10 Passos Poéticos Para Ser Feliz - Elisangela Meira - Tomo Literário

10 Passos Poéticos Para Ser Feliz - Elisangela Meira

Compartilhe

Que poder exerce a poesia sobre nossos sentidos e sentimentos? 

10 passos poéticos para ser feliz, da escritora Elisangela Meira, publicado pela Editora Coerência em 2019 (81 páginas), nos conduz por um caminho que nos conecta com a poesia e com as expressões da autora. Como ressalta Elisangela na nota, que precede os textos poéticos: "O fato é que, dentro de nós, reside um desejo de comunhão com o universo, com as pessoas, com os seres vivos, com a natureza... Esta é a nossa essência: seres feitos para vivem em comunhão!"

Dividido em dez partes (os dez passos) nós passamos pela conexão com a fé, o acréscimo de amor no cotidiano, o uso da criatividade como meio de transformação, a busca pelo autoconhecimento, a necessidade de ouvirmos o nosso coração, a cura que advém do perdão, a eternidade, a harmonia, a reavaliação dos relacionamentos, a preservação do que há de mais puro no coração.

As poesias de Elisangela Meira versam, dentro dessas esferas, sobre muitos assuntos. Fala sobre o tempo, sobre os prazeres secretos, sobre a insônia que nos assola e até sobre um casal num baile. A poesia pode ser prece e "Que minha certeza não te assuste", um rio que pode ser visto através de um olhar e pode ser mar. E, claro, poder  ser livro ("os irmãos que não tive").

A poesia pode ainda ser semente, renúncia, desejo inocente, muro, revelação, hiato, espectro, inspiração, revelação ou miragem. A poesia pode ser tudo isso e pode ser parte disso. Nos textos da poetisa vamos sentindo cada palavra, cada verso, se formando e tocando em algum sentimento nosso, apresentando-nos alguma ou várias coisas que nos lembram algum momento.

10 passos poéticos para ser feliz é um livro curto, fácil de ler e que, em suas poesias, revela-se ora simples, ora profundo e que expressa que "tudo tem sentido, razão de ser". A trajetória que nós, leitores, fazemos pelos dez passos propostos na obra nos leva por um caminho que não é fácil de explicar, é preciso sentir. Esse sentimento de algo intangível e muito particular que se sente ao ler um poema, é tarefa árdua para ser expresso em poucas palavras. No entanto, o que vale mencionar é que cada um dos textos produzirá em você um sentimento distinto.

As metáforas que se apresentam na poesia merecem ser lidas com calma, com gentileza, com carinho, para que possamos perceber a sutileza que há no verso.

Como exemplo da sutileza e das possibilidades que se abrem, cito trecho de O Muro, em que temos:

"Sou frágil criança
A olhar o doce.
Não esqueço as promessas,
Sejam ou não sinceras."

Note que daí um leque de vertentes que surge da interpretação. Quantas não são as vezes em que nós, mesmo com nossa fragilidade, desejamos algo que está distante? Esquecemos aquilo que prometemos a nós ou que nos prometeram? Por meio de cada um dos poemas presentes na obra você pode debruçar-se e refletir sobre.

As poesias são datadas de diferentes períodos. Há textos escritos em 2006 ou 1993, ou ainda outros que não estão datados (o que nos leva a crer que foram escritos em datas mais próximas ao da publicação que ocorrem em 2019). Não importa,  posto que se revelam atemporais.

Recomendo para quem gosta de uma boa poesia e que se deixar levar pelo poder de encantamento que as palavras exercem.

Sobre a autora:


Elisangela Meira nasceu em Ilhéus - BA. É formada em Letras e pós-graduada em Língua Portuguesa. Ingressou no mundo mágico das palavras bem cedo, tendo sua mãe como primeira professora, responsável por sua alfabetização. Os livros foram seus companheiros durante uma infância solitária, escrevia novelas cujas personagens eram suas bonecas. 10 passos poéticos para ser feliz é sua primeira publicação.


Ficha Técnica:

Título: 10 Passos Poéticos Para Ser Feliz
Escritora: Elisangela Meira
Editora: Coerência
Ano: 2019
Edição: 1ª
Número de Páginas: 81
ISBN: 978-855327-151-1
Assunto: Poesia brasileira


Um comentário:

  1. Boa tarde.

    Sou autora do livro 10 Passos Poéticos para Ser Feliz. Primeiramente quero parabenizar pelo primoroso trabalho. As fotos estão muito lindas e o texto muito bem escrito. Transmitem a essência e a proposta da obra.
    Também desejo agradecer muito pelo cuidado e carinho.Fiquei imensamente feliz com as publicações.

    Grande abraço,

    Elisangela Meira

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages