Catarse: O livro Duendes revela o lado maligno do reino das fadas - Tomo Literário

Catarse: O livro Duendes revela o lado maligno do reino das fadas

Compartilhe

Nesta nova campanha no Catarse, a Editora Draco apresenta histórias de dark fantasy inspiradas nas diversas mitologias de seres fantásticos de reinos invisíveis

A Editora Draco lançou uma campanha de financiamento coletivo no Catarse para a coletânea de contos “Duendes - Contos sombrios de reinos invisíveis”. Ao contrário das versões fofinhas e meigas das produções infantis, aqui os autores buscaram os tons sinistros dos gêneros dark fantasy e terror. Parte das narrativas foram inspiradas em mitos de diferentes culturas, como a eslava, a japonesa, a latino-americana e as lendas brasileiras; outras são ambientadas no mundo contemporâneo ou em universos criados pelos próprios autores. 

A organizadora Ana Lúcia Merege (O Castelo das Águias, A Ilha dos Ossos, A Fonte  mbar), além de escrever um dos contos, selecionou as dez histórias que compõem a obra:

-  A Sombra da Colina do Rei, de Diego Guerra
- Katyusha, de Isa Prospero
- A Menina Feia, de Luiz Felipe Vasques
- Sob as Sombras do ´Akuna, de Daniel Folador Rossi
- Jeremejevite, de Cristina Pezel
- O Juramento de um Pirata, de Aya Imaeda
- O Verde e o Negro, de Sid Castro
- A Última Criança, de Silas Chosen
- Carnavalito, de Simone Saueressig
- A Fortuna de Rhydderch, de Ana Lúcia Merege


A obra também conta com um prefácio de Merege, que, além de escritora de fantasia, é curadora da Divisão de Manuscritos da Biblioteca Nacional e pesquisadora de mitologia e contos de fadas, tendo escrito vários artigos sobre o tema, bem como o livro “Os Contos de Fadas: origens, história e permanência no mundo moderno” (Ed. Claridade). “Duendes” vem se somar às outras coletâneas organizadas ou coorganizadas por Ana Merege para a Editora Draco -- “Excalibur”, “Medieval” e “Magos” --, todas com temas ligados à fantasia, nas quais, além da criatividade e habilidade narrativa dos autores, se percebe um sólido trabalho de pesquisa.

O Reino Invisível sempre esteve perto de nós. Além dos círculos de pedra, no coração das florestas, em dimensões das quais nos separa uma frágil barreira, um povo muito antigo nos espreita com olhos cheios de paixão, curiosidade, sabedoria – mas também inveja e maldade. Seu universo é cruel e violento, repleto de traição, vingança e crianças roubadas. E basta um rápido olhar para os contos tradicionais para saber que os duendes não são as criaturinhas adoráveis que as versões modernas fazem parecer.

Serviço:
Autores: Ana Lúcia Merege (org.)
Gênero: fantasia, dark fantasy
Formato: 14x21cm
Páginas: 284 PB (papel pólen bold)
Ano de publicação: 2019
Link da campanha: http://catarse.me/duendes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages