Como a psicanálise compreende a sexualidade e as questões de gênero - Tomo Literário

Post Top Ad

Como a psicanálise compreende a sexualidade e as questões de gênero

Compartilhe

Faces do Sexual, lançamento da Aller Editora, reune artigos de renomados psicanalistas que quebram com a ideia da transexualidade ou da homossexualidade ligadas à perversão
No que determinadas pessoas estão acreditando quando afirmam a sua identidade de gênero, dizendo serem homens ou mulheres? Pág. 83
Essa e outras perguntas são respondidas na obra Faces do Sexual: Fronteiras entre gênero e inconsciente, organizada pelo psicanalista Rafael Kalaf Cossi e publicada pela Aller Editora.
Formado por artigos de renomados psicanalistas, como Vladimir Safatle, Patricia Porchat e Christian Ingo Lenz Dunker, o livro apresenta um debate claro e aberto da psicanálise com o estudo de gênero, apontando as possíveis aproximações e aprofundando o tão atual debate sobre sexualidade, o que é bastante controverso entre os psicanalistas mais arraigados à tradição.
De maneira didática, os textos quebram com a ideia da transexualidade ou da homossexualidade ligadas à perversão. A obra mostra ao leitor que a psicanálise está atenta aos sujeitos de seu tempo, às suas necessidades e ao seu modo de ser e estar no mundo – o que inclui a sexualidade como parte importante desse processo.
Desde Freud, para a psicanálise, a identidade sexual não está forçosamente atrelada aos caracteres biológicos e isso abre diversas possibilidades para pensar o sujeito e suas possíveis maneiras de viver sua sexualidade. Dessa forma, o livro amplia o debate psicanalítico ao conversar com autores de outras áreas, como Judith Butler.
Sem qualquer pretensão de limitar as discussões, Faces do Sexual: Fronteiras entre gênero e inconsciente quebra paradigmas e convida o leitor e a leitora a se permitirem seguir os descaminhos do debate que conduzem a diferentes interpretações dentro desse universo plural.
Ficha técnica:
Título: Faces do Sexual: Fronteiras entre gênero e inconsciente
Organizador: Rafael Kalaf Cossi
ISBN: 978-85-94347-20-6
Páginas: 288
Formato: 14x21cm
Categoria: psicanálise, identidade de gênero

Sobre o organizador: 
Rafael Kalaf Cossi possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2000), títulos de especialista pelo curso "Teorias, técnicas e estratégias especiais em psicanálise" do Instituto de Psicologia-USP (2002), de mestre (2010) e doutor (2017) pelo Departamento de Psicologia Clínica - USP. É membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (LATESFIP-USP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Post Bottom Ad

Pages