Lançamento Editora Contexto: História Medieval - Tomo Literário

Post Top Ad

Lançamento Editora Contexto: História Medieval

Compartilhe


História Medieval, de Marcelo Cândido da Silva é lançado pela Editora Contexto.

Confira a sinopse do livro:

A Idade Média abrange um período de cerca de dez séculos, compreendido entre o final da Antiguidade e o início da época moderna. Diferentes formas de expansão, de poder e de sociedade foram forjadas durante esses mil anos. Enquanto os chamados bárbaros conquistavam territórios, o poder da Igreja crescia e o cristianismo se tornava uma ferramenta eficaz de integração (muitas vezes forçada). Outra característica marcante do período é a dominação senhorial: controle econômico, jurídico, político e militar dos camponeses por parte da aristocracia.

Nesta obra introdutória, o professor da Universidade de São Paulo, Marcelo Cândido da Silva, se dedica a apresentar e discutir as principais características desse período, dando ênfase a seus contrastes: a fome, a peste e as guerras se alternando com tempos de paz e prosperidade; o universalismo do papado convivendo com os particularismos senhoriais e com as monarquias em vias de centralização. Com este livro, o leitor tem em mãos uma obra atualizada e palpitante sobre a História Medieval.


Sobre o autor:

Marcelo Cândido da Silva é graduado e mestre em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutor em História Medieval pela Université Lumière Lyon 2 e livre-docente pela Universidade de São Paulo, onde é professor titular. É membro associado da Société des Historiens Médiévistes de l’Enseignement Supérieur Public Français (SHMESP) e do Laboratoire de Médiévistique Occidentale de Paris (LAMOP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, coordena o Laboratório de Estudos Medievais (Leme) e é membro fundador da Rede Latino-Americana de Estudos Medievais.

Para adquirir acesse o site da Contexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Post Bottom Ad

Pages