Uma das maiores vozes feministas do mundo: Nawal El Saadawi será publicada pela Faro - Tomo Literário

Uma das maiores vozes feministas do mundo: Nawal El Saadawi será publicada pela Faro

Compartilhe


A Faro Editorial tem os direitos do livro “Woman at point zero” da autora egípcia Nawal El Saadaw, 83 anos. Chamada de a Simone de Beauvoir do mundo árabe, Nawal é conhecida por sua luta contra a mutilação genital feminina – terror que ela mesma sofreu na infância-, uma prática muito comum na África e em países árabes e no embate contra a falsa luta feminista ocidental.

Para El Saadawi muitas lutas defendidas pelas feministas deixam de lado temas que são verdadeiramente difíceis e que precisam de apoio global. Levanta a bandeira de que o feminismo não deve apagar a diversidade da luta das mulheres em culturas diferentes, e que muitas vezes os níveis de opressão sofridos pelas mulheres em países dominados pela religião e o patriarcado não podem ser tratados com um discurso raso. Que a luta feminista é muito maior, mais dura e urgente do que as que defendemos hoje.

No romance “Woman at point zero”, publicado originalmente em árabe no ano de 1975, conhecemos a vida de Firdaus, uma camponesa egípcia, que em sua infância é vítima de uma crueldade incompreensível e da negligência até terminar numa cela de prisão no Cairo. Desde suas primeiras lembranças, Firdaus sofreu nas mãos dos homens - primeiro seu pai violento, depois seu marido violento e muito mais velho, até finalmente seu enganoso namorado que virou cafetão. Após uma vida inteira de abuso, ela finalmente toma uma ação drástica contra os homens que governam sua vida e é o que a leva à prisão. Baseado em fatos reais, a obra foi vendida para mais de 15 países.

O livro será lançado no Brasil no primeiro semestre de 2019 e já está com os direitos sendo negociados para o cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages