Lançamentos da Global Editora - Tomo Literário

Lançamentos da Global Editora

Compartilhe


A Global Editora sempre prepara uma série de bons livros e aqui estão os últimos lançamentos. Confira quais são os livros e as respectivas sinopses.

Vida e obras do engenheiro Álvaro de Campos
Autor: Fernando Pessoa | Edição: Teresa Rita Lopes


Álvaro de Campos não é apenas um heterônimo de Pessoa como Alberto Caeiro e Ricardo Reis – os três únicos que receberam esse estatuto. Além de ter tido, como os outros, uma vida e um estilo próprios, e, por isso, uma inteira independência face ao seu criador, Campos saltava do palco da ficção em que fora idealizado para o rés-do-chão da realidade e intervinha no dia-a-dia do seu duplo.

Pessoa escreveu que Campos é a personagem de uma peça. O que falta é a peça. E também, textualmente, que o dramaturgo é o máximo do poeta. É conhecida mas não levada a sério a afirmação pessoana de que cada um dos seus heterônimos constitui um drama e, todos juntos, outro drama. Escreveu também Pessoa que tinha previsto a evolução de cada uma dessas personagens, e que pensava publicar esses livros com os seus horóscopos (biografias abreviadas, afinal) e, até, fotografias!

Esta obra, também editada por Teresa Rita Lopes, uma das maiores especialistas na obra do autor português, tenta fazer-lhe a vontade. Aproveitando, inclusive, o título que para ele previu, Vida e Obras de Álvaro de Campos, que nenhum editor usou até hoje. “Confesso que o meu maior prazer seria que esta “Vida e Obra” contentasse Pessoa, onde quer que esteja, nessa sua ambição de contar a vida das suas personagens através dos seus poemas, respeitando o desenrolar dessas vidas e a evolução da sua maneira de dizer e de viver.”, escreve Teresa, no texto da contracapa do livro.

Ai de ti, Copacabana!
Autor: Rubem Braga


Ai de ti, Copacabana! é o livro mais lembrado quando o nome do imbatível cronista Rubem Braga vem à tona. O livro traz crônicas do autor que se tornariam célebres como “História triste de tuim”, “Os trovões de antigamente”, “O padeiro”, “Quem sabe Deus está ouvindo”, “A minha glória literária”, “História de pescaria”, além da surpreendente crônica que dá nome ao livro – “Ai de ti, Copacabana!” -, na qual Rubem faz uma espécie de ode ao bairro carioca, destacando seus vícios e virtudes.

A vista inebriante da Cordilheira dos Andes, a empolgação inocente de um taxista português no Rio acompanhando um navio cruzando a orla carioca, a notícia da separação de um casal amigo. Toda sorte de acontecimentos, grandiosos ou não, é ternamente transmutada por Rubem Braga nas crônicas de Ai de ti, Copacabana!

Gilberto Freyre crônicas para jovens
Autor: Gilberto Freyre | Seleção: Gustavo Henrique Tuna


26 crônicas para jovens, 9 delas inéditas em livro

Gilberto Freyre – crônicas para jovens é uma antologia de textos do autor que tocam em temas cotidianos como a modernização das cidades, alimentação, gastronomia, ecologia, infância e outros. A seleção e o prefácio são de Gustavo Henrique Tuna, doutor em História Social pela Universidade de São Paulo e especialista na obra de Gilberto Freyre. No prefácio, Tuna assinala que “o leitor deste conjunto de textos de Gilberto Freyre poderá vê lo em ação exercitando seu pensamento em poucas linhas, diferentemente dos longos ensaios e livros que o tornaram célebre. Nestas reflexões breves, contudo, é possível apreender como ele captava e compreendia as lições do passado e as dinâmicas sociais de seu tempo.”

As 26 crônicas selecionadas para este livro, sendo 9 delas inéditas em livro, permitem que os leitores vislumbrem a percepção luminosa de Gilberto Freyre sobre a vida em movimento. Temos aqui um dos maiores intérpretes do Brasil expondo sua visão sobre culturas, experiências e dilemas, sempre oferecendo a fértil perspectiva de um observador perspicaz da ação humana.

Apagando o Lampião - vida e morte do rei do cangaço
Autor: Frederico Pernambucano de Mello


Após 80 anos, livro inédito revela o nome do verdadeiro assassino do rei do cangaço.

O personagem da história brasileira que é tema deste livro já foi apontado por muitos como bandido e por outros como produto das injustiças sociais. Polêmicas à parte, não restam dúvidas de que Lampião permanece magnetizando a curiosidade de todos que já dele ouviram falar. Mito ainda em vida, sua morte só fez aguçar toda a mística que cerca sua trajetória. Afinal de contas: quem matou Virgulino Lampião?

Muita tinta já foi gasta procurando dar conta deste imbróglio. E o historiador Frederico Pernambucano de Mello traz aqui ao leitor um retrato vivo e completo deste homem de coragem e inteligência cuja trajetória já foi objeto de música, filme, novela e tantas outras manifestações da arte. Através de uma linguagem certeira e ancorado por caudalosa documentação escrita e ampla gama de depoimentos orais, o autor deste livro contextualiza historicamente as ações de Lampião e seu bando nas primeiras décadas do século XX e desata o nó que até então existia a respeito do assassinato de uma das figuras mais admiradas e, ao mesmo tempo, temidas de nossa história.

Sopro renovador na historiografia do cangaço brasileiro, Apagando o Lampião – Vida e morte do Rei do Cangaço joga luz definitiva sobre um dos enigmas que ainda persistiam na rica seara da história nacional.

2 PATAS E 1 TATU
Autor: Bartolomeu Campos de Queirós


A obra explora rimas e trocadilhos, a sonoridade das palavras, números e sinais matemáticos.

Esta é uma história com duas meninas e um menino, duas patas e um tatu-bola. Ao longo do livro, Bartô brinca com as palavras, com os números e com os símbolos usados pela matemática, fazendo somas e subtrações não só com números, mas também com palavras e frases.

A leitura desse livro serve de estímulo para que as crianças comecem a ver muito mais graça na língua portuguesa e na matemática. E quando começam a pensar sobre as palavras, seus sons e significados, e sobre os números e suas possibilidades de uso, brincam e jogam – a todo momento – com os textos que leem e recitam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages