Recomeçar – Fernando Luiz - Tomo Literário




A vida prega peças que, por vezes, nos colocam diante de uma situação em que a decisão acaba sendo tomada antes mesmo de qualquer tempo maior para maturar o pensamento. Ricardo teve seu filho assassinado e tempos depois ele se depara com Matheus, em sua casa, logo após o aviso sobre a chegada de um furacão. Matheus seria o assassino de seu filho. A decisão de Ricardo, que é médico, diante daquele que seria o algoz de seu rebento, implica em atrair para si o olhar dos outros moradores da Ilha, que o veem como louco (grifo meu). 

“Para um homem na idade de Ricardo, perder o filho e a esposa em um curto espaço de tempo foi mais que um golpe forte, foi desolador.”

Quem em sã consciência apoiaria aquele que matou o próprio filho? E quando estamos falando de apoio aqui, nos referimos ao sentido mais amplo que pode haver para a palavra. O apoio dado por Ricardo a Matheus leva com que este seja tratado como se fosse um novo filho. Ele tem apoio moral, financeiro, psicológico.

Você perdoaria o assassino de seu filho? Ricardo não pensa nessa questão, toma a ação em favor do rapaz, e vislumbra para além de sua cordialidade sincera com o rapaz, a possibilidade de se vingar de alguém bastante temido por todos e que carrega como sobrenome o nome da ilha: Kleyton Duncan, mandante do crime contra seu filho, que tem o passado pautado pela marginalidade e que é o único impune na Ilha Duncan, local em habitam.

No entanto, nem tudo são flores e Matheus, aquele que agora é acolhido por Ricardo, carrega também a marca da marginalidade na visão dos outros habitantes da Ilha Duncan e na cidade de Hellowood. Matheus passa pelo júri que o condena a sete anos de prisão, em regime fechado e foi levado para Green Devil, codinome da  penitenciária de Burtwood. Tempos depois ele é liberado e tem de enfrentar a realidade que o confrontará no meio da sociedade e tem uma chance de recomeçar e o recomeço não faz parte apenas da vida dele, mas há a possibilidade de outras vidas terem um novo começo.

“A única coisa eu pensava em fazer antes de você aparecer era me matar (...) Você me deu um motivo para continuar vivendo...”


Segredos dos personagens são revelados na medida em que a trama de Recomeçar, livro do escritor Fernando Luiz, publicado pela Skull Editora, avança. O livro foi publicado em 2018 (220 páginas). Ao leitor serão revelados pontos nebulosos desses intrigantes personagens que figuram na história. Matheus é considerado um novo filho para Ricardo; mas também é visto como um marginal pelos moradores e tem sobre si o peso de ser considerado o assassino de William Santos, além do envolvimento com Kleyton Duncan, o terror das cercanias.

O mistério está posto e vamos acompanhando o desenrolar da história que traz o passado da Ilha a tona, o peso do nome Duncan, o que ele representa na cidade e todos os conflitos de relações que possam existir. Um panorama de crimes serve de pano de fundo para o enredo se desenrolar.

A narrativa da história é fluída e a sequências de acontecimento torna a trama dinâmica e a leitura ágil. É uma história com boas reviravoltas e segredos que são revelados de maneira inesperada. As aparências enganam e nem tudo é exatamente como pode parecer aos olhos dos personagens que vivem em Hellowood e também ao olhos do leitor. Aos poucos o quebra-cabeças vai sendo montado e temos uma visão geral do caso.

Atentem-se ao protagonista e as relações que a partir dele são criadas. Vale tal atenção tanto pelos conflitos que surgem a partir dessa relações, como pelo fato de que nelas coexistem os reforços positivos (como é o caso do tratamento dado por Ricardo aquele que é considerado o assassino de William). Surge ainda, no decorrer das páginas, um relacionamento afetuoso entre Matheus e uma das personagens.

Os personagens criados pelo autor são verossímeis e cumprem o seu papel dentro da ficção que se apresenta ao leitor. Cenas de enfrentamento são bem descritas e nos fazem sentir o clima de tensão que se instala diante de tais conflitos e das revelações que são feitas.

Fernando Luiz conseguiu dar um tom de mistério, suspense, dramaticidade e uma pitada de romance na jornada vivida por Matheus, que protagoniza o livro. Uma história bem arquitetada e bem contada ao leitor, com elementos que despertam a curiosidade de quem começa a ler. Que segredos há em relação a Duncan?


Sobre o autor:

Fernando Luiz é escritor de romances e ficção e atua como Publisher na Skull Editora. Formado em Letras pela Universidade Nove de Julho e pós graduado em Book Publisher, é um ávido leitor de quadrinhos, fã da Marvel e DC. Um de seus trabalhos é a criação de uma família de herdeiros do conde Drácula e pode ser encontrado no Wattpad. Para Fernando, a literatura sempre será sua vida e fonte de inspiração.

Ficha Técnica

Título: Recomeçar
Escritor: Fernando Luiz
Editora: Skull
Edição:
Número de Páginas: 220
ISBN: 978-85-53037-44-5
Ano: 2018
Assunto: Literatura brasileira



Um comentário:

Deixe aqui seu comentário.

Pages