Faro Editorial lança em junho nova obra do premiado escritor José Almeida Junior - Tomo Literário

Post Top Ad

Faro Editorial lança em junho nova obra do premiado escritor José Almeida Junior

Compartilhe




O romance histórico será o primeiro livro publicado no Brasil com a imagem de Machado de Assis real

Dois garotos, de origens muito diferentes, são forçados a conviver por alguns anos e acabam por ver suas trajetórias enlaçadas por um destino irônico. Do Morro do Livramento, passando por Portugal e pelo Rio de Janeiro do final do século XIX, os meninos, agora homens, se reencontram e retoma m uma rivalidade pela qual vale dedicar a vida.

E hoje, enquanto um é celebrado como um dos maiores escritores brasileiros, Pedro Junqueira tem pela primeira vez a chance de ver sua história narrada sob outro ponto de vista. Porque ter como adversário o escritor de maior prestígio na literatura brasileira não deve ser fruto apenas do acaso, mas uma maldição.

A Faro Editorial lança em junho “O homem que odiava Machado de Assis”, do autor vencedor do prêmio Sesc de Literatura e indicado ao Jabuti, José Almeida Junior. O livro é o primeiro publicado no Brasil com a imagem de Machado de Assis negro em sua capa - campanha lançada no dia 3 de maio pela Faculdade Zumbi dos Palmares-, e mistura história e ficção em torno de um dos gênios da nossa literatura, Machado de Assis.

Aos seis anos de idade e após a morte de sua mãe, Pedro Junqueira chega ao Morro do Livramento para morar com sua tia materna D. Maria José. Logo o garoto se envolve em desavenças com um agregado chamado Joaquim Maria Machado de Assis. Já em sua juventude, Pedro vai estudar em Portugal, onde conhece Carolina. Depois de um breve relacionamento Carolina fica grávida e Pedro a abandona. Algum tempo depois, ele volta à terra natal e, num Sarau de comemoração à aprovação da Lei do Ventre Livre, Pedro reencontra Carolina, e a descobre casada com seu desafeto de infância, Machado de Assis. O destino não poderia ser mais cruel e injusto do que isto.

O livro traz inúmeras personagens da literatura brasileira, afetos e desafetos de Machado. E recria, a partir de uma extensa pesquisa histórica, cenas da época, e um curioso e intrincado duelo entre dois homens que lutam pelo amor de uma mulher. Em meio a essa briga nascem duas das maiores obras do bruxo do Cosme Velho.

“José Almeida Júnior é um nome que avança focado em romances históricos” - O Estado de São Paulo

“Última hora, seu primeiro livro, traz uma narrativa histórica, que mergulha na vida política e da imprensa no Brasil dos anos 1950, com histórias de tortura, militância e recheado de personagens reais”O Globo

Mais informações sobre a campanha Machado de Assis Real acesse: http://machadodeassisreal.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Post Bottom Ad

Pages