mãe, o pai, entre outros.

O título do livro alude ao poema de Carlos Drummond de Andrade que deu a Felipe Rima uma nova visão sobre sua perspectiva de vida. Olha o autor aqui, falando mais uma vez, sobre a importância da cultura (nesse caso, expresso por meio da literatura).

Sonhos e As Pedras no Caminho é um relato poético e em tom de bate-papo, mas que não perde a força e a contundência. O livro é demonstração de que as pedras podem ser removidas do caminho, de que é possível a transformação de um cenário social que aparenta ser imutável, demonstra a força e a oportunidade dada para que a pessoa possa mudar sua vida. É ainda a demonstração da superação, da luta necessária para que mais e mais crianças e adolescentes possam ter sua história modificada com arte, pela arte, para a arte.

Um ótimo livro. Fácil de ler, que possibilita reflexões sobre a nossa sociedade e que ainda nos deixa uma chama de esperança acesa. Podemos sonhar. Podemos transformar o status quo. Podemos voar alto. Podemos ter vez e voz.


Sobre o autor:

Rapper, músico, poeta, escritor, empreendedor social e produtor cultural. A partir de sua música e poesia, o artista narra sua história de vida e inspira pessoas a redescobrirem e impulsionarem seus sonhos. Após lançar um CD independente em 2011, chamado "Entre o Batuque do Coração e a Poesia da Vitória", o qual vendeu mais de dez mil cópias de mão em mão, viajou por mais de 100 cidades do Ceará, 10 estados do Brasil e outros dois países, e já inspirou mais de 100 mil pessoas com seus shows e palestras musicadas. Rima é artista empreendedor no time de inovadores sociais da Red Bull no mundo, através do programa red Bull Amaphiko.

Ficha Técnica:

Título: Sonhos e as Pedras no Caminho
Escritor: Felipe Rima
Editora: CeNE
Edição: 2ª
ISNB: 978-85-68941-06-5
Ano: 2019
Número de Páginas: 112
Assunto: Biografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages