“Dandara e Vovó Cenira” aborda a importância da ancestralidade na construção da Negritude desde a infância - Tomo Literário

Post Top Ad

“Dandara e Vovó Cenira” aborda a importância da ancestralidade na construção da Negritude desde a infância

Compartilhe

A obra “Dandara e Vovó Cenira: A descoberta de si e da ancestralidade", da psicóloga Livia da Silva Marques, publicada pela Sinopsys Editora, nos propõe reflexões quanto ancestralidade, respeito ao próximo e diversidade por meio de técnicas da Terapia Cognitiva Comportamental.

Aliás, a relevância de se trabalhar temas assim é sustentada por dados contundentes. Pois atualmente, 54% da população do Brasil se autodeclara como preta e parda, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por isso, a ancestralidade se expressa por meio de canções, patrimônios históricos, dialetos e idiomas, religiosidade, história de um povo e claro, nas características físicas que juntas evocam memórias afetivas e orgulho de ser quem somos. Pensando nisso, a autora apresenta a personagem Dandara, uma menina de 11 anos, que através de sua avó Cenira irá de encontro às suas raízes e história familiar em busca do seu empoderamento e construção de sua negritude como criança negra.

Ou seja, nesse livro Livia pretende abordar questões raciais. “Dandara com o racismo em locais que frequenta. É vista como não pertencente, pois seu cabelo e cor de pele não são ditos "corretos e belos" e a menina começa a se questionar quanto a sua aparência e seu pertencimento”, explica a psicóloga. São essas perguntas e situações de racismo que impulsionam Dandara a procurar sua avó para abraçar sua negritude. A autora ainda complementa, “o livro é emocionante, é conversado sobre empoderamento mas também da reconexão e da construção de uma negritude que foi invalidada. E é através da reconexão com a Vovó Cenira que essa menina se reconectará com os seus ancestrais.

Sobre a Autora:

Livia Marques | Foto: Divulgação

Livia da Silva Marques. Psicóloga, graduada na Universidade Celso Lisboa. Mais de 10 anos de prática incluindo estágios. Com maior destaque para as áreas Clínica (com foco em Terapia Cognitiva Comportamental) e organizacional. MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Veiga de Almeida. Cursando a especialização em TCC. Professora Universitária nas Faculdades São José. Palestrante 

Dados Técnicos:

Dandara e Vovó Cenira: A descoberta de si e da ancestralidade.
Sinopsys Editora – 2019
Livia da Silva Marques 
ISBN: 978-85-9501-138-0


Um comentário:

Deixe aqui seu comentário.

Post Bottom Ad

Pages