Recortes de Uma Paixão – Wallery Giscar Desten - Tomo Literário

Recortes de Uma Paixão – Wallery Giscar Desten

Compartilhe


É possível se apaixonar por duas pessoas ao mesmo tempo? Como é se ver envolto num triângulo amoroso na juventude?

Daniel é um estudante que deseja cursar Medicina e se prepara para ingressar na universidade. Rebeca é uma jovem que frequenta a casa do rapaz e que nutre por ele um sentimento que vai muito além da amizade. Daniel, por sua vez, também sente algo mais do que amizade, mas sempre pensa que ser amigos é o que ela deseja. Helena, a mãe de Daniel, atenta aos movimentos dos jovens, percebe os olhares entre eles.

Ao sair com os amigos, Daniel repara que Lúcia os observava – uma moça que mudou há pouco tempo para aquele lugar. “A Daniel, interessava apenas o fato de Lúcia ter-lhe sorrido”. E ela então, paira no imaginário do rapaz.

Com a aparição de Lúcia, temos um triângulo formado: Daniel, Rebeca e Lúcia. A pergunta  lançada lá no início da resenha surge: é possível sentir amor por duas pessoas ao mesmo tempo? Vamos sentindo que esse é o clima que paira na história de Daniel. O jovem sente algo diferente pelas duas jovens: “...o que você faria se estivesse dividido entre duas moças?”

“Tentava raciocinar e não conseguia parar de imaginar Lúcia diante dele. Levantava e deitava na cama, mas também não deixava de pensar em Rebeca. E, vez ou outra, era surpreendido pela imagem de Rebeca enquanto pensava em Lúcia.” Tal trecho ratifica o turbilhão de sentimentos que há na mente de Daniel, que tem que remoer suas dúvidas, as aflições da idade, a preocupação com o vestibular que se aproxima cada vez mais, o descrédito do pai e o constrangimento que o pai de uma das garotas o faz passar.

Os personagens de Recortes de Uma Paixão são adolescentes, portanto, estão vivendo uma fase em que há o despertar dos sentimentos, em que ainda apresentam certa imaturidade e vivem as descobertas próprias da idade. Na fase em que estão é natural que haja dúvidas, vontades e anseios, conflitando com o que os pais esperam deles. E, faz-se natural também, os sentimentos controversos. Na adolescência surge a preocupação com o futuro, as obrigações escolares parecem aumentar e outros conflitos característicos da faixa etária permeiam a vida deles e os enchem  tanto de coragem quanto de medo.

Daniel é um personagem mais velho que as duas jovens, ainda assim todos eles vivem situações que se assemelham em suas casas.  Há entre eles o pai que cerca, que critica, que precisa e exige dos filhos que eles possa lhes garantir o sustento no futuro. Uma das personagens tem melhor condição financeira, mas ainda assim é cercada pelo pai, ou melhor dizendo, pelas preocupação do pai em relação a quem da moça se aproxima.


O garoto protagonista toma algumas decisões que, aparentemente, são impensadas e que reforçam a fase de formação de sua maturidade. Wallery Giscar acerta ao construir seus personagens com as características inerentes a idade e também na maneira como conduz a história. A narrativa se apresenta também jovial, o que os torna verossimilhantes.

No intrincado jogo de sentimentos que nutre pelas garotas, Daniel tem de passar por momentos conturbados com seu avô, pessoa pela qual ele tem muita estima. Tem ainda de lidar com os confrontos com  familiares das garotas e com o seu próprio sonho de se formar.

No livro há ainda uma camada que fala de relações familiares, sobretudo dos pais com os filhos. O conflito de gerações parece inevitável. E são demonstradas as diferenças entre as famílias, tanto na percepção do que é melhor para os filhos, quanto na visão em relação ao mundo em que vivem.

O desfecho do livro é inesperado e há acontecimentos que garantem dramaticidade ao longo da história que acompanhamos em Recortes de Uma Paixão, publicado de forma independente na Amazon e que foi lido em e-book (153 páginas).

Gosto do modo como o autor usa uma linguagem coloquial na narrativa, o que tem total consonância com os personagens e ao público que se destina. Os acontecimentos e reviravoltas que estão presentes na trama garantem um looping de emoções aos leitores.

É um livro que fala de escolhas. Note que Daniel precisa escolher a mulher que realmente ama, a carreira que deseja seguir e resolver os conflitos que tem com o pai (que o desacredita). Nossos caminhos são assim, cheios de decisões que precisam ser tomadas. Que caminho seguir? Caberá a Daniel e, tão somente a ele, escolher o que quer para sua vida. E as decisões que tomamos, por vezes, refletem no que acontecerá em nosso futuro.

Além disso, a história trata de relações, da descoberta do primeiro amor, dos conflitos da juventude, de esperança em dias melhores, de confiança em si (ainda que haja momentos em que os passos sejam dados de maneira titubeante).

Recortes de Uma Paixão é uma leitura agradável, com uma linguagem acessível e personagens cativantes.

Sobre o autor:


Wallery Giscar Desten nasceu em 1973 na cidade de São Domingos do Azeitão – MA. Formou-se, inicialmente, em Letras/Português, por sonhar um dia ser escritor, e, posteriormente, veio a se formar no curso de Bacharel em Direito. Mora desde 1989 em Teresina-PI, trabalhando como servidor público. O interesse pela literatura se deu, por acaso, quando tinha 15 anos. Alguns anos depois, surgiu a curiosidade pelos concursos literários e começou a escrever para participar e ter alguma experiência. Dessas aventuras alcançou alguns bons resultados, conquistando o 3º lugar no concurso de poesia da VII semana de Letras da UESPI – 1998; 2º lugar no concurso de crônica da FUNDAC – 1998; participação na antologia poética “As trinta melhores poesias” do I Concurso UESPI de literatura – 1999; menção honrosa com o romance O jardim dos amores – FUNDAC – 2003 e com seu livro Ajuste de Contas conseguiu o 1º lugar no concurso “Prêmio O.G. Rego de Carvalho – Categoria Novela – FUNDAC – 2001.

Ficha Técnica

Título: Recortes de Uma Paixão
Escritor: Wallery Giscar Desten
Editora: Independente
Edição:
Número de Páginas: 153
Ano: 2018
Assunto: Literatura brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages