Até Onde o Amor Alcança - Júlio Hermann - Tomo Literário

Até Onde o Amor Alcança - Júlio Hermann

Compartilhe

Até Onde o Amor Alcança - Sobre Escutar Mais & Outras Coisas Que Nunca Falei é o segundo livro do escritor Júlio Hermann, publicado pela Faro Editorial em 2019. Júlio é autor também do sucesso Tudo Que Acontece Aqui Dentro.

A obra traz textos que versam sobre sentimentos humanos que emanam a partir das relações. Relacionamentos que já não existem, mas que deixam marcas e lembranças; relações que não se estabeleceram; relações que trouxeram alegrias, mas que deixaram escombros; relações que se romperam pelo medo da entrega e de deixar sonhos pelo caminho; relações que se construíram de encontros inesperados e que se desfizeram do mesmo modo. Basicamente a obra trata do amor que se descobre ou se desnuda a partir do rompimento, do término de uma relação e da busca por uma nova emoção.

"Você não tem direito nenhum de tomar posse do meu coração se não for para me amar direito."

Surgem lembranças de histórias que poderiam ter sido vividas, mas que não foram, que tornaram-se apenas lembranças da vontade que eles tivessem acontecido. Fala-se do amor de um jeito falho e a pergunta surge: haveria amor perfeito? Os textos falam também sobre as visões do mundo que são dispares entre aqueles que formam o casal, a sinceridade que faltou outrora, o orgulho que cria barreiras e impede o pedido de desculpas. Fala-se da saudade que faz visita "como uma arma que dispara contra a cabeça" e da ausência de expressar o "te amo".

O autor nos apresenta textos curtos, fluídos, coloquiais, mas ainda assim tocantes e que conseguem se conectar com o leitor. Prosa, poesia e prosa poética se mesclam em textos que poderiam ser tidos como crônicas ou como relatos que nos revelam histórias e fragmentos de histórias de amor e de desamor. O amor que se faz e que faz tudo acontecer dentro do peito, também se desfaz e pede que avaliemos até onde o amor alcança.


O projeto gráfico da Faro Editorial é excelente e, além dos textos de Júlio Hermann, temos inúmeras ilustrações que tornam a leitura ainda mais agradável e demonstram total conexão com o que lemos. Para além de ser um bom livro para ler é um livro gostoso de se ver.

Os textos, ou pelo menos muitos deles, trazem uma música indicada no início, entre as quais podemos citar, exemplificativamente: Sounds Like Help (Austin Basham); Imagination (Shawn Mendes); Perfect (Ed Sheeran); Ressaca (Jão), Agora Eu Quero Ir (Anavitória), entre outras.

"Ninguém nos avisa que amar faz a pele arder e o peito dilatar em agonia, quer as coisas deem certo, quer não."

A obra também aborda aquilo que, às vezes não dizemos numa relação. Toca na questão do sentimento de desamparo que surge quando uma relação está se desfazendo, traz a permanência por piedade e fala sobre o medo. O medo existe nos relacionamentos, tanto o de ferir quanto o de ser ferido. Esse sentimento é exacerbado quando constata-se a finitude de um relacionamento. E há o silêncio que precisa ser ouvido e compreendido.

"Talvez nós só precisemos parar de chamar de amor o que (quem) já deixou de ser."

As constatações que temos nas relações que se desfazem são a tônica do livro e que revelam descobertas e pensamentos que podem ser similares aos que ocorreram com inúmeros leitores em suas relações pretéritas. Até onde o amor alcança?

Sobre o autor:

Júlio Hermann | Foto: Reprodução

Júlio Hermann nasceu em Gramado, no Rio Grande do Sul e iniciou sua carreira como escritor em 2015, quando começou a publicar os primeiros textos na internet. Com o passar dos dias e a recepção positiva dos leitores, a escrita se tornou essencial em sua vida Foram mais de um milhão de leitores em poucos meses. Em 2018, ele lançou Tudo que acontece aqui dentro - Cartas de amor nunca rasgadas, pela Faro Editorial, emocionando milhares de leitores em todo o Brasil. É católico e apaixonado por pessoas. Acredita que o silêncio é o palco para a maioria das respostas da vida.

Ficha Técnica:

Título: Até Onde o Amor Alcança 
Escritor: Júlio Hermann
Editora: Faro Editorial
Edição: 1ª
Ano: 2019
ISBN: 978-85-9581-062-4
Número de Páginas: 176
Assunto: Literatura brasileira



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages