Miudezas: Histórias de Gente pra Gente – Gabriel Cardoso - Tomo Literário

Miudezas: Histórias de Gente pra Gente – Gabriel Cardoso

Compartilhe




“Era cada história tão incrível. Tantas vidas diferentes.”

Miudezas: Histórias de Gente pra Gente, de Gabriel Cardoso, foi publicado pela Luva Editora em 2018. O grande mote do livro reside observação do autor em relação a tudo aquilo que o cerca, tendo sido motivado a tal feito, após um momento de perda que o levou ao caminho da escrita.

As histórias ouvidas parcialmente pelo autor, o fizeram se inspirar a escrever os textos presentes no livro. Falo sobre histórias ouvidas de modo parcial, porque elas podem surgir de uma conversa captada no transporte público, numa loja ou qualquer outro lugar. Então, o leitor encontrará uma sondagem a respeito de pequenos acontecimentos cotidianos, mas que nos fazem perceber a grandeza da vida.

Você vai se deparar com ambulantes vendendo produtos variados num trem, com uma mãe que discute com a filha numa loja por causa da escolha de um calçado, vai ler sobre o livro de autoajuda, encontrará homens sentados diante da rua discutindo sobre o técnico do time de futebol. 

Vai passar por histórias diversas que nos remetem a gente como a gente, numa clara alusão ao subtítulo do livro. Alguns dos textos são carregados de humor, outros tem a dramaticidade dos acontecimentos que nos rodeiam, outros expressam a emoção da própria vida do autor. São textos que saltam das páginas e nos fazem rir, refletir e nos emocionar.

“As coisas começaram a dar mais certo na minha vida a partir do momento em que eu passei a ser mais honesto comigo mesmo.”

Fala-se sobre a vida, sobre o encontro numa agremiação de escola de samba, de uma análise feita sobre a Flip - Feira Literária de Paraty. O autor escreve ainda sobre a incursão a um centro espírita, sobre o fato de as pessoas se reafirmarem pelo ódio a algo ou alguém. 


Miudezas é um livro de leitura fluida, textos curtos, que tem leveza e que também deixam mensagens para que o leitor reflita. O grande atrativo do livro, sem dúvida, é o olhar arguto do autor e a forma como é capaz se exprimir em poucas e boas palavras o significado mais abrangente da história que nos conta. Dá pra ler numa sentada só, e você não se sentirá cansado ou entediado, porque os personagens, a narrativa e a trama de cada um dos textos, atraem o leitor.

Explicando as Olimpíadas Sobre a Ótica Familiar, por exemplo, é um texto bem humorado e cheio de representações. Certamente você deve ter presenciado ou imaginado uma situação similar ao que você lerá na publicação.

O autor vai de histórias coletadas na observarão de passageiros de trem até a intimidade de um casal que está deitado na cama assistindo televisão. O pedido despretencioso para o empréstimo de uma caneta vira uma cena tragicamente cômica e até um assalto leva o autor a trazer ao leitor um texto. E o sonho? Ah, a necessidade de sonhar. Um dos textos trata dessa ação humana.

"A gente nunca vai saber qual é a perspectiva de crescimento do outro  pra julgar se o sonho dele é pequeno ou grande. É sonho e acabou."

Entre um e outro texto o leitor notará o estilo multifacetado do autor, que ora se reflete humorado, ora lírico, ora casual e, por isso mesmo, pela mescla de formas de contar e falar sobre as miudezas que nos cercam, a jornada por essa leitura torna-se tão agradável.

A crônica Vocês São Vitimistas Demais traz a ironia como uma forma de crítica a quem desdenha dos direitos e da luta das mulheres. Um texto duro, contundente, que mexe na ferida. Foi vencedora do Prêmio Brasiliterário.

Saudades de tempos remotos, a hierarquia num ônibus, a composição de um samba, a vida... tudo isso e tudo aquilo que antes mencionei passam pelo texto de Gabriel Cardoso. A leitura se faz ágil e prazerosa.

O primeiro livro publicado pelo autor deixa no leitor aquele gosto de quero mais.


Sobre o autor:

Gabriel Cardoso é jornalista, escritor e compositor. Carioca, espírita, flamenguista e amante do Carnaval, torcedor fanático da Unidos de Vila Isabel. Escreve contos, crônicas e letras desde os quatorze anos, e Miudezas: Histórias de Gente pra Gente é seu primeiro livro publicado.

Ficha Técnica

Título: Miudezas – Histórias de Gente pra Gente
Escritor: Gabriel Cardoso
Editora: Luva
Edição:
Número de Páginas: 106
ISBN: 978-85-93350-23-8
Ano: 2018
Assunto: Literatura brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages