Os Supremos – Raphael Miguel, Renata Maggessi, Jadna Alana e Jefferson Andrade - Tomo Literário

Os Supremos – Raphael Miguel, Renata Maggessi, Jadna Alana e Jefferson Andrade

Compartilhe


Os Supremos, livro organizado por Raphael Miguel - autor de Planeta Brutal, foi publicado pela Editora Coerência em 2018 e conta com a participação dos escritores Jefferson Andrade, Renata Maggessi e Jadna Alana.

Super-heróis sempre fizeram parte do imaginário de crianças, adolescentes e até adultos. A capacidade física de enfrentar diversidades, o uso de poderes, a jornada pessoal de superação são bastante comuns na criação desses personagens. Ainda que não acompanhe todos os grandes heróis que aparecem em filmes, séries, histórias em quadrinhos e livros, certamente saberá dizer o nome de um deles (ou até mesmo que poderes tem, ou ainda o que os coloca em fragilidade). Pois bem. Grandes super-heróis advém de outras culturas, mas aos poucos aqui mesmo, no Brasil, criações do gênero tem acontecido.

Os Supremos é um livro que tem esse propósito. Estamos falando de quatro autores nacionais, que tem livros publicados e que se lançaram no desafio e projeto proposto por Raphael Miguel de criarem histórias com personagens heróis. O resultado, adianto a quem me lê, foi surpreendente. 

Começamos com A Origem de Sonda, história criada por Renata Maggessi, escritora do livro Enterro dos Ossos. Agatha Martinez foi uma jovem que passou por bullying pelo pouco peso que tinha. No entanto, isso não a parou e ingressou na faculdade de Engenharia da Computação e fez doutorado em Micro-ondas e Optoeletrônica. Ela faz parte do corpo de engenheiros da Marinha brasileira.

Numa missão/treinamento que teve de fazer na Amazônia é surpreendida pela explosão de um asteroide. Depois de acordar do coma ela percebe mudanças em si. Começa então a treinar a sua capacidade de se conectar às máquinas e dominar as ondas. Ela é capaz, por exemplo, de ligar um aparelho, ouvir conversas à distância, interceptar qualquer tipo de aparelho eletrônica e rastreá-los.

Durante os treinamentos, ao lado do namorado Brandão - médico que atua na Marinha com ela - começa a descortinar também o seu passado e a ligação que ele tem com seus poderes que agora se manifestam  (ou se intensificam).

Sonda é uma mulher forte, decidida e que usará seus poderes para o lado do bem. Ela não mede esforços e se revela aplicada aos estudos e aos treinamentos que faz. Uma heroína que também sabe amar.


A segunda historia do livro é de autoria do escritor Jefferson Andrade e os heróis que protagonizam a trama são Kryos e Vulcano. Os dois são irmãos gêmeos que descobrem o poder de forma involuntária, numa situação que pode coloca-los como vilões, pois há mortes.

A partir daí eles são levados até um amigo do pai deles que poderia ajudá-los. O Homem conhece a existência do gene supremo que pode ter dado o poder aos dois jovens. Eles estão se preparam para lutar contra o mal e se juntar a outros super-heróis. 

Da escritora Jadna Alana a terceira história é A Sombra da Noite, em que temos a jovem Alexia como heroína. Fruto de um relacionamento proibido, como diz a lenda, ela tem poderes que permitem com que ela ande pela escuridão,  com seus passos silenciosos e força descomunal. Ela costuma usar um capuz que não permite que vejam seu rosto.

A jovem se vê em situações inusitadas e tem notícias de que invadiram o Projeto Incógnito que pesquisa os genes dos supremos. Casos que tenham ligação com Sombra da Noite começam a aparecer na imprensa, o que não é positivo, mas ela continua com suas ações contra o mal e guardando a vontade de encontrar com outros supremos que podem ou não ter os mesmos poderes que ela.

Aquilo que era tido como uma lenda e contado por sua avó; que dizia que a Lua era prometida em casamento ao Sol e que Lua se apaixonou pela Escuridão, pode ser verdadeiro e o reflexo disso se faz na vida de Alexia, que começa a ser perseguida por algumas criaturas estranhas que a atacam. Caberá a ela tomar decisões para que mantenha todos a salvo.


Continuando no clima de heróis, adentramos a história final do livro, escrita por Raphael Miguel, o organizador e idealizador do projeto. Apolo é o nome da história e do protagonista, cujo nome real é Aslam Riveira. Ele também descobre a presença de seus poderes, ainda quando criança e se vê perseguido por Iguana, que com ele rivaliza. Depois de ter decidido não usar os seus poderes se vê diante de uma situação conflituosa em que decidirá se continuará distante dos conflitos e injustiças ou se lutará contra eles.

As quatro histórias presentes no livro Os Supremos tem em comum a descoberta dos personagens sobre seus poderes e o uso que deles farão. Cada uma das histórias tem um clímax e desfecho de acordo com a vida daquele personagem que a protagoniza. Outros elementos são comuns e dão unicidade a obra como um todo, como é o caso da existência do gene supremo e a presença do personagem André Negrão, que estuda as transformações.

Os Supremos traz super-heróis criados em terras brasileiras e que vivem sua jornada de herói em boas histórias para entreter os leitores. As tramas são dinâmicas, como toda história de bons heróis deve ser, e tem enfrentamentos que são necessários e que possibilitam ao leitor ver a luta do bem contra o mal. Além disso, os personagens criados pelos autores acabam por trazer à tona conflitos pessoais, tanto no que se revela com o fato da descoberta de  seus poderes, quanto no âmbito das relações familiares ou advindas do passado.

Temos quatro histórias que tem coerência e coesão entre si e que dão ao livro unicidade em torno dos heróis. Vale a leitura. Recomendo.


Sobre os autores:

Renata Maggessi é jornalista, pós-graduada em Literatura Brasileira pela UERJ, autora dos livros O Canto da Cigarra e O Enterro dos Ossos. É escritora membro da ABERST. Carioca, escolheu a cidade de São Paulo como morada, onde vive com seu marido e sua filha. Apaixonada por tudo que envolve escrita e leitura, iniciu sua carreira literária a partir de diversas publicações em antologias de contos, a maioria de terror e suspense, mas se aventura em outras áreas, como drama, romance e fantasia.

Jefferson Andrade é nascido no Rio de Janeiro. É oficial de Infantaria do Exército Brasileiro, formado pela Academia Militar das Agulhas Negras. É autor da série “As Crônicas do Ragnarok”, onde já tem publicado dois livros. Com grande influência na obra de Tolkien, viu na mitologia nórdica a parta inicial para sua inserção no universo da literatura nacional.

Jadna Alana nasceu em Campina Grande, na Paraíba. Cresceu em uma cidade do interior chamada Nova Palmeira. Escritora, cantora, estudante de Letras da Universidade Estadual da Paraíba e também youtuber do canal Uma Escritora Diferente. Publicou seu primeiro livro aos dezoito anos de idade. Seu mais recente lançamento chama-se A Princesa de Ônix.

Raphael Miguel é o idealizador da coletânea Os Supremos e apontado como destaque pela crítica especializada em literatura nacional contemporânea pela versatilidade e obstinação. Autor de diversos contos, poemas e crônicas sobre os mais variados temas e gêneros, recebeu prêmios literários e menções honrosas em concursos pelo país. Publicou os livros O Livro do Destino, Ácido & Docel: A Rosa Fatal, 5 – Cinco e Planeta Brutal. É também organizador da antologia Playlist – Contos Musicais.

Ficha Técnica

Título: Os Supremos
Escritor: Raphael Miguel, Jadna Alana, Jefferson Andrade e Renata Maggessi
Editora: Coerência
Edição:
Número de Páginas: 327
ISBN: 978-85-5237-033-0
Ano: 2018
Assunto: Literatura brasileira



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages