Quem Foi Ela - Anna Katherine Green - Tomo Literário


A Monomito Editorial e a escritora Cláudia Lemes divulgaram informações revelando quem foi ela.

ANNA KATHERINE GREEN 

Há 140 anos essa mulher publicou um romance policial chamado The Leavenworth Case: A Lawyer's Story. Não foi qualquer livro, mas um que revolucionou o gênero e influenciou escritores de ficção de mistério. O que ela fez, você vê sendo replicado até hoje em filmes, séries e livros de investigação. 

O que ela criou?

Abaixo temos alguns elementos que ela criou e que você certamente conhece.

- Um detetive experiente, inteligente e intuitivo que suspeita de "todos e de ninguém".
- Um jovem apaixonado pela mulher, cuja evidência aponta como principal suspeita, tentando provar que não é ela a assassina.
- O uso de lógica e técnicas forenses para encontrar o culpado (pedaços de cartas, testemunhas desaparecidas).
- Técnicas de escritas de mistério que oferecem pistas – muitas falsas – para que o caso seja investigado também pelo leitor. 
- Um detetive que vira um personagem fixo e passa a estar presente em diversos livros.

Nenhuma novidade, não é mesmo? Isso se considerarmos o nosso ano atual. Mas em seu tempo, há 140 anos, ninguém tinha feito algo parecido.

O livro

The Leavenworth Case: A Lawyer's foi um best-seller e vendeu 75 mil exemplares, poucos naquela época foram tão longe. E fez fãs famosos: em sua autobiografia Agatha Christie fala sobre como Anna a inspirou. Arthur Conan Doyle – o pai do Sherlock Holmes – viajou para conhecer a escritora americana. 


Sinopse

O rico homem de negócios Horatio Leavenworth foi assassinado dentro de sua mansão com um tiro. Ele deixou uma grande fortuna e duas sobrinhas, e uma delas, Eleanore, se torna a principal suspeita ao ser revelado que ela não herdaria os bens do tio. A incumbência de descobrir o assassino e o motivo do crime recai sobre o investigador Ebenezer Gryce que usa inteligência e capacidade de dedução, acima da média, para juntar pistas e revelar segredos. Em paralelo, o jovem advogado Everett Raymond decide conduzir sua própria investigação com o intuito de provar a inocência de Eleanore, a mulher por quem se apaixonou.

A edição

A única tradução para o português foi feita pelo maravilhoso Fernando Pessoa, mas agora teremos uma versão 100% brasileira. Para isso a escritora Cláudia Lemes (que também preside a ABERST – Associação Brasileira dos Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror) – que idealizou o projeto – já começou a traduzi-la. 

O livro será publicado por financiamento coletivo no Catarse, com recompensas sensacionais para os apoiadores. Tem um jogo-desafio maravilhoso. Tudo porque a Monomito quer saber se você seria um bom detetive. 

A foto é a capa da obra feita pela Project Nine. Ela guarda uns segredos escondidinhos. Descubram.


O link para apoio

Acesse o link https://www.catarse.me/green para obter mais informações e apoiar a publicação do livro.

O Tomo Literário apoia esse projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages