Livro infantil mostra os perigos do pensamento negativo - Tomo Literário

Livro infantil mostra os perigos do pensamento negativo

Compartilhe

Muitas vezes, nossos medos podem distorcer a realidade que acontece ao nosso redor. Essa é a mensagem de alerta do livro “Feiurinha Sabe Tudo”.  Escrito pela psicóloga especialista em terapia cognitivo comportamental Ellen Moraes Senra, a obra mostra os perigos de se confiar cegamente nos pensamentos negativos.

Segundo a autora, a ideia surgiu através de conversas com seu filho sobre alguns de seus medos e sobre os coleguinhas. “Ele chama todos que conhece de amigos. Mas quando as crianças não querem brincar com ele, não quero que pense que é porque não gostam dele”.

"Por meio do livro, quero ajudar as crianças, assim como meu filho, a entender que nem tudo o que parece é e que não é possível adivinhar o pensamento das pessoas" - ressalta.

Na obra, o personagem Vitor tem uma distorção, ou um erro cognitivo, que o faz pensar que não é amado. Seu amigo imaginário, o Feurinha, faz Vitor acreditar que as pessoas não gostam dele. “Até o faz pensar que o fato dos pais não terem tempo e trabalharem tanto é porque não ligam para Vitor”.

"Na realidade os pais dele o amam muito e precisam trabalhar como todos os outros pais. Mas as coisas mudam com a chegada de Lívia, a nova vizinha que tem a mesma idade de Vitor. Ela o ajuda a pensar de outra maneira, descontruindo as coisas que o Feiurinha fazia com que ele pensasse. Com o tempo, ele percebe que muita coisa que imaginava não era verdade" – explica Ellen.

A psicóloga diz que “Feiurinha Sabe Tudo” nos alerta de que os nossos pensamentos podem nos enganar em seus propósitos, pois ao acreditarmos neles sem questioná-los, estamos assumindo que eles estão corretos.

"Quando temos a oportunidade de questionar aquilo que achávamos que sabíamos, nosso mundo pode mudar de cor, proporcionando mais saúde mental, bem-estar e autoestima" – conclui.

Sobre a autora:


Ellen Moraes Senra é psicóloga clínica, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental e mestranda em Psicologia Social. Coautora do livro Desafios de educar: educar hoje, com o capítulo “Geração do futuro: o jovem na faculdade”. Coordenadora editorial do livro Interfaces do ser adolescente. Autora do livro Adolescer sem vacilo: compreendendo o universo Adolescente.

Ficha Técnica:

ISBN: 978-85-9501-102-1
Formato: 16 X 23cm | 32 Páginas | Peso: 112g
Acabamento: Brochura
Ano de publicação 2018
Editora Sinopsys 
Disponível também na Amazon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages