Faro Editorial lança em julho o livro que é um dos principais pilares do Pensamento Liberal, John Stuart Mill - Tomo Literário

Faro Editorial lança em julho o livro que é um dos principais pilares do Pensamento Liberal, John Stuart Mill

Compartilhe

Neste tratado, publicado há 160 anos, Mill identificava as diversas vertentes das liberdades pessoais e políticas

Base para o pensamento político liberal moderno, este tratado de um dos maiores pensadores da história, debate o conceito de liberdade e exalta a individualidade, a diversidade e a inconformidade, como comportamento saudável das civilizações, explorando quais são os limites do governo na vida do indivíduo.

A Faro Editorial lança em julho “Da Liberdade individual e econômica” do filósofo e economista inglês John Stuart Mills. Um dos maiores defensores dos direitos de liberdade, inclusive ao direito de voto das mulheres. Mills propôs a necessidade de reflexão sobre o papel da autoridade social e a soberania individual, e apresenta nesse livro um relato poderoso sobre a Liberdade, com princípios que são extremamente atuais.

Nesta obra, você encontrará o pensamento sobre as liberdades básicas, suas máximas e suas objeções à intervenção dos governos e instituições. Uma obra atemporal que constitui um documento histórico em que se baseiam todas as discussões nas sociedades democráticas. Publicado em 1859, “Da liberdade individual e econômica” de John Stuart Mill, apresentou uma das mais eloquentes defesas da liberdade individual na filosofia social e política do século XIX e é hoje o argumento liberal mais estudado sobre o valor da liberdade.

As palavras de Mill sobre a necessidade de proteger a liberdade individual da “tirania da maioria” continuam altamente influentes e atuais, quando nos vemos a todo momento a ideia de que um grupo pode ter privilégios de direitos sobre o outro. Elas integram a defesa da liberdade de expressão como um processo de determinação da verdade, bem como o direito de ser “protegido” da falsidade é o mesmo que ser “protegido ou impedido” da possibilidade de conhecer a verdade.

“A única Liberdade que merece este nome é a de perseguir o nosso próprio bem à nossa maneira, desde que não tentemos privar os outros ou impedir os seus esforços para obtê-la.”


Sobre o autor:

John Stuart Mill (1806 – 1873) foi um filósofo e economista britânico. É considerado um dos pensadores mais influentes do século XIX e também um dos mais proeminentes e reconhecidos defensores do liberalismo político, sendo seus livros fontes de discussão e inspiração sobre as liberdades individuais ainda nos tempos atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages