Conheça O Crime da Quinta Avenida, de Anna Katharine Green - Tomo Literário

Post Top Ad

Conheça O Crime da Quinta Avenida, de Anna Katharine Green

Compartilhe


Recebi o livro O Crime da Quinta Avenida, da escritora Anna Katharine Green, publicado no Brasil pela Monomito Editorial e com tradução da escritora Cláudia Lemes, que também preside a ABERST – Associação Brasileira dos Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror.

O Crime da Quinta Avenida é um livro que até então, não tinha publicação aqui no Brasil. E Anna pode ser considerada a mãe da literatura policial. Muitos dos livros que lemos hoje, com a fórmula de um bom romance policial, tiveram origem a partir da criação de Anna Katharine Green. Sabemos que ela é uma escritora não muito conhecida por aqui, mas a escritora Cláudia Lemes e a Monomito Editorial, resolveram resgatar a obra dessa fantástica escritora. Para isso, criaram um projeto de financiamento coletivo no Catarse e que contou com apoio de apaixonados por literatura policial.

Por que o romance policial muda a partir dela? Porque ela insere elementos como o uso de técnicas forenses em seu livro. Além disso, ela cria o primeiro detetive que passa a figurar em outros livros da escritora. Anna Katharine Green é citada por Agatha Christie em sua autobiografia, pois é uma de suas inspirações. Outro consagrado escritor do gênero, Arthur Connan Doyle, o criador de Sherlock Holmes, também se inspirou na mãe da literatura policial.


Em português a sua versão foi traduzida por Fernando Pessoa e publicada em Portugal. Agora, a Monomito dá a chance aos leitores brasileiros de terem acesso a essa obra fantástica.

Trata-se, sem dúvida, de uma obra clássica de mistério e que foi escrita originalmente em 1878. Foi o primeiro livro a usar técnicas forenses de investigação na trama, o primeiro a ter um detetive intuitivo e que aparece em outros livros, o primeiro a ter personagem que compete com o investigador principal e o primeiro a usar técnicas de thriller - o que hoje é facilmente encontrado em livros, filmes e séries.

Anna Katharine Green merece ser conhecida e reconhecida pelos leitores brasileiros.

Em 400 páginas Green nos faz suspeitar, duvidar, culpar, inocentar e, quando temos muitas certezas, surge algo que abala todas elas. O Crime da Quinta Avenida é o precursor de todos os romances policiais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Post Bottom Ad

Pages