[Quotes] Édipo Rei e Antígona, de Sófocles - Tomo Literário

[Quotes] Édipo Rei e Antígona, de Sófocles

Compartilhe


Aqui mesmo no Tomo Literário você pode conferir a resenha das tragédias gregas Édipo Rei e Antígona, ambos de Sófocles. Durante a leitura do texto teatral destaquei algumas passagens e agora trago cinco quotes de cada uma das peças gregas. Leia, inspire-se, reflita.

Do texto Édipo Rei destaquei os seguintes quotes:
                       
E aquele que for arrogante em suas ações ou sua palavras (...) que seja punido com um fim funesto, castigando sua insolência.

A inteligência de um homem pode sobrepujar a de outro.

Só o tempo fará com que compreendas com clareza, pois só ele nos revela a bondade de um homem e um só dia basta para ver a maldade!

Todos nós gememos de pavor, como marinheiros que veem seu piloto em desatino!

Ó gerações de mortais, como vossa vida não passa de sombra! Quem já conheceu a felicidade que não fosse apenas a de parecer feliz, para recair na treva, finda aquela doce ilusão?


Do texto de Antígona separei os quotes abaixo:

Aqueles que pensam ter sozinhos os dons da inteligência e da palavra, e um espírito superior, quando os vemos de perto mostram-se inteiramente vazios.

O povo fala. Por mais que os tiranos sejam afeitos a um povo mudo, o povo sempre fala. Fala sussurrando, amedrontado, à meia luz, mas fala.

A vida é breve, e um erro traz sempre um erro. Desafiado o destino, tudo será destino.

A sorte exalta, ou abate, sem cessar, os homens infelizes e os ditosos; inescrutável é o destino reservado aos mortais.

...acumula em tua casa riquezas sem conta; vive faustosamente, como um rei; se porém não tens a alegria, tudo isso não vale a sombra de uma fumaça, diante da verdadeira felicidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages