Seja Singular – As Incríveis Vantagens de Ser Diferente – Jacob Petry e Valdir R. Bündchen - Tomo Literário

Seja Singular – As Incríveis Vantagens de Ser Diferente – Jacob Petry e Valdir R. Bündchen

Compartilhe


Seja Singular – As Incríveis Vantagens de Ser Diferente, de Jacob Petry e Valdir R. Bündchen, foi publicado pela Faro Editorial em 2018 (253 páginas). É uma obra de não-ficção que aborda aspectos para auxiliar o leitor a compreender a sua carreira e reformular a maneira de pensar sobre si e sobre sucesso.

No primeiro capítulo temos apresentada uma teoria sobre a mentalidade, que fala, inclusive, sobre o quociente de inteligência (QI) e as múltiplas inteligências. Não são conceitos novos, mas são abordados pelos autores para explicar a sua própria teoria. Depois passamos para um capítulo que trata da impotência induzida, o que pode ser explicado rapidamente, como o jeito a que somos induzidos (por nós e pelos outros) a nos vermos como seres limitados. Certamente, caro leitor, você já teve esse pensamento a respeito de si ou até mesmo de pessoas que estão em seu entorno.

A imagem que temos sobre nós pode ajudar ou atrapalhar para alcançar aquilo que denominamos de sucesso. O livro traz exemplos de várias histórias, como as de Mary Key, Michael Jordan, Paulo Coelho, entre outros. Muitos são os casos apresentados ao longo do livro, servindo-nos de exemplos para cada abordagem realizada pelos autores.

“... mostraremos como nossa mentalidade se forma e como ela define quem somos, e os resultados que produzimos.”

A obra aborda ainda os processos de pensamento, que podem ser automático ou controlado. Muitas vezes entramos no processo automático de pensar e criamos um certo conflito mental. “Temos consciência de que aquilo que estamos fazendo não é o melhor para nós, mas, mesmo assim, não conseguimos deixar de fazê-lo”. Portanto, é preciso que mudemos os nossos moldes mentais para que tenhamos também mudanças nos resultados que esperamos.

A segunda parte do livro chama-se Inteligência Prática e fala do hiperfoco, que consiste em utilizar tempo, energia, relações e capital (tanto intelectual quanto financeiro) canalizando-os para os nossos objetivos. E é nessa segunda parte também que apresentam os quatro modelos de mentalidade, que definem características dos indivíduos considerados inovadores e criativos: mentalidade filosófica, mentalidade de cenário, mentalidade estratégica e mentalidade de ação.

“A água que não corre forma um pântano; a mentalidade que não se atualiza forma um tolo.” É uma das citações mencionadas pelos autores. Trata-se de citação de Victor Hugo. Os capítulos são abertos com uma frase de impacto de um grande pensador, o que nos coloca em sintonia com o texto que será dissertado no capítulo em questão.

Nessa parte também falam sobre um conceito que para eles está equivocado. Um conceito de Aristóteles; afirmando que “a causa final” produz a “causa eficiente”. Discorrem sobre isso apresentando exemplos de situações em que se aplica o conceito defendido pelos autores.

A terceira parte de Seja Singular fala sobre as Vantagens Ocultas. Os autores começam apresentando a teoria da hipótese da pirâmide invertida. A pirâmide a que se referem é a de Maslow. Para os autores ela deve ser invertida. Para que consigamos alcançar nossos objetivos precisamos, inicialmente, da autorrealização. Portanto, ela não seria o topo da pirâmide, mas sua estrutura basilar. “Uma pessoa autorrealizada automaticamente terá uma ótima autoestima, e com isso, relacionamentos fortes e saudáveis que suprirão suas necessidades sociais.” Para eles, devemos nos questionar se estamos de fato realizados com o nosso trabalho.

Azar e sorte não deixam de ser tratados na obra, uma vez que é necessário que aprendamos a lidar com aquilo que consideramos azar, bem como é preciso notar que o sucesso atribuído à sorte é, na verdade, a consequência de atos que foram realizados anteriormente.

“É preciso fazer um esforço consciente para sair desse círculo vicioso. Se não criarmos mecanismos de avaliação para analisar os resultados das escolhas automáticas produzidas pela nossa mentalidade predominante, dificilmente teremos condições de descobrir se essas escolhas nos levarão ou não ao objetivo proposto.”

Seja Singular não é um manual. É um livro que apresenta a teoria dos autores e a sua visão sobre o caminho necessário para preparar a mente para o sucesso, propondo ao leitor uma reflexão sobre seu modo de pensar e de agir. Traz exemplos de histórias de pessoas que se destacaram em sua carreira, como forma de corroborar a teoria apresentada por Jacob e Valdir. Há um potencial imenso em nós e as teorias apresentadas na obra nos provocam a refletir sobre isso e a abrir novos caminhos em nossa mentalidade.

A linguagem do livro é clara, direta, portanto acessível a qualquer leitor. Conceitos de outros autores, quando citados, como Maslow e Aristóteles (por exemplo), são explicados ao leitor. Dessa forma, facilita a compreensão daquele que não está conectado com o tema. As próprias teorias dos autores são bem exemplificadas e explicadas.

O trabalho gráfico da Faro Editorial merece ser destacado, pois está impecável. O corte em tom florescente realça o livro, as divisões dos capítulos e do conteúdo que há nos capítulos são bem delineadas e facilitam a transição entre os temas. Em Seja Singular temos um bom exemplo de como a diagramação se integra ao conteúdo trabalhado no livro.

Seja Singular é um livro que acrescenta e que pode ser muito bem aproveitado por quem quer repensar sua carreira, quem estuda administração e atua com liderança, ou qualquer pessoa que tenha interesse em se propor a uma nova forma de pensar. Prepara-se para o rompimento com a cultura que o limita.


Sobre os autores:

Valdir R. Bündchen é sociólogo e mestre em desenvolvimento sustentável, pós-graduado em Administração Mercadológica e Gestão de Novos Negócios. Há trinta anos promove treinamentos sobre como planejar carreiras. É um dos idealizadores do Projeto Água Limpa e criador do método de autoconhecimento Estudo de Perfil.

Jacob Petry é jornalista e pesquisador brasileiro naturalizado nos Estados Unidos. Dedica-se ao estudo da filosofia da mente e psicologia da cognição. É autor de inúmeros Livros, dentre eles, As 16 Leis do Sucesso de Napoleon Hill e Poder e Manipulação, ambos lançados pela Faro Editorial.

Ficha Técnica

Título: Seja Singular – As Incríveis Vantagens de Ser Diferente
Escritor: Jacob Petry e Valdir R. Bündchen
Editora: Faro Editorial
Edição: 1ª
ISBN: 978-85-9581-044-0
Número de Páginas: 253
Ano: 2018
Assunto: Estratégia (Psicologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages